Ligue-se a nós

CLDF

Comissão aprova projeto para prevenir “síndrome de burnout” entre servidores públicos

Publicado

no

A “síndrome de burnout” – também chamada de “síndrome do esgotamento profissional” – é tema do projeto de lei nº 2.587/2022, aprovado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa nesta quinta-feira (15)

Proposto pelo deputado Chico Vigilante (PT), o texto estabelece diretrizes para prevenir, diagnosticar e tratar o distúrbio entre os servidores públicos do Distrito Federal.

Entre as ações previstas no PL, estão a realização de campanhas educativas, a capacitação dos profissionais de saúde e a produção de dados sobre a ocorrência de “burnout”, de forma que seja possível prevenir, avaliar, diagnosticar e propor tratamento para os servidores acometidos.


“A síndrome de esgotamento profissional é um grande desafio na vida laboral”, aponta o autor do projeto. “As pessoas com essa síndrome desenvolvem sentimentos de desilusão e declínio da motivação, o que traz consequências negativas tanto para os trabalhadores como para as equipes de trabalho e para os resultados organizacionais”, completa Vigilante.


Participaram da reunião desta tarde os deputados Gabriel Magno (PT), Jorge Vianna (PSD), Thiago Manzoni (PL) e Dayse Amarilio (PSB).

Anúncio

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Agência CLDF

CLDF

Brigadistas voluntários de incêndios são homenageados em sessão solene nesta segunda (21)

Publicado

no

Por

Nesta quinta-feira (21), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageia os brigadistas voluntários de incêndios. A iniciativa do deputado Fábio Felix (Psol) prestigia a categoria pelo compromisso com a proteção da biodiversidade local e com a segurança da população, principalmente no controle das queimadas que assolaram o DF este ano.

Os brigadistas voluntários, por iniciativa própria e sem receber remuneração, são treinados e capacitados para atuar no combate a incêndios e em casos de primeiros socorros. Além disso, também realizam ações de educação ambiental e conservação.

Segundo Felix, a solenidade reforça a importância de debater a implementação de políticas públicas que garantam mais apoio, recursos e treinamento para os brigadistas voluntários, sendo fundamental para ampliar o combate aos incêndios e para a promoção de um ambiente mais seguro na cidade.

“Os brigadistas enfrentam condições adversas e perigosas, muitas vezes com recursos limitados, e sua coragem e resiliência em situações de extrema pressão são inspiradoras”, ressalta Felix. “Reconhecer suas contribuições é essencial para fortalecer a cultura de voluntariado, promover a educação ambiental e incentivar a participação ativa da comunidade na proteção dos recursos naturais”, frisa.


*Agência Brasília

Anúncio

Continuar Lendo

CLDF

CLDF celebra 30 anos do primeiro governo PT no DF nesta quinta (21)

Publicado

no

Por

Nesta quinta (21), a CLDF irá celebrar os 30 anos da eleição do 1º Governo do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal. O evento, acontece a pedido do deputado Gabriel Magno (PT) e também foi assinado pelos parlamentares de mesmo partido, Chico Vigilante e Ricardo Vale.

As eleições distritais em 1994 elegeram, em segundo turno, o primeiro governo PT na capital, comandado pelo ex-reitor da Universidade de Brasília, Cristovam Buarque e pela vice Arlete Sampaio, médica sanitarista que, em 2002, 2010 e 2018, foi eleita deputada distrital.


“Foi um período que deixou um legado de conquistas na educação, com a criação da Escola Candanga, e na saúde, com a implementação da REMA e o Programa Saúde em Casa. A gestão petista mostrou o compromisso com a inclusão social e com políticas que priorizam o bem-estar da população”, destaca Magno sobre a gestão 1995 – 1998.


A sessão solene deve contar com presenças importantes. Além de Cristovam e Arlete, devem estar presentes o ex-governador Agnelo Queiroz, a deputada federal Erika Kokay e o presidente do PT no DF, Jacy Afonso.

No total, o evento deve homenagear 100 pessoas que participaram dos governos petistas, entre secretários de governo, administradores regionais e profissionais das regionais de ensino do DF.

Anúncio

*Agência CLDF

Continuar Lendo

CLDF

Nota Oficial: Polícia Legislativa investiga ameaças feitas na internet à parlamentares e à CLDF

Publicado

no

Por

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) informa que apurará, com todo o rigor, a autoria das ameaças endereçadas à Casa e aos seus parlamentares, ocorridas durante a sessão ordinária transmitida pela TV Distrital nesta terça-feira (19/11). Os comentários, veiculados pela internet, já estão sob análise da Polícia Legislativa da Casa e, tão logo seus autores sejam identificados, serão alvo das medidas criminais e judiciais cabíveis.

A convivência democrática é uma das maiores conquistas da sociedade brasileira e não admite ameaças de qualquer tipo. A CLDF não aceitará ameaças nem à instituição nem aos parlamentares que a compõem, e reagirá a qualquer tentativa de intimidação aos trabalhos legislativos.

Brasília, 19 de novembro de 2024

Câmara Legislativa do Distrito Federal

Anúncio

Continuar Lendo

Mais vistas