Ligue-se a nós

Brasil

Echoenergia e Fiocruz firmam contrato para fornecimento de energia renovável

Publicado

no

A Echoenergia, plataforma de geração e comercialização do Grupo Equatorial, e a Fiocruz firmaram um contrato público para o fornecimento de energia renovável por meio do mercado livre de energia

Ao todo, dez unidades da Fundação, em cinco estados (Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Amazonas e Minas Gerais), mais o Distrito Federal, serão abastecidas com energia elétrica proveniente das usinas da Echoenergia.

A Fundação é o primeiro órgão público federal com um grande porte de consumo, devido aos seus diversos campi, a migrar para o mercado livre de energia. As principais vantagens desse projeto são a redução de custos em grande escala e, principalmente, alinhamento das ações da administração pública com compromissos socioambientais.


“Adotaremos energia 100% renovável, com fonte rastreável, em dez unidades da nossa instituição. Trata-se de um caminho irreversível na busca de uma matriz energética condizente com nossa preocupação com o meio ambiente. Além de promovermos uma gestão ambientalmente mais responsável, esta iniciativa proporcionará uma economia superior a 60 milhões de reais anuais, o que significa mais recursos para nossas atividades finalísticas”, destaca Mario Moreira, presidente da Fiocruz.


Além da economia gerada pelo fornecimento aproximado de 320 GWh de energia renovável até dezembro de 2025, 48 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixarão de ser emitidos por ano ao meio ambiente. “A Echoenergia está comprometida em levar energia econômica e renovável para empresas e instituições em todo o Brasil. Estamos muito honrados pela parceria com a Fiocruz. Trata-se de um cliente estratégico para o nosso portfólio, pela sua natureza institucional, e uma referência da mais alta importância em todo o país, quando o assunto é ciência em prol da saúde”, afirma Hélio Rafael, diretor de Vendas da Echoenergia.

Anúncio

A iniciativa se tornou uma estratégia planejada da instituição para economizar na fatura de energia elétrica dos seus campi, de maneira simples e sustentável. Além disso, o uso de energia renovável está alinhado diretamente aos compromissos institucionais da Fundação perante a sociedade e ao meio ambiente, aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 e do plano de logística sustentável do Governo Federal. O contrato inclui ainda a emissão de certificados I-RECs, que garantem a rastreabilidade renovável de todo o volume de energia consumido durante a vigência do contrato.


“É com grande satisfação que anunciamos a migração de nosso modelo de compra de energia para o mercado livre. Essa é uma iniciativa que reafirma o nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Este projeto é um marco inovador por diversas razões, mas principalmente na demonstração que a Administração Pública tem rompido paradigmas adotando soluções modernas e eficientes. Esta é uma nova era para a nossa instituição com energia 100% renovável, rastreável e com resultados econômicos expressivos. Temos uma potente expressão de uso racional do recurso público, onde a eficiência energética, a inovação e a responsabilidade ambiental caminham lado a lado. Superamos todos os desafios desse projeto com determinação e competência”, ressalta Ana Beatriz Alves Cuzzatti, coordenadora-geral de infraestrutura da Fiocruz.


A transição demonstra ainda o compromisso da Fundação com a inovação e a adaptação às mudanças do mercado. “Estamos entusiasmados com esse passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e eficiente em termos energéticos. Garantimos uma fonte de energia mais confiável e econômica para nossas operações, mas também reafirmando nosso compromisso com a redução das emissões de carbono e a proteção do meio ambiente”, ressalta o coordenador do projeto na Fiocruz, Bruno Amorim.

Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia é um ambiente que permite que clientes negociem diretamente a compra da sua energia com geradores e permaneçam com a distribuidora local, como prestadora do serviço de distribuição e entrega física da energia. Uma das principais vantagens é a redução de custos, que pode chegar até 40% da conta de energia elétrica além dos impactos diretos relacionados à sustentabilidade que cada vez mais é relevante para todas as empresas brasileiras.

Anúncio

Echoenergia

A Echoenergia é referência no desenvolvimento, na implementação e na operação de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Somando cerca de 1.8GW de capacidade operacional, a Echoenergia poderia levar energia para mais de 3.6 milhões de residências. Desde 2022, a empresa faz parte do Grupo Equatorial Energia, primeira multi-utilities do país, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecom, serviços e saneamento.

Sobre o Grupo Equatorial

O Grupo Equatorial Energia é uma empresa brasileira que se consolidou no cenário nacional como uma holding de empresas de alta performance e grandes resultados. A Equatorial Energia é hoje o 3º maior grupo de distribuição do país em número de clientes.

A companhia avançou na consolidação do setor de distribuição de energia no Brasil e, atualmente, atua em sete concessionárias, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás, atendendo cerca de 13 milh­ões de clientes nessas regiões, fazendo-se presente em 31% do território nacional, atendendo 15% do total de consumidores brasileiros e respondendo por 13% do mercado de distribuição de energia elétrica do país.

Anúncio

O Grupo Equatorial Energia também atua nos setores de Transmissão, Serviços, Telecom, Comercialização, Geração Distribuída e Saneamento, se tornando a primeira empresa multi-utilities do país, além de ter adquirido 100% das ações da Echoenergia S.A., iniciando capítulo no setor de Renováveis e tornando-se, efetivamente, um player de atuação integrada no segmento de energia.


Fato Novo com informações: Assessoria de imprensa da Echoenergia

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do “Bolsa Família” será paga junto à de dezembro

Publicado

no

Por

O ministério reitera o compromisso em trabalhar para o desenvolvimento social, promovendo a justiça e a equidade, e solicita à população que se una aos esforços do Governo Federal na luta contra a disseminação de fake news

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alerta os beneficiários do Bolsa Família sobre mentiras envolvendo o programa. Circula na internet conteúdo falso dizendo que em dezembro haverá dois pagamentos do benefício, sendo que um deles seria uma antecipação da parcela de janeiro.

O pagamento mensal segue o calendário divulgado no início de 2024, conforme ocorre a cada ano, já prevendo as datas dos repasses, e que não há pagamento antecipado referente a janeiro.

Para combater esse tipo de mensagem que prejudica o andamento da assistência oferecida, o ministério reafirma a importância de os cidadãos agirem contra a disseminação de informações falsas.

O MDS orienta que, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121, ou buscar informações no portal www.gov.br/mds e nas redes sociais do ministério.

Anúncio

O ministério reitera o compromisso em trabalhar para o desenvolvimento social, promovendo a justiça e a equidade, e solicita à população que se una aos esforços do Governo Federal na luta contra a disseminação de fake news, contribuindo para uma sociedade mais informada e consciente.

O MDS informa ainda que toma as providências cabíveis em lei para denunciar todos os envolvidos no ato irresponsável de propagação de informações falsas.


Assessoria de Comunicação – MDS

Anúncio
Continuar Lendo

Brasil

CAIXA inicia pagamento da parcela de novembro do programa Pé-de-Meia na próxima segunda-feira (25)

Publicado

no

Por

Valores podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem

A CAIXA inicia, na próxima segunda-feira (25), o pagamento do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal. A parcela de novembro será creditada em conta Poupança CAIXA Tem aberta automaticamente em nome dos estudantes e os valores poderão ser movimentados preferencialmente pelo aplicativo CAIXA Tem.

O pagamento será realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante.

Confira o calendário de pagamento:
Informações:

O estudante poderá consultar informações escolares, regras do Programa e status de pagamentos (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação.

Informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo CAIXA Tem.

Anúncio

Mais informações sobre o Programa podem ser consultadas no site do Ministério da Educação e no site do banco.

Atuação da CAIXA:

A CAIXA desempenha dois papéis no Programa. Enquanto agente operador do Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio (FIPEM), o banco é responsável pela gestão dos recursos. Além disso, como agente financeiro, é responsável pela abertura das contas e disponibilização dos incentivos aos estudantes indicados pelo Ministério da Educação, gestor do Programa.

Sobre o Pé-de-Meia:

Instituído pela Lei 14.818/2024, o Pé-de-Meia prevê pagamento do incentivo aos alunos do Ensino Médio Regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentarem frequência escolar adequada e que atendam às demais regras do Programa.

Além das parcelas mensais, haverá um bônus anual no valor de R$ 1.000, desde que o estudante seja aprovado no ano escolar.

Caso o estudante comprove a participação no Enem ao final do 3º ano, será concedido valor adicional, de R$ 200, pago em parcela única.

Anúncio

*Assessoria de Imprensa da CAIXA

Continuar Lendo

Brasil

CAIXA oferece crédito PcD com juros reduzidos

Publicado

no

Por

Modalidades subsidiadas fazem parte da linha de crédito do “Programa Viver sem Limite”, do Governo Federal

A CAIXA voltou a oferecer contratações do Crédito PcD nas modalidades que contam com equalização de juros do Governo Federal, conforme portaria do Ministério da Fazenda nº 1.782. As linhas têm taxas reduzidas e fazem parte do “Programa Viver sem Limite”, que dá acesso ao financiamento de diversos equipamentos e serviços destinados à melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, como cadeira de rodas, próteses e equipamentos auriculares.

As concessões do Crédito PcD CAIXA são reguladas pelo Ministério da Fazenda, que estabelece as condições para o financiamento. A equalização de taxa de juros significa pagamento, pelo Governo Federal, de parte da taxa de juros do financiamento, o que diminui o valor final da operação para o cliente.

Para contratar o crédito PcD CAIXA, os interessados devem comparecer à uma agência do banco com o documento de identidade, CPF, comprovante de endereço atualizado, comprovante de renda e recomendação de profissional da saúde com a correta identificação dos itens financiados (laudo médico, prescrição médica ou receituário), se for o caso, e nota fiscal com a correta identificação dos itens financiados.

Crédito PcD CAIXA:

Na CAIXA, a operação é realizada por meio de 3 modalidades, sendo que as operações 1 e 2 têm seus juros equalizados:

Anúncio
  • Modalidade 1: clientes com renda mensal acima de 5 (cinco) salários-mínimos e até 10 (dez) salários-mínimos, com taxa de juro de 7,5% a.a.
  • Modalidade 2: clientes com renda mensal de até 5 (cinco) salários-mínimos, com taxa de 6% a.a.
  • Modalidade 3: clientes sem limites de renda, têm taxa a partir de 1,69% a.m.

Mais informações podem ser consultadas na página CAIXA.


*Assessoria de Imprensa da CAIXA

 

Continuar Lendo

Mais vistas