No dia 20 de março, Brasília reafirma sua vocação como polo de inovação social ao sediar o 2º Congresso da Felicidade. O evento, que acontece no Museu Nacional da República, celebra o Dia Internacional da Felicidade da ONU e busca consolidar o movimento "Brasília Capital da Felicidade", integrando ciência, educação e gestão pública em torno do bem-estar humano.
Realizado pelo IPCB, o congresso contará com a participação especial de Lhatu, diretor executivo do Centro de Felicidade Interna Bruta (FIB) do Butão. Lhatu é uma das principais lideranças globais na difusão de modelos de desenvolvimento que priorizam o bem-estar das pessoas em vez de apenas indicadores econômicos tradicionais.
Um dos momentos mais aguardados desta edição será a divulgação da pesquisa "Felicidade no Distrito Federal: fatores associados e implicações para políticas públicas", conduzida pelo IPEDF. O estudo utiliza metodologias inspiradas na experiência do Butão, após missões de estudo lideradas pela professora e consultora Cosete Ramos.
"Brasília sempre foi a capital da esperança; hoje dizemos que é a capital da felicidade", afirma Cosete, destacando que a pauta já foi abraçada por escolas, empresários e pelo governo local. O evento também apresentará reflexões de crianças da rede de ensino sobre o que seria uma "escola da felicidade".
O congresso reunirá especialistas e gestores para debater como transformar a felicidade em um eixo estratégico das políticas públicas contemporâneas. Ao final do encontro, os participantes receberão um certificado.
Data: 20 de março de 2026
Horário: Das 9h às 18h
Local: Museu Nacional da República
Entrada: Gratuita (necessário inscrição prévia)
Inscrições: felicidade.inscreva.online
O movimento reforça que o desenvolvimento de uma cidade deve colocar a qualidade de vida e o sentimento de pertencimento dos cidadãos no centro de todas as decisões.
Congresso da Felicidade Brasília 2026, Felicidade Interna Bruta Butão, IPEDF pesquisa felicidade.