Sexta, 26 de Junho de 2026
15°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Alunos celebram o Dia do Merendeiro Escolar com mensagens de carinho e agradecimento 

Alunos celebram o Dia do Merendeiro Escolar com mensagens de carinho e agradecimento 

Redação
Por: Redação
30/10/2025 às 22h05 Atualizada em 31/10/2025 às 01h05
Alunos celebram o Dia do Merendeiro Escolar com mensagens de carinho e agradecimento 
Foto: Reprodução
Celebrada nesta quinta-feira (30), data valoriza profissionais que alimentam estudantes da rede pública

Nesta quinta-feira (30), é celebrado o Dia do Merendeiro Escolar, data dedicada a valorizar os profissionais que garantem a alimentação diária de milhares de estudantes da rede pública. A cozinheira Rosângela Maria Bezerra é uma das 2.600 profissionais contratadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) para atuar nas cozinhas das escolas, onde são servidas, diariamente, mais de 500 mil refeições nutritivas e seguras aos alunos. 

A merendeira celebrou seus 17 anos de profissão, seguindo o legado da mãe, e o prazer de trabalhar com alimentação escolar. “Minha mãe era cozinheira, e eu segui os passos dela. Cada prato que preparo é uma forma de lembrar dos momentos em que cozinhamos juntas. Tenho muito orgulho de ser merendeira. Se eu tiver outra vida, quero seguir nessa profissão de novo”, contou.

O carinho dos cozinheiros das escolas é reconhecido pelos alunos. Victor Eduardo Oliveira, 18 anos, do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará, elogiou o trabalho feito com dedicação. “Sempre gostei de cozinhar. Neste ano, fiquei em segundo lugar no MasterChef da escola, foi maravilhoso. Ser merendeiro deve ser muito legal, porque não parece um trabalho, e sim algo que se faz por amor”, disse.

Com 17 anos de profissão, a merendeira Rosângela Maria segue o legado da mãe na cozinha | Fotos: André Amendoeira/SEEDF

Bicampeã do MasterChef escolar, Luíza Lima Lélis, 17, falou da importância da alimentação escolar. “É essencial o que eles fazem. Muitas pessoas não têm refeição saudável em casa, e aqui o cardápio é variado e nutritivo”, afirmou a aluna do CEM 01 do Guará.

Merendeiro com orgulho

Osmar Ribeiro Campos falou sobre sua paixão pela cozinha, iniciada ainda na infância. “Cozinho desde os 12 anos. Cozinhar não é coisa de mulher; é lugar de todo mundo, inclusive dos homens”, afirmou. Sua comida afetiva é o ensopado de acém com batata, cenoura e milho. “Eu me lembro da minha mãe e do tempo em que comecei a cozinhar”, disse.

O cozinheiro é um dos 17 participantes do concurso Sabor de Escola, seletiva CRE Guará. Ele preparou um cozido de acém em cubos e estava confiante com o prato. “É simples, mas reflete minha infância. Comida é isso: precisa despertar algo além do sabor e da aparência, um sentimento bom”, concluiu.

O chefe Osmar Ribeiro cozinha desde os 12 anos e gosta de pratos que remetem a sua infância

Homenagem

Os alunos Miguel Fernandes Albuquerque, seis anos, e Nátila Jandira Nunes, seis, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02 da Estrutural, também deixaram mensagens de carinho para a tia Ivone, cozinheira da escola. “Eu gosto da galinhada que a tia Ivone faz; é a melhor!”, disse Miguel. “A comida da tia é muito gostosa e especial”, lembrou Nátila.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
18°
Tempo nublado
Mín. 15° Máx. 24°
17° Sensação
3.01 km/h Vento
55% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h50 Pôr do sol
Sábado
25° 15°
Domingo
25° 15°
Segunda
25° 15°
Terça
26° 15°
Quarta
26° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,086,48 +0,24%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias