A dupla concorre na categoria “Melhor Álbum de Música Global” com seu disco gravado em conjunto. A indicação, anunciada pela Academia de Gravação dos EUA, reforça a tradição brasileira na maior premiação da música mundial
Os ícones da música brasileira
Caetano Veloso e
Maria Bethânia foram indicados ao
Grammy 2026 na categoria
Melhor Álbum de Música Global. A indicação é referente ao disco gravado ao vivo em conjunto pela dupla. A lista de indicados foi anunciada nesta sexta-feira (7) pela Academia de Gravação dos Estados Unidos. A cerimônia do Grammy, que totalizará 95 categorias, será realizada em
1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles.
? Concorrência Forte na Categoria Global
Caetano e Bethânia enfrentarão nomes de peso da cena internacional, destacando a diversidade da categoria:
- O rapper nigeriano Burna Boy
- O cantor indiano Siddhant Bhatia
- O senegalês Youssou N'Dour
- A banda de jazz Shakti
- A britânica Anoushka Shankar, em colaboração com Alam Khan e Sarathy Korwar
?? Tradição Brasileira no Grammy
A indicação da dupla mantém a tradição do Brasil de destaque na premiação internacional. No ano passado, artistas como Milton Nascimento e Anitta também estiveram entre os indicados. O auge histórico da participação brasileira no Grammy ocorreu em
1965, quando o álbum
Getz/Gilberto, com
João Gilberto e Stan Getz, venceu o prêmio de Álbum do Ano, e a música
The Girl from Ipanema, com
Astrud Gilberto e Stan Getz, levou o troféu de Gravação do Ano. Desde então, o prestígio da música brasileira foi consolidado por vitórias e indicações de artistas como Tom Jobim, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Com informações: Revista Fórum