Sábado, 27 de Junho de 2026
15°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

GDF lança programa para combater evasão escolar e estimular aprendizado entre jovens

GDF lança programa para combater evasão escolar e estimular aprendizado entre jovens

Redação
Por: Redação
09/04/2025 às 23h11 Atualizada em 10/04/2025 às 02h11
GDF lança programa para combater evasão escolar e estimular aprendizado entre jovens
Foto: Reprodução
Alunos participantes do Incentiva DF, com idades entre 15 e 18 anos incompletos, irão receber R$ 200 mensais do governo pelo período de 12 meses O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quarta-feira (9), o programa Incentiva DF, que busca combater a evasão escolar, incentivando o desenvolvimento da autonomia social dos jovens, além de estimular projetos de vida e fortalecer a convivência familiar e comunitária. Como incentivo, os participantes do projeto ainda recebem uma bolsa social, no valor de R$ 200 mensais. Presente na inauguração do programa, o governador Ibaneis Rocha destacou que o Incentiva DF é mais uma iniciativa deste governo para transformar a vida dos jovens da capital do país. “É uma pauta muito importante para todos nós, porque somente através do incentivo à juventude e dos estudos é que a gente consegue dar realmente uma transformação tanto para os jovens quanto para suas famílias”, disse. Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a evasão escolar como um dos desafios enfrentados pelas políticas educacionais. “Um dos maiores problemas que nós vivemos na educação hoje é a questão da evasão escolar, e isso tem que ser combatido exatamente com o incentivo – é o que busca esse programa”, defendeu. “Não são apenas R$ 200 por mês. Isso pode parecer pouco, mas esse valor dá para suprir a necessidade de um transporte, alguma complementação da renda, fazendo com que esses jovens convivam cada vez mais nesse centro de convivência, para que a gente possa ter, no futuro, crianças e adolescentes dizendo que conseguiram vencer na vida por conta de um programa que foi instalado dentro do Governo do Distrito Federal”, prosseguiu Ibaneis Rocha.

Governo trabalha para ampliar para 2 mil pessoas o público-alvo e para 24 meses a duração da iniciativa no segundo semestre deste ano

A primeira-dama Mayara Noronha Rocha destacou a importância de investir nos jovens. “O Incentiva DF nasce para investir nos sonhos da juventude, porque tudo acontece na adolescência. É ali que estão a energia, a força de vontade e o que move a nossa vida: os sonhos”, afirmou. Ampliação Nesta primeira fase, o Incentiva DF atenderá 650 participantes, contemplando jovens com idades entre 15 e 18 anos incompletos, inscritos no Cadastro Único, por um período de 12 meses. O governo trabalha para ampliar para 2 mil pessoas o público-alvo e para 24 meses a duração da iniciativa, no segundo semestre deste ano. Para receber o incentivo será preciso atender aos critérios de permanência, como frequência e participação nas atividades. “O Incentiva DF vem para mostrar outros horizontes para os nossos jovens. É uma forma de diversificar o leque de oportunidades que eles podem ter, permitindo que sonhem alto e tenham mais chances de se tornarem adultos com mais possibilidades”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
18°
Tempo nublado
Mín. 15° Máx. 24°
17° Sensação
2.94 km/h Vento
57% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h50 Pôr do sol
Domingo
25° 15°
Segunda
25° 15°
Terça
26° 15°
Quarta
26° 15°
Quinta
° °
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,812,11 +0,77%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias