
O Brasil brilhou na 68ª edição do Grammy Awards. Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram na categoria Melhor Álbum de Música Global com o projeto "Caetano e Bethânia Ao Vivo". O prêmio é o reconhecimento máximo para a turnê que parou o país em 2024 e 2025, reunindo clássicos e novas interpretações nas vozes dos filhos de Dona Canô.
Embora sejam ícones absolutos no Brasil, a premiação deste domingo trouxe marcos diferentes para cada um dos irmãos:
Maria Bethânia: Este é o primeiro Grammy internacional de sua carreira, uma consagração que coroa décadas de entrega à música e à poesia brasileira.
Caetano Veloso: O artista baiano chega à sua terceira vitória (de seis indicações). Ele já havia vencido com os álbuns Livro (1998) e João Voz e Violão (2000).
O disco é um registro fiel da energia dos shows que lotaram arenas por todo o Brasil. Entre os destaques que conquistaram os jurados americanos estão:
Clássicos como "Reconvexo" e "Vaca Profana";
A releitura emocionante de "Fé" (sucesso da cantora Iza), que ganhou novos matizes nas vozes da dupla;
A produção impecável que equilibra a sofisticação da MPB com a força popular das canções.
“Que alegria em vencermos o Grammy de ‘Melhor Álbum Internacional’ juntos! O nosso muito obrigado a todos que ouviram o disco, foram aos shows e compartilharam desta história conosco!”, celebraram os artistas nas redes sociais.
Com informações: Agência Brasil / Recording Academy