Sábado, 27 de Junho de 2026
14°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia para 2026

Portaria nº 169/2026 adapta o programa aos diferentes cronogramas das redes de ensino; pagamentos referentes ao Enem e conclusão de 2025 ocorrem entre 26/2 e 5/3

Redação
Por: Redação Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência
21/02/2026 às 18h00
MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia para 2026

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira (19) a Portaria nº 169/2026, estabelecendo as regras e o cronograma do programa Pé-de-Meia para o ano letivo de 2026. A principal novidade é a adaptação do calendário de pagamentos às diversas realidades das redes de ensino estaduais e municipais, garantindo que nenhum estudante seja prejudicado por variações nos calendários escolares locais.

O programa funciona como uma poupança financeira para estudantes do ensino médio público inscritos no CadÚnico, visando reduzir a evasão escolar. Para 2026, foram estabelecidas 15 janelas de transmissão de dados para que as secretarias de educação comprovem a frequência dos alunos com maior precisão.

Cronograma de Pagamentos 2026

Os pagamentos seguem a lógica de incentivo por matrícula, frequência e conclusão. Confira os principais períodos:

Mês de Referência (Dados) Período de Pagamento Observações
Janeiro 2026 23 a 30 de março Parcela de Matrícula + Frequência
Maio/Junho 2026 24 a 31 de agosto Parcela de Conclusão (EJA 1º Semestre)
Outubro 2026 21 a 28 de dezembro Incentivo Mensal
Dezembro 2026 22/02 a 01/03/2027 Parcela Aprovação + Extra Enem

O valor das parcelas permanece em R$ 200 por frequência mensal (até nove parcelas para o ensino regular e até quatro para EJA), além do bônus de R$ 1.000 por aprovação anual e R$ 200 pela participação nos dois dias do Enem.

Regras de Elegibilidade e CadÚnico

A data-base para verificação de elegibilidade em 2026 será 7 de agosto. Estudantes cujas famílias estiverem no CadÚnico até essa data, com renda de até meio salário mínimo por pessoa, serão incluídos automaticamente.

Outro ponto importante da nova portaria refere-se ao prazo de matrícula:

  • Para receber o incentivo de matrícula, o aluno deve se inscrever em até dois meses após o início das aulas.

  • Caso perca esse prazo, o estudante ainda poderá receber as parcelas de frequência e aprovação, desde que sua matrícula seja regularizada posteriormente.

Pagamentos de Conclusão de 2025

Os estudantes que concluíram o ensino médio ou participaram do Enem em 2025 devem ficar atentos. Entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março de 2026, o governo liberará os pagamentos residuais:

  • R$ 1.000 para quem foi aprovado e concluiu o ano letivo de 2025.

  • R$ 200 adicionais para os concluintes que realizaram os dois dias do Enem 2025.

O benefício busca não apenas manter o jovem na escola, mas estimular a continuidade dos estudos no ensino superior. "O Pé-de-Meia é uma ferramenta de mobilidade social e democratização do acesso à educação", reforça a nota do Governo Federal.


 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
23°
Parcialmente nublado
Mín. 14° Máx. 25°
23° Sensação
4.97 km/h Vento
49% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h50 Pôr do sol
Domingo
24° 14°
Segunda
25° 14°
Terça
26° 15°
Quarta
27° 15°
Quinta
27° 17°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 332,547,88 +1,61%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias