
O Pavilhão do Parque da Cidade foi palco de uma celebração emocionante neste domingo (22). Cerca de 1,5 mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal celebraram a conclusão do programa Técnico no Ensino Médio, uma iniciativa estratégica do Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Senac-DF.
O programa, iniciado em 2023, permite que o aluno curse o ensino regular em um turno e a formação técnica no outro. Na prática, esses jovens agora possuem dupla certificação: o diploma da educação básica e uma qualificação profissional pronta para o mercado.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou o impacto direto da iniciativa na vida dos formandos. "O aluno já sai com uma profissão técnica. É a realização de um sonho ver nossos estudantes prontos para ingressar no mercado com formação especializada", afirmou.
As áreas de formação são diversas e atendem às demandas reais da economia local:
Gestão e Negócios: Administração, Recursos Humanos, Contabilidade e Secretariado.
Saúde e Bem-estar: Análises Clínicas, Nutrição e Dietética, Hemoterapia.
Tecnologia e Design: Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais e Design de Interiores.
Serviços: Gastronomia e Eventos.
Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, o diploma representa "maior renda e mais chances de inserção imediata", suprindo a necessidade de mão de obra qualificada em Brasília.
A boa notícia para quem ainda está no ensino médio é que o programa vai crescer. Graças a parcerias com a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e o aporte de emendas parlamentares, o número de vagas saltou de 1,5 mil para 4 mil já para o próximo ciclo, que começa nesta segunda-feira (23).
A meta do GDF é ainda mais ambiciosa: alcançar 10 mil alunos beneficiados. Para jovens como Gustavo Costa (17 anos) e Rebeca Karoline (18 anos), que se formaram nesta primeira turma, a oportunidade foi um divisor de águas que trouxe segurança e uma nova visão de futuro.