Domingo, 28 de Junho de 2026
14°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Formatura histórica: 1,5 mil jovens do DF recebem diploma técnico em parceria com Senac

Primeira turma do programa concluiu ciclo neste domingo (22); GDF anuncia ampliação para 4 mil vagas com apoio de emendas da Câmara Legislativa.

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasília, Secretaria de Educação e Redação Fato Novo
23/02/2026 às 08h54
Formatura histórica: 1,5 mil jovens do DF recebem diploma técnico em parceria com Senac

Um marco para a educação pública do DF

O Pavilhão do Parque da Cidade foi palco de uma celebração emocionante neste domingo (22). Cerca de 1,5 mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal celebraram a conclusão do programa Técnico no Ensino Médio, uma iniciativa estratégica do Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Senac-DF.

O programa, iniciado em 2023, permite que o aluno curse o ensino regular em um turno e a formação técnica no outro. Na prática, esses jovens agora possuem dupla certificação: o diploma da educação básica e uma qualificação profissional pronta para o mercado.

Portas abertas para o mercado de trabalho

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou o impacto direto da iniciativa na vida dos formandos. "O aluno já sai com uma profissão técnica. É a realização de um sonho ver nossos estudantes prontos para ingressar no mercado com formação especializada", afirmou.

As áreas de formação são diversas e atendem às demandas reais da economia local:

  • Gestão e Negócios: Administração, Recursos Humanos, Contabilidade e Secretariado.

  • Saúde e Bem-estar: Análises Clínicas, Nutrição e Dietética, Hemoterapia.

  • Tecnologia e Design: Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais e Design de Interiores.

  • Serviços: Gastronomia e Eventos.

Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, o diploma representa "maior renda e mais chances de inserção imediata", suprindo a necessidade de mão de obra qualificada em Brasília.

Expansão recorde: De 1,5 mil para 4 mil vagas

A boa notícia para quem ainda está no ensino médio é que o programa vai crescer. Graças a parcerias com a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e o aporte de emendas parlamentares, o número de vagas saltou de 1,5 mil para 4 mil já para o próximo ciclo, que começa nesta segunda-feira (23).

A meta do GDF é ainda mais ambiciosa: alcançar 10 mil alunos beneficiados. Para jovens como Gustavo Costa (17 anos) e Rebeca Karoline (18 anos), que se formaram nesta primeira turma, a oportunidade foi um divisor de águas que trouxe segurança e uma nova visão de futuro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
22°
Parcialmente nublado
Mín. 14° Máx. 24°
22° Sensação
4.85 km/h Vento
53% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h39 Nascer do sol
17h50 Pôr do sol
Segunda
25° 15°
Terça
26° 14°
Quarta
27° 15°
Quinta
27° 16°
Sexta
27° 16°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,627,86 +0,41%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias