
O Governo do Distrito Federal (GDF) inicia, às 9h desta terça-feira (24), uma ampla operação de acolhimento e assistência social voltada a pessoas em situação de rua no Plano Piloto. A iniciativa, coordenada pela Casa Civil, percorrerá 17 endereços estratégicos nas asas Sul e Norte para oferecer uma saída digna da ocupação irregular de espaços públicos.
A ação é o resultado de um mapeamento prévio realizado ao longo da última semana e envolve quase 20 órgãos do governo, incluindo as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Segurança Pública.
Diferente de uma simples ação de remoção, a força-tarefa foca na oferta de direitos e oportunidades. Entre os principais benefícios disponíveis para os ocupantes estão:
Auxílio Financeiro: Oferta de um benefício excepcional de R$ 600 para quem não possui condições de arcar com aluguel.
Habitação e Abrigo: Cadastro imediato em programas habitacionais da Codhab e oferta de vagas em unidades de acolhimento (abrigos).
Trabalho e Renda: Inscrições em programas de qualificação, como o RenovaDF, para reinserção no mercado de trabalho.
Saúde e Cidadania: Atendimentos médicos, vacinação, emissão de documentos e orientações sobre cuidados com animais domésticos.
Após o atendimento social e a oferta dos serviços, a secretaria DF Legal realizará o desmonte das estruturas. O governo disponibilizará transporte para levar os pertences dos cidadãos ao local regular indicado por eles. Caso a pessoa não tenha para onde levar seus objetos, eles serão encaminhados ao depósito da pasta no SIA, onde poderão ser retirados em até 60 dias sem custos.
A operação se concentrará em áreas críticas de ocupação, como as entrequadras da Asa Norte (716, 315/316, 115), proximidades de escolas nas quadras 900 Norte, o Setor Comercial Sul, o subsolo da Torre de TV e extensões das vias W4 e W5 Sul.
O objetivo central, segundo o GDF, é reduzir a vulnerabilidade social e garantir que o uso do espaço público seja compatível com a segurança e o bem-estar de toda a população brasiliense.