
O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações e da Anatel, deu um passo decisivo para modernizar a radiodifusão e a telefonia no país. Foi anunciado um investimento de R$ 40 milhões destinado a ampliar a cobertura de sinal e acelerar a chegada da nova geração de televisão aberta.
Além dos recursos, a Anatel prorrogou o prazo para a conclusão desses projetos até 31 de dezembro de 2027. A medida visa garantir que regiões com menor cobertura recebam a infraestrutura necessária para integrar a população à era digital.
A verba será dividida em três frentes principais coordenadas pelo Gired (órgão que supervisiona a digitalização dos canais no Brasil):
R$ 20 milhões (Telefonia Móvel): Instalação de novas antenas para expandir o sinal de celular em áreas desassistidas.
R$ 15 milhões (Manutenção): Garantir o funcionamento das estações retransmissoras de TV Digital que já operam pelo país.
R$ 5 milhões (Inovação): Desenvolvimento de aplicações para a TV 3.0 em emissoras públicas.
A TV 3.0 é a grande promessa para a comunicação aberta brasileira. Ela não trará apenas imagem em Ultra Definição (4K/8K) e som imersivo, mas também uma integração profunda com a internet.
Com a nova tecnologia, a experiência de assistir televisão será personalizada e interativa, semelhante ao uso de aplicativos de streaming, mas de forma gratuita pelo sinal aberto. O investimento atual foca na instalação de estações experimentais para canais públicos, como a EBC e a Rede Legislativa (TV Câmara e Senado), servindo de modelo para a implementação nacional.
TV 3.0 / Anatel / Ministério das Comunicações / TV Digital / Inclusão Digital / Telefonia Móvel / Gired / Tecnologia / Radiodifusão / Brasil 2026