A esta altura do campeonato, já podemos afirmar que o filme “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e protagonizado por Wagner Moura, é um dos mais esperados do ano.
“O Agente Secreto” fez sua estreia no Festival de Cannes, saindo de lá ovacionado e o mais premiado entre todos os concorrentes: a produção brasileira conquistou os prêmios de Melhor Atuação Masculina para Wagner Moura, e Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho.
Agora, o público brasileiro já pode se programar para prestigiar “O Agente Secreto” nos cinemas. O novo filme de Kleber Mendonça Filho já tem data para estrear em solo nacional: segundo o jornalista Flávio Costa, a produção chega às telas no dia 6 de novembro.
“Cinema do Brasil não deve nada a ninguém”: Lula celebra sucesso de “O Agente Secreto” em Cannes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou neste sábado (24) o reconhecimento internacional do cinema brasileiro no Festival de Cannes, após as vitórias de Wagner Moura como melhor ator e de Kleber Mendonça Filho como melhor diretor pelo filme “O Agente Secreto”. Trata-se da primeira vez que um ator brasileiro conquista o prêmio de interpretação masculina no tradicional festival francês.
“Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. De comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo”, escreveu Lula em uma rede social. Para o presidente, o sucesso da produção comprova que “o cinema de nosso país não deve nada para ninguém”, escreveu Lula em seus perfis nas redes sociais.
O filme premiado, ambientado na década de 1970, narra a história de um professor universitário que retorna a Recife para reencontrar o filho caçula, enfrentando os perigos da repressão da ditadura militar. A produção contou com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também destacou o feito como símbolo do atual momento do audiovisual nacional. “Vivemos um momento vibrante do audiovisual brasileiro. O Agente Secreto é, merecidamente, reconhecido por sua direção e interpretação. E revela o potencial de nossas produções e de nossa cultura”, declarou.
Kleber Mendonça, ao receber o prêmio, ressaltou a importância da exibição em salas de cinema. “Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme”, disse.
A estreia do longa no festival, no último dia 18, emocionou o público: foram 13 minutos de aplausos. A sessão contou com a presença de autoridades brasileiras, como a ministra da Cultura e a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Além dos prêmios oficiais de direção e atuação, O Agente Secreto também recebeu o prêmio da crítica da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci), concedido de forma paralela às honrarias oficiais do festival.
Brasil homenageado
Em 2025, o Brasil foi o país de honra do Marché du Film, segmento do Festival de Cannes dedicado ao mercado internacional de cinema. A homenagem envolveu uma série de eventos, estreias e debates que ampliaram a visibilidade da produção cinematográfica brasileira na França e no mundo.
Confira os principais premiados do Festival de Cannes 2025:
- Melhor ator: Wagner Moura, por O Agente Secreto
- Melhor diretor: Kleber Mendonça Filho, por O Agente Secreto
- Palma de Ouro: A Simple Accident, de Jafar Panahi
- Grand Prix: Sentimental Value, de Joachim Trier
- Prêmio Especial do Júri: Ressurreição, de Bi Gan
- Câmera de Ouro: O Bolo do Presidente, de Hasan Hadi
- Prêmio do Júri: Sound of Falling, de Mascha Schilinski
- Melhor Roteiro: Jean-Pierre e Luc Dardenne, por Young Mothers
- Melhor atriz: Nadia Melliti, por The Little Sister