Brasil
Ausência de saneamento resulta em mais internações de crianças e idosos no Brasil

Segundo estudo do Trata Brasil, 43,5% das internações por doenças ligadas à falta de saneamento atingem crianças até 4 anos e idosos acima de 60
Com mais de 32 milhões de brasileiros sem acesso à água potável e cerca de 90 milhões sem coleta de esgoto, a ausência de saneamento básico traz graves consequências para a saúde da população, impactando o presente e o futuro do país.
As Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) afetam principalmente crianças e idosos no Brasil, conforme aponta estudo do Instituto Trata Brasil. Em 2024, das 344 mil internações registradas no país por essas doenças, 70 mil ocorreram entre crianças de 0 a 4 anos, representando 20% do total de casos. Entre idosos acima de 60 anos, a situação é igualmente preocupante, com 80,9 mil internações, correspondendo a 23,5% do total. Juntos, esses dois grupos etários mais vulneráveis somam 43,5% de todas as internações por DRSAI.
A taxa de incidência de DRSAI em 2024 foi particularmente alta entre crianças de 0 a 4 anos: 53,777 casos por 10 mil habitantes. Esta taxa tende a diminuir com a idade: 23,149 casos por 10 mil para crianças de 5 a 9 anos e 12,563 casos por 10 mil para adolescentes de 10 a 19 anos. Entretanto, a taxa volta a subir na terceira idade, atingindo 23,664 casos por 10 mil idosos acima de 60 anos.
Entre as cinco regiões, no Nordeste ocorreram 26,1 mil internações de crianças de até 4 anos, o maior número entre todas as regiões. O Sudeste também apresentou números elevados: 16,2 mil internações de crianças de até 4 anos e 33,3 mil de idosos. No Nordeste, foram 16,9 mil internações de idosos.
Para melhorar a expectativa e qualidade de vida das populações mais vulneráveis, a universalização do saneamento básico deve ocorrer em um ritmo muito mais acelerado do que o atual. O acesso a serviços de água e esgoto é fundamental para o desenvolvimento integral da sociedade: permite que jovens possam desenvolver plenamente seu potencial durante o período escolar e em suas futuras carreiras profissionais, além de garantir mais qualidade de vida e bem-estar na terceira idade.
*comunicacao@tratabrasil.org.br
-
Mundo2 dias atrás
Potência do BRICS: Índia pode ultrapassar os EUA e se tornar 2ª maior economia até 2038
-
Distrito Federal6 dias atrás
Motorista que atirou em ciclista pelas costas é condenado a 20 anos de prisão
-
Brasil6 dias atrás
Quase um terço dos brasileiros vive sob regras do crime organizado, aponta estudo
-
Mundo6 dias atrás
China confirma presença de Putin e Modi na cúpula da OCS em Tianjin
-
Nerd5 dias atrás
Oeste Noroeste: Filme retorna ao catálogo da ‘Filmicca’
-
Saúde4 dias atrás
Dor nas costas pode ser sinal de crise renal: urologista explica como identificar
-
Nerd5 dias atrás
Fukuiraptor: Tokusatsu de dinossauro estreia no cinema japonês em 2026
-
Brasil5 dias atrás
Quaest: 55% dos brasileiros são a favor da prisão domiciliar de Bolsonaro
Pingback: Ausência de saneamento resulta em mais internações de crianças e idosos no Brasil – Fato Novo – Jornal Advogado – Em Mato Grosso