Conecte-se conosco

Distrito Federal

Unidades básicas de saúde são premiadas por acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família

Publicado

em

Reconhecimento busca motivar servidores e gestores a continuarem trabalhando para garantir o acesso dos usuários à saúde

As unidades básicas de saúde (UBSs) que integram a Região de Saúde Sudoeste foram reconhecidas, nessa terça-feira (15), pelo trabalho realizado no acompanhamento das condicionalidades em saúde do programa Bolsa Família. Durante o segundo semestre de 2024, as equipes se mobilizaram na busca ativa e nos acompanhamentos, o que resultou em um aumento expressivo da cobertura na região, que alcançou 79,86%.

A expansão da Região de Saúde Sudoeste — que abrange Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires e Água Quente — trouxe uma alta concentração de beneficiários, exigindo maior esforço e dedicação dos profissionais, segundo a gerente de Áreas Programáticas da região, Fernanda Lucena.

“O reconhecimento estimula e motiva os servidores e gestores a continuarem trabalhando para ampliar o acesso dos beneficiários, integrando-os cada vez mais aos serviços de saúde”, afirmou a gerente.

Supervisor da UBS 6 de Samambaia, Diogo Lins comemorou o reconhecimento pelo resultado conquistado pela unidade, que atingiu 99,8% de cobertura dos beneficiários: “É muito gratificante, depois do esforço de toda a equipe. Nós quase chegamos a 100%, número que continua a ser nossa meta neste semestre”.

Para alcançar esse resultado, a equipe da Atenção Primária da Região Sudoeste promoveu um trabalho de conscientização entre os servidores sobre o programa Bolsa Família e a importância do atendimento aos beneficiários.

“Não foi uma missão fácil, e esse evento é uma forma de reconhecer a dedicação desses profissionais para chegarmos a esse indicador”, destacou a diretora  de Atenção Primária à Saúde da região, Raissa Nascimento Real.

Como um todo, o Distrito Federal alcançou, no segundo semestre de 2024, mais de 282 mil pessoas, o que representa 85,52% dos beneficiários — um índice acima da média nacional (80,3%) e o quarto melhor resultado do país.

Requisito para receber o benefício do Bolsa Família, acompanhamento das condicionalidades é voltado a gestantes, mulheres entre 14 a 44 anos e crianças menores de 7 anos

Anúncio

Condicionalidades

O acompanhamento das condicionalidades é voltado para gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos. Na área da saúde, as equipes verificam o pré-natal das gestantes, a atualização da caderneta de vacinação e o estado nutricional das crianças.

Cumprir esse acompanhamento, comparecendo às consultas, é requisito fundamental para continuar recebendo o benefício do Bolsa Família. No entanto, o objetivo vai além: promover a melhoria da qualidade de vida e contribuir para a inclusão social.

“O programa é muito mais do que uma transferência de renda — ele abre portas para os serviços de saúde. Motivar as equipes a realizar esse trabalho é ampliar o bem-estar de milhares de famílias”, avaliou a apoiadora técnica e enfermeira Camila Botelho, da UBS 2 de Taguatinga.


*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Fonte: Agência Brasília

Anúncio

Distrito Federal

Chico Vigilante e Ricardo Vale rebatem informações inverídicas sobre a PLOA 2026

Publicado

em

Por

Os deputados distritais Chico Vigilante e Ricardo Vale (PT) vieram a público, nesta quinta-feira (11), para desmentir informações de que teriam votado pela retirada de recursos das pastas de Educação e Saúde na aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2026 do Distrito Federal. Os parlamentares afirmaram que os investimentos nessas áreas foram, na verdade, ampliados.

Os deputados petistas reforçaram que os investimentos totais destinados à Educação e Saúde no orçamento de 2026 somam R$ 13,9 bilhões, o que representa 31,91% do orçamento de competência do DF, um percentual superior ao de 2025.

Aumento de Dotações e Compromisso com Servidores 📈

Chico Vigilante e Ricardo Vale enfatizaram que houve um aumento nominal de quase 10% nas dotações orçamentárias das duas secretarias, um valor que, segundo eles, supera a inflação do período.

  • Falso Notícia: Os parlamentares classificaram como “inverídica a afirmação de que ‘foram retirados’ recursos” e como “falso dizer que aprovar o orçamento é ser contra o servidor público”.

  • Aumento para Pessoal: O valor destinado ao pagamento de pessoal terá um aumento significativo de 23,18%. Os deputados ressaltaram que a Lei Orçamentária Anual (LOA) assegura o terreno para futuras discussões salariais nos canais próprios.

  • Fundo Constitucional: Eles também celebraram o crescimento de 74,15% no Fundo Constitucional desde 2022, um recurso vital para o Distrito Federal.

Os deputados reafirmaram sua trajetória na defesa dos servidores e das políticas sociais, justificando o voto favorável ao orçamento como um ato de “política com responsabilidade” em benefício dos trabalhadores do serviço público.


Com informações: Deputados Distritais Chico Vigilante e Ricardo Vale (PT)

Anúncio

Continue lendo

Distrito Federal

MPDFT e Secretaria de Saúde unem forças para fortalecer vacinação e vigilância contra dengue no Distrito Federal

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) iniciaram a temporada de enfrentamento às arboviroses (dengue, chikungunya e zika) com um encontro estratégico focado em transformar os aprendizados de epidemias anteriores em ações permanentes e coordenadas. O promotor Clayton Germano, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), e o subsecretário Rodrigo de Assis Republicano Silva, debateram o Plano de Contingência, a necessidade de aumentar a cobertura vacinal e a responsabilização dos donos de imóveis por focos do Aedes aegypti

Eixos Estratégicos de Combate às Arboviroses 🦟

O encontro, realizado em 1º de dezembro, visa preparar o sistema de saúde para o aumento esperado de casos provocado pelas chuvas e a circulação do mosquito. Três eixos foram centrais na discussão:

  1. Vacinação Contra a Dengue:

    • Apesar de a vacina estar disponível no SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, a cobertura vacinal no DF está aquém do desejado.

    • A diretora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Malta, atribuiu a baixa adesão a diversos fatores, incluindo o movimento antivacina.

    • As estratégias para reverter o quadro incluem campanhas de mídia, busca ativa, ampliação de horários de atendimento e a implantação do “carro da vacinação”.

  2. Vigilância Contínua e Tecnologia:

    • A SES-DF apresentou um Plano de Contingência que prevê monitoramento epidemiológico contínuo e a definição de níveis de resposta (atenção, alerta e emergência).

    • Novas tecnologias serão usadas para controle, como o uso de drones para mapear áreas com acúmulo de água e a adoção do método Wolbachia, que dificulta a reprodução do mosquito.

  3. Responsabilização de Proprietários:

    • Alex Moraes, da Assessoria de Mobilização Institucional e Social de Prevenção a Endemias, revelou que ainda existem cerca de 4 mil casas com focos em apenas 10 regiões administrativas.

    • Ele defendeu uma mudança de paradigma na responsabilidade comunitária, alertando que a “insensibilidade habitual” será combatida com advertências e multas que podem começar em R$ 2 mil e dobrar em caso de reincidência.

    • Casos de acumuladores de objetos e animais, que configuram grande risco comunitário, serão levados à Justiça para que sejam determinadas soluções.

O promotor Clayton Germano reforçou que a atuação alinhada entre MPDFT, SES-DF e comunidade é fundamental para evitar que o DF volte a enfrentar surtos de grande proporção, como os vistos recentemente.


Com informações: MPDFT

 

Anúncio

Continue lendo

Distrito Federal

Neoenergia Brasília divulga cronograma de atendimento itinerante para a semana

Publicado

em

Por

Postos móveis estão distribuídos em diversas regiões do Distrito Federal até esta sexta-feira (12) de dezembro, oferecendo todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora em pontos de atendimento itinerante e em eventos do GDF

A Neoenergia Brasília está realizando seu cronograma semanal de atendimento itinerante até esta sexta-feira (12), oferecendo todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora nas administrações regionais (RAs) e em eventos governamentais, sem necessidade de agendamento. Os clientes podem resolver pendências como parcelamento de débitos, solicitação de reparo por danos elétricos, troca de titularidade e ligação nova, entre outros.

Para a sexta-feira, dia 12 de dezembro, os postos de atendimento móvel estarão disponíveis nos seguintes locais e horários:

Dia Horário Local
Sexta-feira (12) 8h às 12h Núcleo Bandeirante
Sexta-feira (12) 9h às 16h DF-130, Km 34, Núcleo Rural Café sem Troco (Evento GDF Mais Perto do Cidadão)
Sexta-feira (12) 14h às 18h Candangolândia

Além dos pontos itinerantes, a distribuidora mantém atendimento fixo em São Sebastião, Paranoá, Planaltina, Samambaia e Lago Sul, e nos sete postos do Na Hora.


Com informações: Neoenergia e Jornal de Brasília

 

Anúncio

Continue lendo
Anúncio


Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações reais e imparciais.

Verified by MonsterInsights