Para crianças
Já a segunda mostra, De Ver Cidade — Brasília Numa Caixa de Brincar, é voltada ao público infantil e está montada no térreo do prédio até 11 de maio. Totalmente acessível ⲻ com audiodescrição e visita guiada em Libras marcada para o dia 29 —, a exposição reúne 20 blocos de cimento que remetem a cenários urbanos para exploração tátil, sonora e visual por parte dos pequenos.
“A gente vai ativando várias brincadeiras que estão nesse contexto urbano e traz para essa espécie de maquete gigante que é a obra, composta por 20 blocos que, por fora, têm essa aparência cimentícia, se assemelham a um concreto armado, mas, se a gente chegar mais perto, vai ver que têm cor, têm elementos da natureza, têm sons, assim como na cidade. As cidades precisam dessa curiosidade da criança. E assim é Brasília. Algumas pessoas têm essa impressão de que é uma cidade fria, branca, de concreto, mas tem muita poesia, tem muita brincadeira, só precisa que a gente tenha esse olhar curioso”, ressaltou Luênia Guedes, integrante do coletivo Entrevazios e uma das idealizadoras da obra.
As duas mostras podem ser visitadas gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sábado e domingo, das 8h às 14h. Também há agendamento especial para escolas. Como o Centro Educacional (CED) Jardins Mangueiral, que foi ao local nesta semana. “É uma oportunidade de mostrar essa variedade de monumentos que Brasília tem desde cedo para essas crianças. Porque muitos dos nossos monumentos e dos nossos espaços de Brasília não são alcançados por todas as crianças, principalmente as de escolas públicas. Então é muito importante que elas estejam inseridas nisso para que eles conheçam desde cedo o lugar que moram”, enfatizou a professora Kênia Rodrigues de Castro, que acompanhava o grupo.