Conecte-se conosco

Saúde

Com diagnóstico precoce, chance de cura da leucemia infantil chega a 85%

Publicado

em

Sociedade Brasileira Oncologia Pediátrica alerta que os sinais clássicos da doença, como gânglios aumentados, manchas roxas, empalidecimento, nem sempre estão presentes

Fevereiro é marcado pela campanha de conscientização sobre a leucemia (tipo de câncer no sangue) e a doação de medula óssea. A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) reforça que, apesar de existirem sinais e sintomas clássicos da doença, nem sempre todos eles se manifestam, o que exige ainda mais atenção às queixas e histórico da criança ou adolescente para um diagnóstico precoce.

As leucemias agudas representam aproximadamente 25% dos diagnósticos de câncer em menores de 15 anos, sendo considerado o câncer mais comum nessa faixa etária, segundo dados do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). Os principais subtipos de leucemias na infância e adolescência são a leucemia linfóide aguda (LLA), leucemia mieloide aguda (LMA) e a leucemia mieloide crônica (LMC).

A coordenadora do Protocolo Brasileiro de LLA na Infância e membro da SOBOPE, Dra. Maria Lucia Lee, destaca que a apresentação clínica da leucemia é heterogênea. “Os sinais clássicos da doença (gânglios aumentados, manchas roxas, empalidecimento) nem sempre estão presentes. Por outro lado, dores articulares de caráter migratório ou claudicação de causa injustificada precisam ser encarados como um alerta. Em bebês com menos de um ano de vida, lesões de pele já podem ser consideradas manifestações da doença”.

Ela reforça que o pediatra precisa estar atento ao histórico do paciente e a todas essas características para um diagnóstico precoce, além de dar atenção às queixas e sintomas apresentados. “Vale lembrar que se uma criança tiver um câncer, a grande possibilidade é que seja uma leucemia. Quando adequadamente tratada, a LLA (leucemia linfóide aguda) hoje tem chances de cura de cerca de 85% e a LMA (leucemia mielóide aguda) em torno de 60-70% nos países desenvolvidos”.

“No Brasil ainda não estamos dentro dessa realidade, infelizmente. Por isso a SOBOPE dedica-se a reforçar a importância do olhar atento à doença e a participar de protocolos cooperativos que concretamente resultam na melhoria desses resultados”, finaliza a hematologista pediátrica.

Sobre a SOBOPE

Fundada em 1981, a SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infanto-juvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais.


* RS PRESS

Anúncio

Distrito Federal

Hospital da Criança de Brasília celebra 14 anos com alta taxa de cura e foco em diagnóstico precoce

Publicado

em

Por

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, o HCB (Hospital da Criança de Brasília) completa 14 anos com taxa de cura de leucemias de 80%, reforçando a urgência do diagnóstico precoce e do tratamento especializado em oncologia pediátrica.

O dia 23 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, marca também o 14º aniversário do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Criado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), o HCB é o único centro do Distrito Federal habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) exclusiva de oncologia pediátrica, sendo referência no tratamento da doença.

Alta Taxa de Cura e Tipos de Câncer Mais Frequentes

Segundo dados do Serviço de Registro de Câncer Hospitalar do HCB, a taxa de cura no tratamento de leucemias na unidade alcança 80%, um indicativo da qualidade do tratamento especializado. Ao longo dos últimos sete anos, o hospital recebeu, em média, 216 novos casos de câncer por ano, atendendo pacientes do Distrito Federal, da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) e de outras regiões do Brasil (via Tratamento Fora do Domicílio – TFD).

Os tipos de câncer mais frequentes na pediatria, de acordo com o HCB, são:

  • Sistema Hematopoiético (Leucemias): 43% dos casos.

  • Tumores Cerebrais: 19%.

  • Neuroblastomas: 8%.

  • Sarcomas de Partes Moles: 7%.

  • Tumor de Wilms (rim): 6%.

  • Tumores Ósseos: 5%.

  • Retinoblastoma: 3%.

A Urgência do Diagnóstico Precoce e Preciso

A diretora técnica do HCB, a oncologista e hematologista Isis Magalhães, enfatiza que o diagnóstico precoce é o ponto crucial para o sucesso do tratamento, visto que o câncer infantil não conta com ações de prevenção.

  • Sinais de Alerta: Infecções de repetição, manchas roxas sem explicação e sangramentos de gengiva são sintomas que devem levar pais e cuidadores a procurar atendimento médico.

  • Encaminhamento Rápido: “Quanto mais cedo o médico pediatra generalista desconfiar que tem alguma coisa errada e encaminhar para o centro de referência, melhores condições clínicas terá aquela criança para começar o tratamento e melhor a chance de cura”, afirma Magalhães.

O HCB também investe na capacitação de profissionais de saúde da linha de frente (UBSs, UPAs e hospitais regionais) para aumentar o grau de suspeição e a identificação precoce dos sinais do câncer, que muitas vezes se confundem com doenças comuns da infância.

Além de precoce, o diagnóstico deve ser preciso. O Hospital da Criança de Brasília utiliza exames em nível molecular, realizados em seu Laboratório de Pesquisa Translacional, para verificar subtipos específicos de leucemia, garantindo o diagnóstico correto e orientando a conduta de tratamento mais adequada e individualizada.

Anúncio

Estrutura e Humanização do Cuidado

Em 2024, o HCB admitiu 226 pacientes com câncer e realizou mais de 15 mil consultas onco-hematológicas e 3,6 mil sessões de quimioterapia, evidenciando a importância do centro especializado.

O tratamento no HCB é conduzido por uma equipe multidisciplinar experiente (onco-hematologistas, neurologistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros), garantindo que a criança seja vista de forma global. O hospital dispõe de estrutura completa:

  • Leitos Especializados: 28 leitos de internação oncológica, 8 leitos para Transplante de Medula Óssea (TMO) e 58 leitos de terapia intensiva.

  • Pesquisa Integrada: Laboratórios especializados e atividades de ensino e pesquisa, que integram a pesquisa científica à clínica médica, garantindo que os resultados dos estudos impactem diretamente o tratamento.

Além da excelência técnica, o HCB prioriza a humanização do cuidado. Os pacientes têm acesso a brinquedotecas (em ambulatório e internação), Classe Hospitalar para manutenção do vínculo com os estudos, e atividades lúdicas como passeios em carrinhos elétricos e apresentações culturais, essenciais para tornar a rotina de tratamento mais leve e preservar a infância.


Com informações: Hospital da Criança de Brasília (HCB), Jornal de Brasília

 

Anúncio

Continue lendo

Distrito Federal

Epidemiologista Rob Wallace inicia giro no Brasil para debater capitalismo e a origem das grandes gripes

Publicado

em

Por

O epidemiologista crítico estadunidense Rob Wallace está no Brasil para o lançamento do livro Grandes fazendas produzem grandes gripes. O autor, que relaciona a industrialização dos sistemas alimentares corporativos e o agronegócio à emergência de pandemias (como COVID-19, Gripe Suína e Gripe Aviária), participa de eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília entre 23 e 28 de novembro

O epidemiologista estadunidense Rob Wallace, conhecido por mobilizar a biologia, a epidemiologia crítica e a geografia em suas pesquisas, iniciará seu giro pelo Brasil neste domingo, 23 de novembro.

A visita ocorre em celebração à publicação de seu livro, “Grandes fazendas produzem grandes gripes”, pela editora Igrá Kniga. O trabalho de Wallace é instigante por posicionar as origens das grandes epidemias, como Ebola, Gripe Suína e Gripe Aviária (que já causa destruição em massa da vida selvagem), na industrialização globalizada dos sistemas alimentares corporativos e nos rastros ambientais destrutivos do agronegócio.

Celebrado por intelectuais como Noam Chomsky e Mike Davis, seu livro produz uma alteração radical na compreensão da relação entre natureza e doenças sob o capitalismo racializado.

Crédito: Divulgação/Editora Igrá Kniga

Agenda no Brasil

Wallace terá uma agenda intensa, com eventos em três capitais:

  • São Paulo: O giro começa com o lançamento do livro na Livraria Megafauna no domingo (23/11). Na segunda-feira (24/11), o epidemiologista participa de dois eventos na Universidade de São Paulo (USP):

    • O Colóquio Internacional “Biotecnodiversidade face à Era das Homogeneizações”, ao lado de Malcom Ferdinand.

    • Uma atividade na Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP) para debater sistemas alimentares e políticas públicas com a influente nutricionista Marion Nestle.

  • Rio de Janeiro: Nos dias 26 e 27 de novembro, Wallace participa do Seminário Internacional (In)Segurança Alimentar sob o Microscópio no Instituto de Nutrição da UERJ (NUT/UERJ).

  • Brasília: A viagem se encerra na quinta-feira, 28 de novembro, com o lançamento do seu livro no Armazém do Campo de Brasília.

As atividades reforçam o debate sobre a necessidade de uma epidemiologia crítica que atribua responsabilidade aos modelos econômicos na emergência de novas doenças com potencial pandêmico.


Com informações: Editora Igrá Kniga, Livraria Megafauna, USP, UERJ, Diplomatique

Anúncio

Continue lendo

Brasil

Ministério da Saúde lança rede nacional de hospitais inteligentes para modernizar o SUS

Publicado

em

Por

O Ministério da Saúde anunciou a criação de uma rede de hospitais inteligentes e de medicina de alta precisão no SUS. A iniciativa prevê 14 UTIs automatizadas interligadas nas cinco regiões e a construção do primeiro hospital inteligente do país, com foco em inteligência artificial e big data para reduzir o tempo de espera e otimizar diagnósticos

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (18), em Brasília, a criação de uma rede nacional de hospitais e serviços de saúde inteligentes e de medicina de alta precisão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é modernizar o atendimento público por meio da união de tecnologia avançada, alta especialização e cooperação internacional.

A iniciativa, que integra o programa Agora Tem Especialistas, prevê dois pontos centrais:

  1. UTIs Automatizadas: Implantação de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) automatizadas que funcionarão de forma interligada nas cinco regiões do país.

  2. Primeiro Hospital Inteligente: Construção do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), que será o primeiro hospital totalmente inteligente do Brasil.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que este é o início de uma nova era de inovação para o SUS, focada em incorporação e transferência de tecnologia, além da modernização de unidades hospitalares já existentes. Outras oito unidades serão modernizadas com o envolvimento de universidades e secretarias de saúde.

Redução de espera e precisão no diagnóstico

Dados oficiais apontam que o uso de tecnologias como inteligência artificial e big data pode reduzir em até cinco vezes o tempo de espera por atendimento de emergência, além de tornar o diagnóstico e a assistência especializada mais rápidos e precisos.

As 14 UTIs inteligentes serão instaladas em hospitais selecionados em 13 estados, cobrindo as cidades de Manaus, Dourados (MS), Belém, Teresina, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

Segundo o Ministério, esses serão serviços totalmente digitais, com monitoramento contínuo e integração entre equipamentos e sistemas de informação. A tecnologia auxiliará na previsão de agravos, apoiará decisões clínicas e permitirá a troca de conhecimento entre especialistas de diferentes regiões, conectadas a uma central de pesquisa e inovação.

Anúncio


Com informações: Ministério da Saúde, Agência Brasi

Continue lendo
Anúncio


Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações reais e imparciais.

Verified by MonsterInsights