Ligue-se a nós

Educação

Houston, we are the Champion’s

Publicado

no

País leva maior delegação para o torneio e volta para casa com nove prêmios, entre eles o título de grande campeão na modalidade de 9 a 16 anos

O Brasil é campeão no mundial de robótica que começou na quarta-feira (17) e terminou neste sábado (20) em Houston, nos Estados Unidos. O país escreve uma nova página na história da competição ao conquistar o primeiro e o segundo lugar na modalidade de 9 a 16 anos e levar outros sete prêmios técnicos, em todas as categorias.

O mundial de robótica da FIRST acontece anualmente e reúne 15 mil estudantes de 6 a 19 anos de 50 países. Neste ano, o Brasil teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. Foram 144 alunos de escolas públicas e privadas de 10 estados. Conheça a delegação brasileira que competiu em Houston.

Os oito integrantes da Los Atômicos, de Araras (SP), aguardavam o anúncio dos vencedores de mãos dadas, mostrando que havia muita expectativa, mas principalmente união.

“Sem dúvida essa foi uma experiência única e um sentimento inesquecível. Só temos a agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. É muito gratificante estar aqui e poder ser o campeão do World Festival”, comemorou Ana Clara Simionatto.

Outro time brasileiro que competia na mesma modalidade, a Pardoboots, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), garantiu não só o segundo lugar, como também o prêmio de técnico/mentor.

Anúncio

Segundo lugar geral e prêmio de técnico foram para a Pardoboots, do SESI de Santa Cruz do Rio Pardo

Segundo lugar geral e prêmio de técnico foram para a Pardoboots, do SESI de Santa Cruz do Rio Pardo

Os sete competidores e a técnica, Monica Marques, celebraram o título de Champion´s Award Finalist, que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.

“O prêmio representa a equipe inspiradora que foi bem em todas as áreas, então é o prêmio mais importante da competição. Estamos muito felizes!”, afirmou Otavio Andrade.

Os brasileiros levaram mais seis prêmios técnicos, na FLLC e nas outras três modalidades:

  • projeto de inovação,
  • time estreante,
  • espírito de equipe,
  • inspiração,
  • controle do robô, e
  • apresentação do pôster.

A equipe 1156 Under Control também fez bonito ao ser a equipe brasileira a ir mais longe nas partidas eliminatórias da categoria de elite, a FRC.

Confira os premiados por modalidade:

FIRST LEGO League Challenge (FLLC)

Categoria para estudantes de 9 a 16 anos, que formam equipes de 2 a 10 integrantes, para competir com robôs de peças de LEGO. O time também desenvolve um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática do ano, que foi Arte.

Champion´s Award 

🥇1º lugar: Los Atômicos, da Escola SESI de Araras (SP)

Anúncio

🥈2º lugar finalista: Pardoboots, da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP)

Técnico/mentor destaque

Monica Marques, da Pardoboots, da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP)

Projeto de Inovação – finalista

🥈SESI Heroes, da Escola SESI de Jundiaí (SP)

Anúncio

O SESI Heroes foi ainda 3º lugar na disputa de aliança!

FIRST Tech Challenge (FTC)

Categoria para estudantes do ensino médio, que constroem robôs de até 19kg. Os competidores também desenvolvem um portfólio de engenharia e fazem projetos sociais.

🥈2º lugar Inspire Award

O prêmio reconhece a equipe que trabalhou em conjunto e desempenhou com êxito a tarefa de projetar e construir o robô.

17792 Amigos Droids, da Escola DHEL de Belo Horizonte (MG)

Anúncio

🥈2º lugar Control Award

Prêmio para a equipe que melhor usa sensores e softwares para aumentar a funcionalidade do robô na arena.

22708 Tech Zeus, da Escola SESI de Barbacena (MG)

FIRST Robotics Competition (FRC)

Categoria para estudantes do ensino médio com robôs de porte industrial de até 56 kg e 1,2 metro de altura. Os competidores também fazem projetos sociais.

Rookie All-Star Award

Anúncio

Celebra a equipe estreante que mais compreendeu os valores e a missão de um time de FRC e tem grande potencial de gerar impacto positivo na sociedade por meio da ciência e tecnologia.

9458 Jactech (FRC), do SESI SENAI de Jacareí (SP)

Team Spirit Award

Reconhece o entusiasmo e o espírito extraordinários por meio de parcerias excepcionais e trabalho em equipe, promovendo os objetivos da FIRST.

7567 Octopus (FRC), do SESI SENAI de Bauru (SP)

Anúncio
FIRST LEGO League Explore

Modalidade de entrada na robótica, para alunos de 6 a 10 anos, que formam equipes de até seis alunos para montar um conjunto LEGO motorizado e cumprir atividades.

Show me Poster Award

Los Valentitos, da Escola Municipal Padre Valente Simioni, em Joinville (SC)

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Divulgado edital para as eleições de gestores escolares

Publicado

no

Por

Objetivo é preencher as vagas remanescentes de gestores das unidades de ensino da rede pública

edital com as normas do processo eleitoral para a escolha de gestores da rede pública de ensino do Distrito Federal foi publicado nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial do DF (DODF). O objetivo do processo eleitoral é preencher as vagas remanescentes de gestores das unidades de ensino do último pleito ocorrido em 2023.

Na mesma edição do DODF, foi publicado o regulamento que trata das obrigações e deveres dos membros da Comissão Eleitoral que ficará responsável por todas as etapas do pleito.


A presidente da Comissão Eleitoral Central, Tânia Ávila, explica que “nas eleições deste ano, o objetivo é suprir as vagas remanescentes do processo eleitoral realizado em 2023 e, ainda, das unidades escolares que foram instaladas, após as eleições do ano passado.” Temos certeza que neste pleito a comunidade participará ativamente, mostrando a força da gestão democrática em nossa rede”, ressalta.


Ao todo, 442 unidades escolares da rede pública de ensino do DF participarão do processo eleitoral deste ano. As vagas existentes em cada unidade escolar estão divulgadas, por Regional de Ensino, no site da SEEDF, na página da Gestão Democrática.

Anúncio

As inscrições ocorrerão de 19 a 23 de agosto e toda a comunidade escolar poderá participar.

Coordenação

O processo será coordenado por duas comissões: a Comissão Eleitoral Central (CEC) e a Comissão Eleitoral Local (CEL). Cada uma terá suas próprias atribuições no pleito. Para ajudar nas eleições, as comissões contarão com o apoio do grupo de trabalho regional da gestão democrática em cada Coordenação Regional de Ensino.

Conforme o edital, não podem compor nenhuma das comissões e nem os grupos de trabalho, candidatos ao pleito, fiscais de chapa ou equipe gestora atual de unidade escolar.

Estão habilitados a votar todos que participam ou atuam na comunidade escolar, tais como:

► Estudantes, a partir de 13 anos;
► Mães, pais ou responsáveis por estudantes da Rede Pública de Ensino, os quais terão direito a um voto por escola em que estejam habilitados para votar;
► Servidores efetivos da Carreira de Magistério Público do Distrito Federal em exercício na unidade escolar ou nela concorrendo a um cargo;
► Servidores efetivos da Carreira Assistência à Educação, em exercício na unidade escolar ou nela concorrendo a um cargo;
► Professores contratados temporariamente pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF em exercício na unidade escolar por período não inferior a dois bimestres.

Anúncio

Vale destacar que o estudante estará apto a votar, desde que tenha frequência superior a 50% das aulas no bimestre anterior.

Gestão democrática

Pela Lei nº 4.751, de 2012, que institui a gestão democrática na rede ensino do DF, podem se candidatar a uma vaga de conselheiro, os membros da comunidade escolar, exceto professor temporário, cônjuges, companheiros ou parentes, consanguíneos ou por vínculo de afinidade, em linha reta ou colateral, até o 3º grau civil.

Podem concorrer ao cargo de Diretor e Vice-Diretor, servidores da Carreira de Magistério ou da Carreira Assistência à Educação do Distrito Federal, todavia, é necessário observar o tempo mínimo de três anos e estar em exercício em unidade escolar da Coordenação Regional de Ensino na qual concorrerá, além de outros pré-requisitos detalhados no edital.

Resultado das eleições

A eleição está prevista para ocorrer na data de 23 de outubro de 2024, tanto nas unidades escolares regulares localizadas em áreas urbanas e rurais, quanto nas unidades de internação do sistema socioeducativo e do sistema prisional.

O resultado das eleições será divulgado por meio de edital próprio da CEL, que contará com a relação nominal dos eleitos, acompanhada das respectivas funções. O resultado será afixado em espaço físico, visível, localizado no interior da unidade escolar, no dia da proclamação dos resultados.

Anúncio

Fato Novo com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

 

Continuar Lendo

Brasil

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Publicado

no

Por

São oferecidas 243.850 bolsas, diz MEC

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começam nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.

As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.

“Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC).

É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login Único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br.


“No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015”, explicou MEC.  

Anúncio

Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Agência Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Distrito Federal

Qualidade da educação básica no DF terá sistema de avaliação contínua

Publicado

no

Por

Sistema Permanente de Avaliação Educacional do DF (SipaeDF) visa assegurar a qualidade de ensino dos estudantes

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE) publicou na quinta-feira (18), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Decreto nº 46.032, que institui o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do DF (SipaeDF). O programa tem o objetivo de assegurar a qualidade da educação por meio da avaliação contínua dos processos de ensino e aprendizagem das unidades escolares e do sistema de ensino.


“O Sipae integra o sistema de avaliação distrital aos indicadores nacionais e proporciona um marco regulatório claro para a implementação e gestão das avaliações educacionais”, explica a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEE, Franciscleide de Abreu Ferreira. “O grande diferencial da política é o protagonismo da autoavaliação institucional, que se torna obrigatória e fará com que as unidades escolares do DF produzam e discutam dados.”


As avaliações do programa – este ano, previstas para novembro – ocorrerão periodicamente em todas as etapas da educação básica, proporcionando um diagnóstico detalhado da realidade educacional do DF. Os estudantes receberão aplicações anuais de provas nos primeiro, terceiro e quarto bimestres, além de questionários no primeiro e no segundo semestres.

Continuar Lendo

Mais vistas