História será lançada uma semana antes do longa, trazendo como foco uma investigação de Zenigata
Marcado para ser lançado nos cinemas japoneses em 27 de junho, o novo filme em animação 2D de Lupin III terá um aquecimento especial uma semana antes. A produção anunciou alguns dias atrás que uma história que antecede o longa será lançada em uma série de plataformas digitais no Japão.
Chamado de Zenigata to Futari no Lupin (Zenigata e os dois Lupins, em tradução livre), o prólogo do filme é protagonizada pelo inspetor Zenigata, que investiga o caso de um atentado terrorista no aeroporto de uma terra gélida. O crime estranhamente tem como principal suspeito o conhecido ladrão Lupin, e é ao prendê-lo que Zenigata percebe que pode estar cometendo um engano.
Assim como o novo longa, o especial tem direção de Takeshi Koike, roteiro de Yuuya Takahashi e trilha de James Shimoki, trio que trabalhou junto nos três média-metragens mais recentes da franquia.
Um pôster e mais algumas cenas avulsas foram divulgados:
No Japão, a estreia de Zenigata e os dois Lupins acontece em 20 de junho, pelo canal WOWOW e mais 20 serviços de streaming. Não há previsão de exibição internacional.
Primeiro filme em quase 30 anos
Lupin III The Movie: Fujimi no Ketsuzoku é propagandeado como o primeiro filme longa-metragem de Lupin III em animação tradicional (2D) em quase três décadas. Isso porque o último filme para os cinemas foi uma animação em 3DCG, Lupin III: O Primeiro.
Publicidade
Antes disso, só lá em 1996 houve uma animação inédita pras telonas do ladrão, com Dead or Alive. De lá pra cá, nessas últimas décadas, Lupin III teve três filmes média-metragem focados cada um em um personagem específico (um pro Jigen, outro pra Goemon e o último pra Fujiko).
Atualmente, a franquia Lupin III conta com diversos conteúdos diferentes disponíveis em variadas plataformas de streaming no Brasil, algumas com dublagem. A Crunchyroll exibe legendado em português o spin-off Lupin Zero (2023), e apenas legendado em inglês as Partes 1, 2 e 3 da série original (1971-1985), além do spin-off The Woman Called Fujiko Mine (2012). A Prime Video exibe dublados e legendados a série Lupin III: Parte 5 (2018), e os filmes Lupin III: O Primeiro (2019) e Lupin III vs. Cat’s Eye (2023). A Max exibe dublada e legendada a série Lupin III: Parte 6 (2021). Por fim, o canal TMS Latino no YouTube exibe alguns episódios selecionados das Partes 4 (2015), 5 e 6.
Há ainda o filme live-action de 2014, disponível em muitas plataformas: +SBT, Run:Time, Looke, Net Movies, Pluto TV e Apple TV+.
Sobre Lupin III
Criado em 1967 pelo artista Monkey Punch, Lupin IIInasceu como história em quadrinhos na revista japonesa Weekly Manga Action, chegando ao fim em 1969, rendendo 14 volumes. Na história, Lupin é o maior ladrão do mundo, sendo neto do lendário Arsène Lupin. Anunciando seus crimes com um singelo cartão de visitas, ele é acompanhado pelo exímio pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko.
Depois de alguns projetos cancelados, ganhou a primeira série animada em 1971, com 23 episódios animados pelo estúdio TMS Entertainment. Em 1977, uma nova série iria mais longe, alcançando a marca de 155 episódios.
Publicidade
O personagem tornou-se um marco na indústria do animê, trazendo temáticas adultas em um cenário que era dominado por robôs gigantes para crianças na TV.
Entre várias sequências e filmes, chegou a ser tocado pelas mãos de Hayao Miyazaki, antes do renomado diretor brilhar com seu Studio Ghibli. Isso aconteceu em O Castelo de Cagliostro (1979), ponto importante na carreira do cineasta e também na de Lupin.
No Brasil, o animê original chegou a ser exibido dublado pelo extinto canal Locomotion, sob o título de Cliffhanger. No fim dos anos 1980, o filme O Ouro da Babilônia (1985) foi lançado em VHS pela WR Films. Os filmes O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo (1978) foram lançados em DVD pela Focus Filmes, distribuídos posteriormente em plataformas on demand.
Outros filmes e séries chegaram posteriormente pulverizado em plataformas de streaming no Brasil.