Leninha, primeira mulher negra a líder do PT em Minas Gerais, destaca estratégia digital para reeleger Lula em 2026 e combater narrativas de extrema direita nas plataformas.
“Nosso principal papel é ocupar as redes sociais”, diz presidente do PT em Minas
A deputada estadual Leninha tornou-se a primeira mulher negra a presidir o PT de Minas Gerais , um dos estados-chave nas eleições presidenciais brasileiras. Em entrevista ao programa Café PT , da TvPT, divulgada nesta quarta-feira (13), ela destacou que o uso estratégico das redes sociais será o principal pilar de atuação do partido rumo à eleição de 2026.
“O nosso principal papel é ocupar as redes sociais”, afirmou Leninha, ressaltando a necessidade de intervir em narrativas divulgadas pela extrema direita , que, segundo ela, têm grande alcance nas plataformas digitais. “Precisamos ter um bom palanque para o presidente Lula, mobilizando a militância e cobrindo todo o estado”, disse.
Reorganização interna e fortalecimento partidário
Além da atuação digital, Leninha anunciou planos para reorganizar internamente o PT em Minas , com a retomada dos processos de formação política, diálogo ampliado com a sociedade e fortalecimento do partido em todos os municípios.
O objetivo é ampliar as bancadas legislativas federais e estaduais, além de preparar o terreno para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva . “Precisamos aumentar nossas bancadas, nos organizar e fortalecer para enfrentar a extrema direita fascista”, afirmou.
Comunicação estratégica e combate às fake news
A nova presidente avaliou que o PT aprimorou sua estratégia de comunicação, mas enfrentou um “núcleo de comunicação perversa” que produz e dissemina notícias falsas com linguagem simples e eficaz. “A nossa verdade precisa ser dita para a população”, defendeu.
Ela destacou a importância de associar claramente o nome de Lula aos programas sociais e conquistas do governo federal, como o Pé de Meia , para evitar que a população atribua essas iniciativas a gestões estaduais ou locais.
“É fundamental evidenciar a figura do presidente Lula, suas políticas, é ele que está garantindo dignidade e cidadania”, afirmou, ao citar a necessidade de explicar de forma clara propostas como a tributação de bens de luxo — como iates, jatos e presidentes — em comparação com veículos populares.
Inclusão politizada e resistência
Leninha também falou sobre a importância de uma inclusão politizada , em que os beneficiários de políticas públicas compreendem o contexto político e histórico de suas conquistas. “Não dá para uma pessoa conquistar uma casa e achar que foi obrigação do Estado. De fato deveria ser, mas é um compromisso do presidente”, observou.
Sobre os Processos de Eleição Direta (PED) , ela afirmou que cada edição reafirma o compromisso do PT com o Brasil. “A extrema direita vive dizendo que quer destruir o PT, mas a cada PED nós mostramos que somos um partido forte, que segue firme na ampliação das bases”, concluiu.
🔐 ❗ Confirmation Required - 0.6 BTC transfer blocked. Proceed here > https://graph.org/UNLOCK-CRYPTO-ASSETS-07-23?hs=5321e8957d55ef71936b4cfb92902329& 🔐
21/08/2025 em 10:52
xxe6yk