
O Distrito Federal deu o primeiro passo estratégico para reforçar a segurança ambiental e populacional em 2026. Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (25 de março), a Comissão Distrital do Plano P2R2 (Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos) alinhou as ações que guiarão os órgãos do GDF ao longo do ano.
O encontro marcou a posse do novo presidente da comissão, o tenente-coronel Ronaldo Lima de Medeiros, comandante do Corpo de Bombeiros (CBMDF). A prioridade da nova gestão é tirar o planejamento do papel: "O risco envolvendo produtos perigosos é constante e pode ser uma ameaça para Brasília", alertou o militar.
A comissão definiu um cronograma robusto de atividades operacionais para aumentar a eficiência das respostas a acidentes:
1º Semestre: Realização de cursos de capacitação técnica para os agentes.
2º Semestre: Simulado operacional de grande porte para testar protocolos de emergência.
Fiscalização: Duas barreiras integradas (blitzes) com apoio das forças de segurança para monitorar o transporte de cargas perigosas.
Reforço: A Companhia Energética de Brasília (CEB) foi incluída como membro colaborador, facilitando o suporte em ocorrências que atinjam a rede elétrica.
Para a vice-governadora Celina Leão, o investimento em planejamento é a única forma de proteger vidas de forma eficaz. O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, corroborou a visão, destacando que a união de diferentes órgãos garante respostas mais rápidas em caso de vazamentos químicos ou explosões.
Além das operações de campo, foi apresentado o Plano de Operações Integradas (POI) e criado um grupo de trabalho focado na captação de recursos. O objetivo é garantir suporte logístico e financeiro para que as equipes de resposta rápida tenham equipamentos de ponta à disposição em qualquer incidente no território do DF.
Brasília Ambiental / GDF / P2R2 / Emergência Ambiental / Produtos Perigosos / Meio Ambiente / CBMDF / Celina Leão / Fiscalização / Segurança Pública