Conecte-se conosco

Distrito Federal

Versão final do Pdot é apresentada ao Conplan

Publicado

em

Reunião do Conplan com apresentação do novo Pdot do Distrito Federal.

Texto revisado do Plano Diretor de Ordenamento Territorial segue para discussão no conselho, com expectativa de envio à Câmara Legislativa até dezembro

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) apresentou, na quinta-feira (17), a versão final do anteprojeto de Lei Complementar de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

A expectativa é que o texto seja discutido nas próximas reuniões do colegiado , para que possa ser encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) ainda em 2025.

Revisão incluiu mais de 200 contribuições

A versão final foi consolidada após uma audiência pública realizada em 28 de junho e um processo participativo que envolveu 13 reuniões da Câmara Temática do Pdot (CT-Pdot) . Durante essas reuniões, o texto foi analisado artigo por artigo, resultando em 295 contribuições , das quais 241 foram acatadas — cerca de 82% do total .

Além disso, o processo contou com a participação de mais de 5 mil pessoas pelo site do Pdot e com discussões técnicas no Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) e no Comitê de Gestão Participativa (CGP).

Publicidade

Secretário destaca urgência da aprovação

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz , explicou que a lei vigente já não reflete a realidade do DF e que é essencial que o novo Pdot seja aprovado ainda em 2025 .

“Se ficar para o próximo governo, inevitavelmente teremos 18 anos de vigência do Pdot atual. Estamos trabalhando para conseguir a aprovação este ano”, afirmou.

Ele destacou que, para que o texto seja votado ainda em dezembro na Câmara , é necessário que a discussão no Conplan seja concluída até julho , para cumprir o prazo mínimo de quatro meses de análise legislativa , entre agosto e novembro .

Conselheiros defendem esforço concentrado

Durante a apresentação, os conselheiros enfatizaram a importância de concluir o processo no Executivo o quanto antes , considerando o atraso acumulado no Pdot vigente , que data de 2007.

Ivelise Longhi , representante do Codese-DF, destacou a necessidade de agilidade :

“É muito importante fazermos um esforço concentrado. Esse é um projeto extremamente importante. Acredito que vamos fechar com chave de ouro uma etapa que vem sendo trabalhada há alguns anos.”

Júnia Bittencourt , da Única-DF, defendeu que o projeto não seja adiado para o próximo governo , por risco de atrasos:

Publicidade

“Que não passe para um outro governo, porque pode perder um tempo maior em uma discussão onde precisamos ver as coisas acontecerem o mais rápido possível.”

O representante do Sinduscon-DF, João Accioly , elogiou o processo participativo:

“Esse foi, disparado, o processo mais participativo que tive a oportunidade de vivenciar. A lei está madura.”

Relatório com justificativas será divulgado após conclusão

Um relatório detalhando as contribuições não acatadas está em elaboração e será entregue após o envio do projeto à Câmara Legislativa , quando todos os participantes terão acesso às razões técnicas para as decisões tomadas.

Próximos passos

A próxima reunião do Conplan está marcada para 24 de julho , quando o colegiado dará continuidade à análise do anteprojeto. Os conselheiros também receberão o relatório de atividades da Câmara Temática , com todas as contribuições registradas e atendidas.


Com informações: Agência Brasília / Seduh-DF 

Publicidade

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu oirtal de notícias e informações imparciais.