Conecte-se conosco

Campanha BALANÇO INSTITUCIONAL 2025

Distrito Federal

TJDFT convida parceiros para rede de eventos sustentáveis alinhados à Agenda 2030

Publicado

em

TJDFT busca empresas e cooperativas para integrar rede de sustentabilidade no 1º Encontro Nacional de Tribunais sobre IA. Evento será referência em ações pelos 17 ODS da ONU

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) lançou um chamado a empresas, cooperativas, instituições públicas e privadas e empreendimentos sociais para integrarem uma rede de parceiros sustentáveis no 1º Encontro Nacional de Tribunais Usuários do PJE sobre Inteligência Artificial (1ENIAPJe), que ocorrerá nos dias 21 e 22 de agosto de 2025.

O evento será o primeiro do TJDFT alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, configurando-se como um projeto-piloto para a realização de eventos públicos com responsabilidade ambiental, inclusão social e governança sustentável. A iniciativa segue diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), especialmente as Resoluções CNJ nº 255/2018, 401/2021 e 594/2024.

Compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O 1ENIAPJe incorpora ações concretas em diversas frentes dos ODS:

  • ODS 7 – Energia Limpa e Acessível: o evento será 100% abastecido por energia solar institucional, gerada por sistema fotovoltaico do próprio TJDFT, reforçando a transição para fontes renováveis no setor público.
  • ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis: será implantado sistema de coleta seletiva com desvio de 90% dos resíduos do aterro sanitário. Todo material reciclável seco será destinado a cooperativas de catadores, promovendo inclusão produtiva.
  • ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima: haverá mapeamento e compensação integral das emissões de gases de efeito estufa (GEE), com base em metodologia reconhecida internacionalmente.
  • ODS 17 – Parcerias e Cooperação para o Desenvolvimento: o TJDFT busca formar alianças estratégicas com organizações comprometidas com a sustentabilidade e a justiça social.

Além disso, o evento promoverá acessibilidade universal, inclusão de empreendimentos do Cerrado, estímulo à igualdade de gênero e educação ambiental, ampliando seu impacto socioambiental.

Como se tornar um parceiro sustentável

O TJDFT convida fornecedores e iniciativas que atuem com práticas sustentáveis a manifestarem interesse para colaborar com o evento. Podem participar:

Publicidade

  • Hotéis com certificações verdes ou práticas sustentáveis
  • Plataformas de mobilidade com frota elétrica ou de baixa emissão (ex: Uber Green, 99 Elétrico)
  • Cooperativas e empreendimentos da agricultura familiar e do bioma Cerrado
  • Empresas com soluções sustentáveis para eventos (mobiliário circular, alimentação orgânica, etc.)
  • Iniciativas de economia circular, acessibilidade e educação ambiental

As informações fornecidas poderão compor um banco de referências para futuras ações institucionais do TJDFT em eventos sustentáveis.

Participe

Para saber mais ou manifestar interesse em integrar a rede de parceiros, entre em contato com a equipe organizadora pelo e-mail: coges@tjdft.jus.br .


Com informações: Secom/TJDFT

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.