Conecte-se conosco

Campanha BALANÇO INSTITUCIONAL 2025

Distrito Federal

UBSs do DF realizam mais de 2,1 milhões de atendimentos no 1º semestre de 2025

Publicado

em

Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal realizaram 2,1 mi de atendimentos em seis meses. Modelo multiprofissional reforça prevenção, vínculo e acesso à saúde primária

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizaram mais de 2,1 milhões de atendimentos entre janeiro e junho de 2025. Os dados são do Portal de Informações e Transparência da Saúde do Distrito Federal (InfoSaúde-DF) e reforçam o papel central da Atenção Primária à Saúde (APS) como principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no DF.

O número reflete o esforço contínuo de ampliação e qualificação do acesso à saúde básica, com foco em prevenção, acompanhamento contínuo e resolutividade nos primeiros níveis de atenção.

Importância da Atenção Primária

Para o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, os dados demonstram o sucesso do modelo de cuidado próximo da população. “O cuidado contínuo e próximo ao cidadão é uma das premissas do SUS. As UBSs oferecem esse atendimento inicial, e estamos investindo cada vez mais na melhoria dos serviços oferecidos”, afirmou.

As UBSs funcionam como ponto de referência para a população, onde cada paciente é acompanhado por uma equipe multiprofissional qualificada, composta por médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais de diversas áreas da saúde.

Publicidade

Modelo de cuidado integral

O coordenador da Atenção Primária no DF e médico de família, Fernando Moreira, destacou que o modelo permite um acompanhamento mais eficaz e preventivo. “Cuidar de uma população que envelhece exige proximidade e vínculo. A maioria dos problemas de saúde está ligada ao modo de vida, às condições de moradia, trabalho e relações sociais. E tudo isso se acompanha melhor quando se está por perto”, explicou.

As 181 UBSs espalhadas por todo o Distrito Federal são responsáveis pela prevenção, diagnóstico e tratamento de condições frequentes, enquanto os hospitais atendem casos de maior complexidade.

Estrutura das equipes de saúde

Cada UBS é organizada em três pilares principais:

  • Equipes de Saúde da Família (eSF): compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
  • Equipes de Saúde Bucal (eSB): com dentistas e auxiliares em saúde bucal.
  • Equipes Multiprofissionais (eMulti): que incluem psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Essa estrutura permite um atendimento integral, com ações de:

  • Prevenção de doenças
  • Promoção da saúde
  • Controle de hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas
  • Atenção à saúde da mulher, criança, idoso e população LGBTQIA+
  • Vacinação
  • Saúde bucal
Facilidade de acesso e resolutividade

Presentes em todas as regiões administrativas do DF, as UBSs garantem acesso ágil, acolhedor e resolutivo aos serviços de saúde. São espaços projetados para acompanhar as pessoas em todas as fases da vida, com base nas especificidades de cada comunidade.

O modelo fortalece a construção de vínculos duradouros entre equipes e usuários, essencial para a adesão ao tratamento e a redução de internações evitáveis.


Com informações: Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) / Jornal de Brasília

Publicidade

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.