Ligue-se a nós

Cultura

Celebração dos 64 anos de Brasília conta com programação diversa. Confira!

Publicado

no

As atividades comemorativas tiveram início no último domingo (14) e seguem por todo o mês, com shows, apresentações artísticas, atrações esportivas e programação cívica

As atividades comemorativas tiveram início no último domingo (14) e seguem por todo o mês, com shows, apresentações artísticas, atrações esportivas e programação cívica

O Governo do Distrito Federal (GDF) preparou uma programação extensa para celebrar os 64 anos de Brasília. A comemoração começou com o show do cantor Zé Vaqueiro no último domingo (14), no Taguaparque, e segue por todo o mês com diferentes atrações gratuitas, que vão desde apresentações musicais e artísticas até eventos esportivos e cívicos se estendendo por toda a cidade. O grande destaque é a performance do DJ Alok no dia 20, na Esplanada dos Ministérios.

O ápice da noite do dia 20 no gramado da Esplanada dos Ministérios é com o DJ Alok, a partir das 22h, que fará performance no Palco Pirâmide | Fotos Paulo H. Carvalho

“O aniversário de Brasília é um dos nossos eventos anuais que representa uma grande oportunidade para promovermos a descentralização da cultura no Distrito Federal, valorizando a diversidade e alcançando o maior número de regiões”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes. “Queremos que não seja apenas uma celebração, mas um marco de inclusão e participação de toda a comunidade brasiliense nas manifestações culturais”, completa.

Show

Na véspera do aniversário de Brasília, em 20 de abril, grupos da cidade se apresentarão a partir das 15h em estrutura montada no complexo da Torre de TV. No dia seguinte, o espaço receberá a apresentação do cantor Xand Avião, às 17h.

No gramado da Esplanada dos Ministérios, a festa do dia 20 começa a partir das 18h com Adriana Samartini e, às 20h, tem o show do grupo de pagode Di Propósito, ambos no Palco Brasil. O ápice da noite é com o DJ Alok a partir das 22h no Palco Pirâmide. No dia seguinte, a área central receberá apresentações de DJs infantis, às 14h; de DJs locais, a partir das 18h; do cantor Luccas Neto, a partir das 16h; e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, às 18h30.

Grupos da cidade se apresentarão a partir das 15h em estrutura montada no complexo da Torre de TV. No dia seguinte, o espaço receberá a apresentação do cantor Xand Avião, às 17h | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

Na Arena Hip-Hop, também na Esplanada dos Ministérios, a programação tem início às 13h com apresentação de DJs, cantores do movimento rap e batalha de MC.

A Torre Digital de Brasília também será palco de apresentações musicais. Na sexta-feira (19), às 21h, tem show do grupo Biquini. No dia 20 é a vez da Banda Ale, às 21h. No domingo (21), a partir das 18h, se apresenta o sambista Jorge Aragão.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Planaltina, Brazlândia e Santa Maria serão as regiões administrativas que receberão a programação de shows do aniversário. Nas três cidades as apresentações serão no dia 21, das 10h às 20h, com DJs, artistas locais e nacionais, além de brinquedoteca infantil, oficina de pintura de rosto, animação e aulão de dança.

Em Planaltina, se apresentarão as duplas Alisson & Ariel (15h30), Heverton&e Heverson (18h30) e Paulo & Paulino (20h). Em Brazlândia, a animação ficará por conta do cantor Miguel Santos (14h), do grupo Encosta Neu (15h30) e da dupla Roni & Ricardo (20h). Já em Santa Maria, a programação conta com Galã (14h), Junior Ferreira (15h30), Banda Imagem (17h) e Pedro Paulo & Matheus (20h).

Em Ceilândia, na Cia Lábios de Lua, terá a exibição do espetáculo musical Estação da Música Clássica – 4ª edição no dia 30, às 20h.

A Praça dos Três Poderes terá a solenidade de substituição da bandeira nacional organizada pela Casa Militar do DF | Foto Arquivo Agência Brasília

 

 

 

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90
Cívico

Entre os dias 16 e 20, o Memorial JK e o Museu do Catetinho receberão a cada dia cerca de 40 crianças em vulnerabilidade social em visitas guiadas intituladas “Descobrindo Brasília: Um passeio pela história”. No dia 18, a Secretaria de Esporte e Lazer promove uma visita aos monumentos da cidade para alunos dos centros olímpicos. No dia seguinte, a pasta realiza um passeio educativo e guiado pelo Centro Histórico de Brasília.

No dia 21, às 9h, a Praça dos Três Poderes terá a solenidade de substituição da bandeira nacional organizada pela Casa Militar do DF. No mesmo dia, às 15h, ocorre a cerimônia de outorga da Medalha ao Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro a 20 personalidades e coletivos no Museu Nacional da República. No dia 22, às 18h, ocorre a homenagem aos pioneiros de Brasília no auditório da Câmara Legislativa do DF.

Arte e palestras

Ao longo de todo o mês de abril, as estações do Metrô Galeria e Central terão a exposição de telas dos artistas plásticos Xande e Rivas, tendo Brasília como tema. Aulões de dança também serão ofertados nos espaços culturais do DF – complexos culturais de Samambaia e de Planaltina, Centro de Dança, Espaço Cultural Renato Russo e Casa do Cantador.

Já na Biblioteca Nacional de Brasília serão realizados clubes de leitura uma vez por semana com a discussão de obras de Nicolas Behr. Durante o mês ocorre a 1ª edição do Concurso Fotografia Regina Santos. Serão contempladas três categorias: fotografias de natureza, de pessoas e de arquitetura. A premiação varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil. As vencedoras ficarão expostas no Espaço Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes.

O Projeto Cantoar e as Aventuras Encantadas oferecerá oficinas no Cepi Quero Quero (Recanto das Emas), sempre às 10h. Já no Sesc Paulo Gracindo (Gama), o projeto fará uma apresentação musical no dia 17, às 10h e às 15h. O Sesc Garagem (913 Sul) recebe a apresentação do projeto no dia 19, às 15h, e no dia 21, às 17h.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

A Biblioteca Nacional de Brasília será palco para os clubes de leitura, uma vez por semana no mês de abril, com a discussão de obras de Nicolas Behr | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

Do dia 15 a 26 de abril, o Instituto Federal de Brasília (IFB) do Recanto das Emas realiza, das 8h às 12h, oficinas do projeto Cinema é Ralação. Nos dias 18, 22, 25 e 29, às 13h15, serão realizadas oficinas do Projeto LAB Biblioteca Renato Russo no CEM 11 (Recanto das Emas). No dia 19, a Casa Akotirene (Ceilândia) será o palco do Festival Sarau Voz e Alma, das 19h às 23h.

Nos dias 20 e 21, a Esplanada dos Ministérios abrigará galpões de exposições e agricultura familiar, das 10h às 18h. Ao lado da Biblioteca Nacional, das 10h às 17h, serão realizadas oficinas de break e grafite, batalha de rima e apresentação de break.

Na chamada Praça da Criança, também na Esplanada, tem apresentação circense do Circo Khronos no dia 20, às 10h30, 13h e 16h, e no dia 21 às 10h30, 13h e 14h30. Ao longo dos dois dias, a praça contará ainda com brinquedos infantis, atividades recreativas, oficinas e apresentações das 10h às 18h.

Nos dias 22 e 29, o Galpão do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedec) recebe, às 14h, o projeto Cultura alimentar, memória e resistência. Também no dia 22 tem a reabertura do Cine Brasília com a exibição do filme JK – O reinventar do Brasil, às 11h. O cinema receberá ainda no dia 30 a exibição do filme Conterrâneos Novos de Guerra, às 19h, com sessão de conversa na sequência, às 20h.

Entre os dias 22 e 24, a Galeria Risofloras (Ceilândia) terá uma exposição de arte criada pelo Programa Jovem de Expressão em exibição para os visitantes. No dia 23, todos os 16 restaurantes comunitários do Distrito Federal terão das 11h às 14h ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com o tema “Cultura alimentar em Brasília”.

No dia 25, a Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia promove ação de beleza e saúde, com debate, a partir das 9h.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

O gramado do Eixo Monumental será palco, do dia 18 ao dia 28, da Etapa Nacional do Campeonato de Balonismo, das 14h às 18h | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Esporte e Lazer

Do dia 18 a 28 de abril, o gramado do Eixo Monumental será palco da Etapa Nacional do Campeonato de Balonismo, das 14h às 18h. Entre os dias 19 e 21 ocorre o evento Brasília Bike Camp, das 8h às 22h, na Torre Digital de Brasília. Serão três dias de prova com passeio ciclístico, área de camping, praça de alimentação de food trucks, espaço kids, bungee jump e atrações musicais.

Nos dias 19 e 20, das 10h às 20h, e no dia 21, das 6h20 às 13h30, o Pontão do Lago Sul recebe o Challenge Cerrado, competição de triathlon. Já nos dias 20 e 21, a partir das 6h, ocorre a Maratona Brasília 2024, corrida de rua com largada e chegada no Museu da República, com percursos de 3 km, 5 km, 10 km, 21 km e 42 k.

Nos dias 20 e 21 terá oficina de skate na Esplanada dos Ministérios, às 10h, e pista liberada a partir das 11h. Até às 17h tem programação com DJs. No mesmo local e data terá muro de escalada, das 10h às 17h.

No sábado, 20 de abril, o PDADF terá a inauguração da Vinícola Brasília, a partir das 11h. O projeto conta com a participação de dez vinícolas localizadas na região rural do DF. No Taguaparque, nos dias 20 e 21, tem o Lazer Pet Shop, com feira de adoção, palestras, workshops, área kids e agility para animais, das 8h às 18h.

Eventos religiosos

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

No dia 18, a partir das 14h, o Padre Fábio de Melo comanda o show católico em estrutura montada no complexo Torre de TV. No dia 19, a Pedra Fundamental de Planaltina será o cenário da missa campal em ação de graças ao aniversário de Brasília, às 11h. No mesmo dia, a partir das 14h, a cantora gospel Aline Barros faz show religioso na Torre de TV.

Também no dia 19, das 17h à 1h, a Paróquia São Jorge e Santo Expedito, em Taguatinga, sob o comando do Padre Ribamar, e shows do Trio Sanfona Nova, da dupla Caio Henrique Altair e Alexandre.

Programação completa do aniversário de Brasília

Oficinas Cantoar e as Aventura Encantadas
Data: Todo o mês de abril
Horário: 10h
Local: CEPI Quero Quero – Núcleo Rural Monjolo, Recanto das Emas

Exposição de telas dos artistas plásticos Xande e Rivas sobre Brasília
Data: Todo o mês de abril
Local: Estações de metrô Galeria (Xande) e Central (Rivas)

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

1ª edição do Concurso de Fotografia Regina Santos
Data da premiação: 21 de abril
Local: Espaço Oscar Niemeyer – Praça dos Três Poderes

Aulões abertos nos espaços culturais
Data: Todo o mês de abril
Locais: Centro de Dança (St. de Autarquias Norte Q 1); Casa do Cantador (St. N Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia); Complexo Cultural de Planaltina (Avenida Uberdan Cardoso, St. Administrativo Lote 02 – Planaltina); Espaço Cultural Renato Russo (Asa Sul Comércio Residencial Sul 508 Bloco A – Asa Sul); Complexo Cultural de Samambaia | (Samambaia Sul)

Clube de leitura de autores brasilienses
Data: Realização semanal em abril
Local: Biblioteca Nacional de Brasília

Projeto Cinema é Ralação – oficinas
Data: 15 a 26/4
Horário: 8h às 12h
Local: IFB Recanto das Emas

Visita Guiada pelos Patrimônios Históricos e Culturais de Brasília
Data: 16, 17 e 19/4 no turno vespertino; 20/4 no turno matutino
Local: Memorial JK e Museu do Catetinho

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Lançamento café na Casa de Chá na Praça dos Três Poderes
Data: 16/4
Horário: 10h
Local: Casa de Chá, Praça dos Três Poderes

Projeto Cantoar e as Aventura Encantadas – apresentação teatral
Data: 17/4
Horário: 10h e às 15h
Local: Sesc Paulo Gracindo, Gama

Projeto LAB Biblioteca Renato Russo – oficinas
Data: 18/4
Horário: 13h15
Local: CEM 111, Recanto das Emas

Evento Católico com o Padre Fábio de Melo – apresentação musical
Data: 18/4
Horário: 14h
Local: Complexo da Torre de TV

Passeio em visita aos monumentos da cidade
Data: 18 e 19/4
Local: Área Central de Brasília

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Etapa Nacional do Campeonato de Balonismo
Data: 18 a 28/4
Horário: 14h às 18h
Local: Gramado do Eixo Monumental

Festival Sarau Voz e Alma
Data: 19/4
Horário: 19 à 23h
Local: Casa Akotirene – QNN 23 conjunto J casa 35, Ceilândia; Praça da Biblia, QNP 19

Projeto Cantoar e as Aventura Encantadas – apresentação teatral
Data: 19/4
Horário: 15h
Local: Sesc Garagem – Via W4 Sul Quadra 713/913

Missa Campal em Ação de Graças pelo Aniversário de Brasília
Data: 19/4
Horário: 11h
Local: Pedra Fundamental de Planaltina-DF

Evento Evangélico com Aline Barros – show
Data: 19/4
Horário: 14h
Local: Complexo da Torre de TV

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Festa da Paróquia São Jorge e Santo Expedito
Data: 19/4
Horário: 17h às 1h
Local: QNM 34, AE 5/6, Taguatinga Norte (ao lado do Shopping JK)

Competição de Triathlon Challenge Cerrado
Data: 19/4
Horário: 10h às 20h
Local: Pontão do Lago Sul

Brasília Bike Camp 2024
Data: 19/4
Horário: 8h às 21h
Local: Torre Digital de Brasília

Galpões de exposições, salão da agricultura familiar e outros
Data: 20 e 21/4
Horário: 10h às 18h
Local: Esplanada dos Ministérios, em frente a Biblioteca Nacional

Arena Hip Hop – batalha de rima, shows, oficinas e apresentações de break
Data: 20 e 21/4
Horário: a partir das 10h
Local: Esplanada dos Ministérios, ao lado da Biblioteca Nacional

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Circo Khronos – apresentação circense
Data: 20/4
Horário: 10:30h, 13h e 16h
Local: Esplanada dos Ministérios

Shows de bandas brasilienses
Data: 20/4
Horário: 15h
Local: Complexo da Torre de TV

Show Adriana Samartini
Data: 20/4
Horário: 18h
Local: Complexo da Torre de TV

Show Di Propósito
Data: 20/4
Horário: 20h
Local: Complexo da Torre de TV

Show Alok
Data: 20/4
Horário: 22h
Local: Complexo da Torre de TV

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Competição de Triathlon Challenge Cerrado
Data: 20/4
Horário: 8h às 20h
Local: Pontão do Lago Sul

Brasília Bike Camp 2024
Data: 20/4
Horário: 8h às 22h
Local: Torre Digital de Brasília

Maratona Brasília 2024
Percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km
Data: 21/4
Horário: 6h
Local: Torre Digital de Brasília

Oficina de Skate Mini Ramp – competições e apresentações musicais
Data: 21/4
Horário: a partir das 10h
Local: Esplanada dos Ministérios, ao lado da Biblioteca Nacional

Inauguração da Vinícola Brasília
Data: 20/4
Horário: 11h
Local: Projeto de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF)

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Abertura do Palco Brasília e da praça da criança
Data: 20/4
Horário: 10h às 18h
Local: Esplanada dos Ministérios, ao lado do Museu Nacional

Fliperama
Data: 20 e 21/4
Horário: Todo o dia
Local: Esplanada dos Ministérios – Ao lado da Biblioteca Nacional

Lazer Pet Stop
Data: 20 e 21/4
Horário: 8h às 18h
Local: Taguaparque

Circo Khronos
Data: 21/4
Horário: 10h30, 13h e 14h30
Local: Palco Brasília – Esplanada dos Ministérios

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Data: 21/4
Horário: 18h30
Local: Palco Brasília – Esplanada dos Ministérios

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Projeto: Cantoar e as Aventura Encantadas
Data: 21/4
Horário: 17h
Local: Sesc Garagem (Via W4 Sul Quadra 713/913)

DJs de músicas infantis
Data: 21/4
Horário: 14h
Local: Palco Brasil – Esplanada dos Ministérios

Luccas Neto
Data: 21/4
Horário: 16h
Local: Palco Brasil – Esplanada dos Ministérios

DJs locais
Data: 21/4
Horário: 18h
Local: Palco Brasil – Esplanada dos Ministérios

Xand Avião
Data: 21/4
Horário: 17h
Local: Torre de TV

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Festa da Paróquia São Jorge e Santo Expedito
Data: 21/4
Horário: 19h às 23h
Local: QNM 34, AE 5/6, Taguatinga Norte (ao lado do Shopping JK)

Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes
Data: 21/4
Horário: 9h
Local: Praça dos Três Poderes

Cerimônia de Outorga da Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro
Data: 21/4
Horário: 15h
Local: Museu Nacional da República

Competição de Triathlon Challenge Cerrado
Data: 21/4
Horário: 6h20 às 13h30
Local: Pontão do Lago Sul

Brasília Bike Camp 2024
Data: 21/4
Horário: 6h às 18h
Local: Torre Digital de Brasília

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Muro de Escalada
Data: 20/4 e 21/4
Horário: 10h às 17h
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Ao lado da Biblioteca Nacional

Programação nas RAs – Planaltina
Data: 21/4
Horário: 10h às 20h
Endereço: Planaltina

Programação nas RAs – Brazlândia
Data: 21/4
Horário: 10h às 20h
Endereço: Brazlândia

Programação nas RAs – Santa Maria
Data: 21/4
Horário: 10h às 20h
Endereço: Santa Maria

Reabertura do Cine Brasília
Data: 22/4
Horário: 11h
Endereço: Cine Brasília

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Projeto: Cultura alimentar, memória e resistência no Paranoá Oficinas
Data: 22/4
Horário: 14h
Endereço: Galpão do Cedep (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá)

Projeto: LAB Biblioteca Renato Russo
Data: 22/4
Horário: 13h15
Endereço: CEM 111 (Recanto das Emas)

Espaço Aberto Risoflora
Data: 22/4
Horário: 14h às 18h
Endereço: Galeria Risofloras (EQNM 18/20 Ceilândia Norte)

Homenagem aos Pioneiros de Brasília
Data: 22/4
Horário: 18h
Endereço: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF

Festa da Paróquia São Jorge e Santo Expedito
Data: 23/4
Horário: 17h às 23h30
Endereço: QNM 34, AE 5/6, Taguatinga Norte (ao lado do Shopping JK)

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nos Restaurantes Comunitários
Data: 23/4
Horário: 11h às 14h
Endereço: Nos 16 Restaurantes Comunitários do DF

Ação de beleza e saúde, com debate
Data: 25/4
Horário: 9h
Endereço: Casa da Mulher Brasileira (Ceilândia)

Projeto: Cultura alimentar, memória e resistência
Data: 29/4
Horário: 14h
Endereço: Galpão do Cedep (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá)

Projeto: LAB Biblioteca Renato Russo
Data: 29/4
Horário: 13h15
Endereço: CEM 111 (Recanto das Emas)

Projeto: Conterrâneos Novos de Guerra
Data: 30/4
Horário: 19h e 20h
Endereço: Cine Brasília ou Museu da República

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Estação da Música Clássica – 4ª Edição
Data: 30/4
Horário: 20h
Local: Cia Lábios da Lua (Quadra 4, Lote 16 Lojas C e D – Setor Sul – Gama)


Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Grupo de trabalho promove mulheres por meio do hip-hop

Publicado

no

Por

Coordenado pela Secretaria da Mulher, projeto irá fomentar iniciativas culturais em prol da igualdade de gênero

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) realizou a primeira reunião do grupo de trabalho (GT), instituído em 9 de maio, para a elaboração de políticas públicas das mulheres no hip-hop, e formado por 11 integrantes ー três representantes da SMDF e oito mulheres ligadas à cultura do hip-hop no DF.

O objetivo da iniciativa é elaborar e executar ações, bem como apresentar propostas para promover o público feminino do Distrito Federal e valorizar a cultura hip-hop. Durante a reunião inaugural, foram discutidos os desafios enfrentados pelas mulheres no hip-hop e as estratégias para superá-los.

“É um momento histórico para nós, nossa expectativa é que traga muitos frutos em prol do propósito de fazer o hip-hop uma ferramenta de transformação na vida da nossa sociedade”, Raíssa Miah, grafiteira

O GT vai realizar workshops, ações e palestras para promover a inclusão e o empoderamento das artistas por meio da cultura hip-hop. As atividades que serão desenvolvidas visam não só o desenvolvimento artístico, mas também o fortalecimento da autoestima e a criação de redes de apoio e solidariedade entre as participantes.

A subsecretária de Ações Temáticas e Participação Política, Dayanne Timóteo, destacou que esta é uma oportunidade de alcançar e levar iniciativas para um número maior do público feminino. “O hip-hop tem sido uma ferramenta poderosa de expressão e transformação social, e as mulheres têm desempenhado um papel crucial nesse cenário. Nosso objetivo é criar políticas que não apenas reconheçam, mas também incentivem e promovam a participação feminina no hip-hop”, afirmou a subsecretária.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Outro ponto importante do GT, composto por oito entidades da sociedade civil, é promover a igualdade de gênero. Para Vera Veronika, representante da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, a expectativa é grande por ser uma iniciativa inédita: “É a primeira vez que nós, mulheres da cultura hip-hop, estamos sendo ouvidas, respeitadas e valorizadas dentro de um aparelho político. É aqui que vamos dar o pontapé inicial para que todas as mulheres possam ser valorizadas e a cultura levada para todo o DF”, concluiu.

A grafiteira Raissa Miah, que também compõe o GT, salientou a importância de fazer a cultura circular entre a comunidade de mulheres do DF. “Essa união, em prol do propósito de levar a cultura do hip-hop, é importantíssima. É um momento histórico para nós, nossa expectativa é que traga muitos frutos em prol do propósito de fazer o hip-hop uma ferramenta de transformação na vida da nossa sociedade”, finalizou.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Agência Brasília

 

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Continuar Lendo

Cultura

Tribo da Periferia e MP se unem no combate à violência contra a mulher

Publicado

no

Por

A Tribo da Periferia lançará, às 11h sexta-feira (24/5), videoclipe de uma música em campanha de combate à violência contra a mulher

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fez uma parceria com a Tribo da Periferia para campanha de combate à violência contra a mulher.

A Tribo da Periferia lançará, às 11h sexta-feira (24/5), videoclipe de uma música com objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de enfrentar esse crime. O produto audiovisual estará disponível no canal do YouTube da dupla.

A iniciativa da campanha “Violência contra a mulher não é normal – abra os olhos, sua atitude pode mudar o final” é da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do MPDFT. A parceria com a Tribo da Periferia foi fechada por meio de um chamamento público.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

“A parceria é estratégica para atingir um público amplo e diverso, em especial a população jovem, promovendo a conscientização para o problema por meio da expressão artística”, disse a coordenadora da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do MPDFT, promotora de Justiça Fabiana Costa.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Metrópoles

Continuar Lendo

Cinema

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

Publicado

no

Por

Festival selecionará curta, média e longa metragens, além de telefilmes produzidos a partir de janeiro de 2022

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o mundo. O encontro deste ano acontece em formato híbrido, com exibições online e presenciais no Distrito Federal (DF), entre os dias 20 a 26 de outubro.

A Mostra selecionará filmes de curta, média e longa metragens e telefilmes que tenham sido produzidos a partir de janeiro de 2022, em formato digital, dos gêneros ficção, documentário, animação e experimental. O edital aceita inscrições até o dia 16 de junho.

No caso de produções cujo áudio não tenha sido captado em língua portuguesa, o filme deverá ser legendado em português, obrigatoriamente.

Os filmes nacionais podem ser inscritos por meio deste formulário, mediante uma taxa de R$ 20. Já as produções internacionais devem ser inscritas pela plataforma FilmFreeway, com taxa de inscrição de 4 dólares. Os valores arrecadados serão revertidos para a realização do próprio evento.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90
Os filmes selecionados concorrerão nas seguintes categorias:

● Melhor Filme Longa Metragem

● Melhor filme de Média Metragem ou Telefilme

● Melhor Filme Curta metragem

● Melhor Filme Júri Popular

● Melhor Direção

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

● Melhor Direção de Arte

● Melhor Fotografia

● Melhor Trilha sonora

● Melhor Montagem

● Melhor Roteiro

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

● Melhor Atriz

Mostra de Cinema Negro Adélia Sampaio

A proposta de realizar a Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio surgiu em 2014 com um edital do Ministério da Educação e Cultura. “A UnB abriu edital interno e foi quando propusemos um encontro nacional de cineastas negras com a proposta de uma mostra competitiva de cinema negro feminino”, explica Edileuza Penha, idealizadora e uma das curadoras do festival.

“Ainda em meu doutorado, em 2013, percebi a invisibilidade das mulheres cineastas. Foi quando descobri o trabalho de Adélia Sampaio e veio a ideia de homenagear uma cineasta viva — a primeira cineasta negra brasileira, que trabalhou com quase todas as figuras do cinema novo”, acrescenta Penha.

O evento é o primeiro do gênero no Brasil e celebra o pioneirismo e o talento das diretoras e produtoras negras, além de reconhecer a importância delas para a história do cinema.

“De acordo com uma pesquisa da Ancine, o cinema brasileiro é financiado para homens brancos. O percentual de mulheres é pequeno e o de negras, até 2016, quando a pesquisa foi feita, o Estado brasileiro não havia financiado nenhum filme roteirizado ou dirigido por mulheres negras”, afirma Edileuza Penha.

Quem é Adélia Sampaio

Adélia Sampaio, primeira mulher negra a dirigir um filme na América Latina, traz em seu semblante, duro e ao mesmo tempo delicado, a coragem. O conselho recebido da mãe, ‘pra cima do medo, coragem!’, a acompanhou durante toda a trajetória.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Adélia Sampaio esteve na UnB para prestigiar a V Mostra Competitiva de Cinema Negro que carrega no nome uma homenagem à cineasta / Jéssica Jerônimo

Foram necessárias ousadia e bravura para enfrentar um mercado cinematográfico que repetidamente dizia não para mulheres, principalmente as negras.

Contrariando os estereótipos racistas, que insistem em colocar a mulher preta em lugares de servidão, Adélia produziu obras de denúncia, com temas que permanecem muito atuais, abrindo caminhos para outras cineastas negras, como as que participaram das cinco edições da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio.


Fato Novo com informações e imagens: Brasil de Fato

“Eu fico muito feliz em perceber que as mulheres negras estão se juntando para realizar. Porque cinema é a arte do ajuntamento. Então, é necessário que as pessoas se colem, se juntem, criem núcleos. Não fiquem discutindo títulos. Faça. Faça e faça bem feito. E aí com certeza vai chegar. Vai chegar a vez das preta tudo filmar o que quiser. Eu pelo menos creio nisso”, contou a cineasta, em entrevista ao Brasil de Fato DF, quando esteve presente na Universidade de Brasília, no último dia de exibição da V Mostra que carrega seu nome.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90
Continuar Lendo

Mais vistas