Ligue-se a nós

Cultura

Celebração dos 64 anos de Brasília conta com programação diversa. Confira!

Publicado

no

As atividades comemorativas tiveram início no último domingo (14) e seguem por todo o mês, com shows, apresentações artísticas, atrações esportivas e programação cívica

As atividades comemorativas tiveram início no último domingo (14) e seguem por todo o mês, com shows, apresentações artísticas, atrações esportivas e programação cívica

O Governo do Distrito Federal (GDF) preparou uma programação extensa para celebrar os 64 anos de Brasília. A comemoração começou com o show do cantor Zé Vaqueiro no último domingo (14), no Taguaparque, e segue por todo o mês com diferentes atrações gratuitas, que vão desde apresentações musicais e artísticas até eventos esportivos e cívicos se estendendo por toda a cidade. O grande destaque é a performance do DJ Alok no dia 20, na Esplanada dos Ministérios.

O ápice da noite do dia 20 no gramado da Esplanada dos Ministérios é com o DJ Alok, a partir das 22h, que fará performance no Palco Pirâmide | Fotos Paulo H. Carvalho

“O aniversário de Brasília é um dos nossos eventos anuais que representa uma grande oportunidade para promovermos a descentralização da cultura no Distrito Federal, valorizando a diversidade e alcançando o maior número de regiões”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes. “Queremos que não seja apenas uma celebração, mas um marco de inclusão e participação de toda a comunidade brasiliense nas manifestações culturais”, completa.

Show

Na véspera do aniversário de Brasília, em 20 de abril, grupos da cidade se apresentarão a partir das 15h em estrutura montada no complexo da Torre de TV. No dia seguinte, o espaço receberá a apresentação do cantor Xand Avião, às 17h.

No gramado da Esplanada dos Ministérios, a festa do dia 20 começa a partir das 18h com Adriana Samartini e, às 20h, tem o show do grupo de pagode Di Propósito, ambos no Palco Brasil. O ápice da noite é com o DJ Alok a partir das 22h no Palco Pirâmide. No dia seguinte, a área central receberá apresentações de DJs infantis, às 14h; de DJs locais, a partir das 18h; do cantor Luccas Neto, a partir das 16h; e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, às 18h30.

Grupos da cidade se apresentarão a partir das 15h em estrutura montada no complexo da Torre de TV. No dia seguinte, o espaço receberá a apresentação do cantor Xand Avião, às 17h | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

Na Arena Hip-Hop, também na Esplanada dos Ministérios, a programação tem início às 13h com apresentação de DJs, cantores do movimento rap e batalha de MC.

A Torre Digital de Brasília também será palco de apresentações musicais. Na sexta-feira (19), às 21h, tem show do grupo Biquini. No dia 20 é a vez da Banda Ale, às 21h. No domingo (21), a partir das 18h, se apresenta o sambista Jorge Aragão.

Anúncio

Planaltina, Brazlândia e Santa Maria serão as regiões administrativas que receberão a programação de shows do aniversário. Nas três cidades as apresentações serão no dia 21, das 10h às 20h, com DJs, artistas locais e nacionais, além de brinquedoteca infantil, oficina de pintura de rosto, animação e aulão de dança.

Em Planaltina, se apresentarão as duplas Alisson & Ariel (15h30), Heverton&e Heverson (18h30) e Paulo & Paulino (20h). Em Brazlândia, a animação ficará por conta do cantor Miguel Santos (14h), do grupo Encosta Neu (15h30) e da dupla Roni & Ricardo (20h). Já em Santa Maria, a programação conta com Galã (14h), Junior Ferreira (15h30), Banda Imagem (17h) e Pedro Paulo & Matheus (20h).

Em Ceilândia, na Cia Lábios de Lua, terá a exibição do espetáculo musical Estação da Música Clássica – 4ª edição no dia 30, às 20h.

A Praça dos Três Poderes terá a solenidade de substituição da bandeira nacional organizada pela Casa Militar do DF | Foto Arquivo Agência Brasília

 

 

 

Anúncio
Cívico

Entre os dias 16 e 20, o Memorial JK e o Museu do Catetinho receberão a cada dia cerca de 40 crianças em vulnerabilidade social em visitas guiadas intituladas “Descobrindo Brasília: Um passeio pela história”. No dia 18, a Secretaria de Esporte e Lazer promove uma visita aos monumentos da cidade para alunos dos centros olímpicos. No dia seguinte, a pasta realiza um passeio educativo e guiado pelo Centro Histórico de Brasília.

No dia 21, às 9h, a Praça dos Três Poderes terá a solenidade de substituição da bandeira nacional organizada pela Casa Militar do DF. No mesmo dia, às 15h, ocorre a cerimônia de outorga da Medalha ao Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro a 20 personalidades e coletivos no Museu Nacional da República. No dia 22, às 18h, ocorre a homenagem aos pioneiros de Brasília no auditório da Câmara Legislativa do DF.

Arte e palestras

Ao longo de todo o mês de abril, as estações do Metrô Galeria e Central terão a exposição de telas dos artistas plásticos Xande e Rivas, tendo Brasília como tema. Aulões de dança também serão ofertados nos espaços culturais do DF – complexos culturais de Samambaia e de Planaltina, Centro de Dança, Espaço Cultural Renato Russo e Casa do Cantador.

Já na Biblioteca Nacional de Brasília serão realizados clubes de leitura uma vez por semana com a discussão de obras de Nicolas Behr. Durante o mês ocorre a 1ª edição do Concurso Fotografia Regina Santos. Serão contempladas três categorias: fotografias de natureza, de pessoas e de arquitetura. A premiação varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil. As vencedoras ficarão expostas no Espaço Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes.

O Projeto Cantoar e as Aventuras Encantadas oferecerá oficinas no Cepi Quero Quero (Recanto das Emas), sempre às 10h. Já no Sesc Paulo Gracindo (Gama), o projeto fará uma apresentação musical no dia 17, às 10h e às 15h. O Sesc Garagem (913 Sul) recebe a apresentação do projeto no dia 19, às 15h, e no dia 21, às 17h.

Anúncio

A Biblioteca Nacional de Brasília será palco para os clubes de leitura, uma vez por semana no mês de abril, com a discussão de obras de Nicolas Behr | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

Do dia 15 a 26 de abril, o Instituto Federal de Brasília (IFB) do Recanto das Emas realiza, das 8h às 12h, oficinas do projeto Cinema é Ralação. Nos dias 18, 22, 25 e 29, às 13h15, serão realizadas oficinas do Projeto LAB Biblioteca Renato Russo no CEM 11 (Recanto das Emas). No dia 19, a Casa Akotirene (Ceilândia) será o palco do Festival Sarau Voz e Alma, das 19h às 23h.

Nos dias 20 e 21, a Esplanada dos Ministérios abrigará galpões de exposições e agricultura familiar, das 10h às 18h. Ao lado da Biblioteca Nacional, das 10h às 17h, serão realizadas oficinas de break e grafite, batalha de rima e apresentação de break.

Na chamada Praça da Criança, também na Esplanada, tem apresentação circense do Circo Khronos no dia 20, às 10h30, 13h e 16h, e no dia 21 às 10h30, 13h e 14h30. Ao longo dos dois dias, a praça contará ainda com brinquedos infantis, atividades recreativas, oficinas e apresentações das 10h às 18h.

Nos dias 22 e 29, o Galpão do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedec) recebe, às 14h, o projeto Cultura alimentar, memória e resistência. Também no dia 22 tem a reabertura do Cine Brasília com a exibição do filme JK – O reinventar do Brasil, às 11h. O cinema receberá ainda no dia 30 a exibição do filme Conterrâneos Novos de Guerra, às 19h, com sessão de conversa na sequência, às 20h.

Entre os dias 22 e 24, a Galeria Risofloras (Ceilândia) terá uma exposição de arte criada pelo Programa Jovem de Expressão em exibição para os visitantes. No dia 23, todos os 16 restaurantes comunitários do Distrito Federal terão das 11h às 14h ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com o tema “Cultura alimentar em Brasília”.

No dia 25, a Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia promove ação de beleza e saúde, com debate, a partir das 9h.

Anúncio

O gramado do Eixo Monumental será palco, do dia 18 ao dia 28, da Etapa Nacional do Campeonato de Balonismo, das 14h às 18h | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Esporte e Lazer

Do dia 18 a 28 de abril, o gramado do Eixo Monumental será palco da Etapa Nacional do Campeonato de Balonismo, das 14h às 18h. Entre os dias 19 e 21 ocorre o evento Brasília Bike Camp, das 8h às 22h, na Torre Digital de Brasília. Serão três dias de prova com passeio ciclístico, área de camping, praça de alimentação de food trucks, espaço kids, bungee jump e atrações musicais.

Nos dias 19 e 20, das 10h às 20h, e no dia 21, das 6h20 às 13h30, o Pontão do Lago Sul recebe o Challenge Cerrado, competição de triathlon. Já nos dias 20 e 21, a partir das 6h, ocorre a Maratona Brasília 2024, corrida de rua com largada e chegada no Museu da República, com percursos de 3 km, 5 km, 10 km, 21 km e 42 k.

Nos dias 20 e 21 terá oficina de skate na Esplanada dos Ministérios, às 10h, e pista liberada a partir das 11h. Até às 17h tem programação com DJs. No mesmo local e data terá muro de escalada, das 10h às 17h.

No sábado, 20 de abril, o PDADF terá a inauguração da Vinícola Brasília, a partir das 11h. O projeto conta com a participação de dez vinícolas localizadas na região rural do DF. No Taguaparque, nos dias 20 e 21, tem o Lazer Pet Shop, com feira de adoção, palestras, workshops, área kids e agility para animais, das 8h às 18h.

Eventos religiosos

Anúncio

No dia 18, a partir das 14h, o Padre Fábio de Melo comanda o show católico em estrutura montada no complexo Torre de TV. No dia 19, a Pedra Fundamental de Planaltina será o cenário da missa campal em ação de graças ao aniversário de Brasília, às 11h. No mesmo dia, a partir das 14h, a cantora gospel Aline Barros faz show religioso na Torre de TV.

Também no dia 19, das 17h à 1h, a Paróquia São Jorge e Santo Expedito, em Taguatinga, sob o comando do Padre Ribamar, e shows do Trio Sanfona Nova, da dupla Caio Henrique Altair e Alexandre.

Programação completa do aniversário de Brasília

Oficinas Cantoar e as Aventura Encantadas
Data: Todo o mês de abril
Horário: 10h
Local: CEPI Quero Quero – Núcleo Rural Monjolo, Recanto das Emas

Exposição de telas dos artistas plásticos Xande e Rivas sobre Brasília
Data: Todo o mês de abril
Local: Estações de metrô Galeria (Xande) e Central (Rivas)

Anúncio

1ª edição do Concurso de Fotografia Regina Santos
Data da premiação: 21 de abril
Local: Espaço Oscar Niemeyer – Praça dos Três Poderes

Aulões abertos nos espaços culturais
Data: Todo o mês de abril
Locais: Centro de Dança (St. de Autarquias Norte Q 1); Casa do Cantador (St. N Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia); Complexo Cultural de Planaltina (Avenida Uberdan Cardoso, St. Administrativo Lote 02 – Planaltina); Espaço Cultural Renato Russo (Asa Sul Comércio Residencial Sul 508 Bloco A – Asa Sul); Complexo Cultural de Samambaia | (Samambaia Sul)

Clube de leitura de autores brasilienses
Data: Realização semanal em abril
Local: Biblioteca Nacional de Brasília

Projeto Cinema é Ralação – oficinas
Data: 15 a 26/4
Horário: 8h às 12h
Local: IFB Recanto das Emas

Visita Guiada pelos Patrimônios Históricos e Culturais de Brasília
Data: 16, 17 e 19/4 no turno vespertino; 20/4 no turno matutino
Local: Memorial JK e Museu do Catetinho

Anúncio

Lançamento café na Casa de Chá na Praça dos Três Poderes
Data: 16/4
Horário: 10h
Local: Casa de Chá, Praça dos Três Poderes

Projeto Cantoar e as Aventura Encantadas – apresentação teatral
Data: 17/4
Horário: 10h e às 15h
Local: Sesc Paulo Gracindo, Gama

Projeto LAB Biblioteca Renato Russo – oficinas
Data: 18/4
Horário: 13h15
Local: CEM 111, Recanto das Emas

Evento Católico com o Padre Fábio de Melo – apresentação musical
Data: 18/4
Horário: 14h
Local: Complexo da Torre de TV

Passeio em visita aos monumentos da cidade
Data: 18 e 19/4
Local: Área Central de Brasília

Anúncio

Etapa Nacional do Campeonato de Balonismo
Data: 18 a 28/4
Horário: 14h às 18h
Local: Gramado do Eixo Monumental

Festival Sarau Voz e Alma
Data: 19/4
Horário: 19 à 23h
Local: Casa Akotirene – QNN 23 conjunto J casa 35, Ceilândia; Praça da Biblia, QNP 19

Projeto Cantoar e as Aventura Encantadas – apresentação teatral
Data: 19/4
Horário: 15h
Local: Sesc Garagem – Via W4 Sul Quadra 713/913

Missa Campal em Ação de Graças pelo Aniversário de Brasília
Data: 19/4
Horário: 11h
Local: Pedra Fundamental de Planaltina-DF

Evento Evangélico com Aline Barros – show
Data: 19/4
Horário: 14h
Local: Complexo da Torre de TV

Anúncio

Festa da Paróquia São Jorge e Santo Expedito
Data: 19/4
Horário: 17h às 1h
Local: QNM 34, AE 5/6, Taguatinga Norte (ao lado do Shopping JK)

Competição de Triathlon Challenge Cerrado
Data: 19/4
Horário: 10h às 20h
Local: Pontão do Lago Sul

Brasília Bike Camp 2024
Data: 19/4
Horário: 8h às 21h
Local: Torre Digital de Brasília

Galpões de exposições, salão da agricultura familiar e outros
Data: 20 e 21/4
Horário: 10h às 18h
Local: Esplanada dos Ministérios, em frente a Biblioteca Nacional

Arena Hip Hop – batalha de rima, shows, oficinas e apresentações de break
Data: 20 e 21/4
Horário: a partir das 10h
Local: Esplanada dos Ministérios, ao lado da Biblioteca Nacional

Anúncio

Circo Khronos – apresentação circense
Data: 20/4
Horário: 10:30h, 13h e 16h
Local: Esplanada dos Ministérios

Shows de bandas brasilienses
Data: 20/4
Horário: 15h
Local: Complexo da Torre de TV

Show Adriana Samartini
Data: 20/4
Horário: 18h
Local: Complexo da Torre de TV

Show Di Propósito
Data: 20/4
Horário: 20h
Local: Complexo da Torre de TV

Show Alok
Data: 20/4
Horário: 22h
Local: Complexo da Torre de TV

Anúncio

Competição de Triathlon Challenge Cerrado
Data: 20/4
Horário: 8h às 20h
Local: Pontão do Lago Sul

Brasília Bike Camp 2024
Data: 20/4
Horário: 8h às 22h
Local: Torre Digital de Brasília

Maratona Brasília 2024
Percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km
Data: 21/4
Horário: 6h
Local: Torre Digital de Brasília

Oficina de Skate Mini Ramp – competições e apresentações musicais
Data: 21/4
Horário: a partir das 10h
Local: Esplanada dos Ministérios, ao lado da Biblioteca Nacional

Inauguração da Vinícola Brasília
Data: 20/4
Horário: 11h
Local: Projeto de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF)

Anúncio

Abertura do Palco Brasília e da praça da criança
Data: 20/4
Horário: 10h às 18h
Local: Esplanada dos Ministérios, ao lado do Museu Nacional

Fliperama
Data: 20 e 21/4
Horário: Todo o dia
Local: Esplanada dos Ministérios – Ao lado da Biblioteca Nacional

Lazer Pet Stop
Data: 20 e 21/4
Horário: 8h às 18h
Local: Taguaparque

Circo Khronos
Data: 21/4
Horário: 10h30, 13h e 14h30
Local: Palco Brasília – Esplanada dos Ministérios

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Data: 21/4
Horário: 18h30
Local: Palco Brasília – Esplanada dos Ministérios

Anúncio

Projeto: Cantoar e as Aventura Encantadas
Data: 21/4
Horário: 17h
Local: Sesc Garagem (Via W4 Sul Quadra 713/913)

DJs de músicas infantis
Data: 21/4
Horário: 14h
Local: Palco Brasil – Esplanada dos Ministérios

Luccas Neto
Data: 21/4
Horário: 16h
Local: Palco Brasil – Esplanada dos Ministérios

DJs locais
Data: 21/4
Horário: 18h
Local: Palco Brasil – Esplanada dos Ministérios

Xand Avião
Data: 21/4
Horário: 17h
Local: Torre de TV

Anúncio

Festa da Paróquia São Jorge e Santo Expedito
Data: 21/4
Horário: 19h às 23h
Local: QNM 34, AE 5/6, Taguatinga Norte (ao lado do Shopping JK)

Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes
Data: 21/4
Horário: 9h
Local: Praça dos Três Poderes

Cerimônia de Outorga da Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro
Data: 21/4
Horário: 15h
Local: Museu Nacional da República

Competição de Triathlon Challenge Cerrado
Data: 21/4
Horário: 6h20 às 13h30
Local: Pontão do Lago Sul

Brasília Bike Camp 2024
Data: 21/4
Horário: 6h às 18h
Local: Torre Digital de Brasília

Anúncio

Muro de Escalada
Data: 20/4 e 21/4
Horário: 10h às 17h
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Ao lado da Biblioteca Nacional

Programação nas RAs – Planaltina
Data: 21/4
Horário: 10h às 20h
Endereço: Planaltina

Programação nas RAs – Brazlândia
Data: 21/4
Horário: 10h às 20h
Endereço: Brazlândia

Programação nas RAs – Santa Maria
Data: 21/4
Horário: 10h às 20h
Endereço: Santa Maria

Reabertura do Cine Brasília
Data: 22/4
Horário: 11h
Endereço: Cine Brasília

Anúncio

Projeto: Cultura alimentar, memória e resistência no Paranoá Oficinas
Data: 22/4
Horário: 14h
Endereço: Galpão do Cedep (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá)

Projeto: LAB Biblioteca Renato Russo
Data: 22/4
Horário: 13h15
Endereço: CEM 111 (Recanto das Emas)

Espaço Aberto Risoflora
Data: 22/4
Horário: 14h às 18h
Endereço: Galeria Risofloras (EQNM 18/20 Ceilândia Norte)

Homenagem aos Pioneiros de Brasília
Data: 22/4
Horário: 18h
Endereço: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF

Festa da Paróquia São Jorge e Santo Expedito
Data: 23/4
Horário: 17h às 23h30
Endereço: QNM 34, AE 5/6, Taguatinga Norte (ao lado do Shopping JK)

Anúncio

Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nos Restaurantes Comunitários
Data: 23/4
Horário: 11h às 14h
Endereço: Nos 16 Restaurantes Comunitários do DF

Ação de beleza e saúde, com debate
Data: 25/4
Horário: 9h
Endereço: Casa da Mulher Brasileira (Ceilândia)

Projeto: Cultura alimentar, memória e resistência
Data: 29/4
Horário: 14h
Endereço: Galpão do Cedep (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá)

Projeto: LAB Biblioteca Renato Russo
Data: 29/4
Horário: 13h15
Endereço: CEM 111 (Recanto das Emas)

Projeto: Conterrâneos Novos de Guerra
Data: 30/4
Horário: 19h e 20h
Endereço: Cine Brasília ou Museu da República

Anúncio

Estação da Música Clássica – 4ª Edição
Data: 30/4
Horário: 20h
Local: Cia Lábios da Lua (Quadra 4, Lote 16 Lojas C e D – Setor Sul – Gama)


Cultura

Estudantes da rede pública celebram 100 anos de Fernando Sabino em mostra de cinema

Publicado

no

Por

Alunos puderam aproveitar a programação com filmes e rodas de leitura na abertura realizada no Cine Brasília

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) celebra o centenário de nascimento de um dos mais importantes autores nacionais com visitas dos alunos da rede pública de ensino do DF à Mostra de Cinema 100 anos de Fernando Sabino. Nesta quinta (10), ocorreu a abertura oficial da mostra, realizada no Cine Brasília. Até a próxima quarta (16), o Sesc de Ceilândia e de Taguatinga Norte também exibirão longas e curtas-metragens inspirados na obra do autor.

A previsão é que centenas de alunos participem do evento durante os três dias de mostra, que contam com três sessões por dia. O Cine Brasília dispõe de 600 lugares para cada sessão, enquanto o Sesc de Ceilândia tem 450 lugares e o Sesc de Taguatinga Norte possui 200 lugares. O evento é gratuito e também está aberto para o público geral.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, esteve presente na abertura do evento, ao lado de Bernardo Sabino, filho de Fernando Sabino, e do diretor da TV e Rádio Legislativa, da Câmara Legislativa do DF, Saulo Santos Diniz, que também é sobrinho do escritor.


“Quem quiser crescer e se tornar um profissional de excelência tem que ler. A leitura é importante. Nunca parem de ler. Entrem na obra de Fernando Sabino, grande escritor brasileiro, que levou muita leveza à literatura brasileira contemporânea”, incentivou a secretária.

Anúncio

Cinema e literatura

A secretária Hélvia Paranaguá incentivou a leitura em sua fala na abertura da mostra

Idealizadora do projeto, a curadora e produtora cultural Cláudia Queiróz comentou a relevância da mostra: “A obra de Sabino tem importância também para o cinema, pela capacidade de se transformar em narrativas envolventes e de grande apelo popular”.

A celebração do centenário foi oficialmente reconhecida pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou a Lei nº 14.794 que institui o ano de 2024 como o Ano Nacional Fernando Sabino. A deputada federal Bia Kicis, autora do projeto de lei, também prestigiou a abertura da mostra.


“A secretária Hélvia sempre apoia essas iniciativas e quer fazer o melhor para os estudantes do DF, e Fernando Sabino é um dos maiores cronistas do nosso país”, disse a deputada. “Ele escrevia muito, não só para adultos, mas para jovens e crianças”, completou a parlamentar.


Aprender com arte

Estudantes da rede pública de ensino do DF participaram da abertura oficial da mostra, realizada no Cine Brasília

A professora de língua portuguesa e literatura do centro educacional (CED) 04 de Taguatinga, Beatriz Soares, comentou sobre o evento. “Esse projeto apareceu como o casamento perfeito da disciplina que estou ofertando, que se chama A Vida é uma arte sem fim, e trabalha com conto, crônica e poesia. Trabalhei exatamente com o Fernando Sabino, com a apresentação de curtas-metragens”, celebrou.

Para ela, a mostra foi também a oportunidade de os estudantes conhecerem o Cine Brasília, a maior sala de cinema da cidade. “É uma oportunidade para eles terem esse contato com a literatura, que é uma abertura para novos mundos. O aluno que lê tem uma performance muito melhor, sabe argumentar e consegue estabelecer diálogo com as pessoas”, comentou a professora.

A aluna Rafaella Alves, 16 anos, gostou do projeto, e disse que é uma ávida consumidora de livros. “Fui introduzida à literatura desde pequena, principalmente pela minha mãe, que é jornalista. É muito importante a literatura, ainda mais no ensino médio. Ela ajuda a aumentar o nosso conhecimento, pois amplia a visão de mundo”, comentou.

Programação

Anúncio
Continuar Lendo

Animação

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças

Publicado

no

Por

Em celebração ao Mês das Crianças, a TV Brasil estreia quatro novas séries infantis

A partir do dia 7 de outubro, as novidades serão exibidas de segunda a sábado, entre 7h e 12h, compondo a faixa infantil TV Brasil Animada.

As produções nacionais prometem entreter e educar, explorando temas como biodiversidade, música, história e preservação ambiental. As obras foram realizadas por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas.

Confira as novidades:
Missão 347
Brasília (DF) 04/10/2024 TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças. Foto TV Brasil

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças. Foto TV Brasil

Uma família alienígena explora a rica biodiversidade da Terra com o objetivo de catalogar novos alimentos para seu planeta de origem, que sofre com a escassez de recursos. A série oferece uma jornada educativa sobre a importância da preservação ambiental.
Sol em Dó Ré Mi
Brasília (DF) 04/10/2024 TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças. Foto TV Brasil

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças.Foto TV Brasil

Nesta animação, a pequena pianista Sol embarca em grandes aventuras no mundo encantado de Dó Ré Mi, onde instrumentos musicais ganham vida. Por meio da música, Sol aprende que até as tarefas diárias podem ser incrivelmente divertidas e cheias de criatividade.

Passado da Hora
Brasília (DF) 04/10/2024 TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças. Foto TV Brasil

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças.  Foto: TV Brasil

A série acompanha Isadora, uma menina de 12 anos que é levada por uma coruja da sabedoria para um mundo mágico da história. No museu do Passado da Hora, Isadora conhece personagens históricos que despertam sua curiosidade sobre diferentes épocas, oferecendo uma nova perspectiva sobre o mundo.

O Cerrado e Outros Bichos
Brasília (DF) 04/10/2024 TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças. Foto TV Brasil

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças. Foto  TV Brasil

Dois adolescentes viciados em tecnologia, descobrem um portal que os conecta com o universo mitológico brasileiro. Em um plano macabro, o temido Mall Corp (José Abreu) desenvolve o monstro Toxic, para concretizar seus planos de transformar o planeta num local inteiramente cinza e implantar suas “bolhas imobiliárias”, únicos locais onde será possível viver. Porém, ele não contava com a esperteza dos jovens, que se unem ao velho ancestral Nonda (Ailton Krenak) para tentar desfazer essa trama. A série infanto-juvenil será exibida sempre às 12h.

Sobre o Prodav TVs Públicas

O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente. A proposta é ofertar esse conteúdo para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todas as emissoras de televisão do campo público que fazem parte do projeto.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Saiba como sintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.

Anúncio

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Agência Brasil

Continuar Lendo

Cultura

Mafalda chega aos 60 anos inspirando artistas e ativistas

Publicado

no

Por

Personagem é referência para lutas populares na Argentina

A personagem mais rebelde dos quadrinhos latino-americanos chega aos 60 anos ainda provocativa. Mafalda, do cartunista argentino Quino, tornou-se inspiração para novas gerações do seu país e do mundo. É como se a “criatura” tivesse ganhado vida própria, para além do seu “criador”, falecido em 2020.

cartunista argentino Quino posa diante de sua personagem cômica mais famosa, Mafalda, durante a cerimônia de abertura da exposição de suas obras no Museu do Humor de Buenos Aires

Cartunista argentino Quino durante a cerimônia de abertura da exposição de suas obras no Museu do Humor de Buenos Aires – Foto: Arquivo/Reuters/Enrique Marcarian/Direitos reservados

As frases ácidas e veia crítica de Mafalda estimulam debates em salas de aula, escolas de arte e quadrinhos. Também é “presença” recorrente em camisetas e bandeiras de protestos políticos, especialmente quando o assunto é a própria Argentina.

Desde a posse de Javier Milei na presidência, o país vive uma onda de protestos, aumento da pobreza e restrições à liberdade de expressão. O sistema de comunicação pública foi completamente desestruturado.


“Creio que Mafalda deveria voltar com força total, já que, em tempos de Javier Milei na presidência, é mais que necessário uma voz crítica e contundente como a da personagem criada por Quino”, acredita o chargista brasileiro, Carlos Lattuf.


artista plástica argentina Jorgela Argañaras lembra que passou a infância na Patagônia argentina lendo Mafalda, rindo e repetindo suas tiradas. O inconformismo da personagem com o mundo adulto ajudou Jorgela a não se sentir tão sozinha em sua pré-adolescência.

“Era muito bom vê-la no corpo de uma menina rebelde e confrontando com muito humor a atitude sexista de Susanita, a ingenuidade de Felipe, a falta de jeito de Manolo”, lembra Jorgela.

Brasília (DF), 29/09/2024 - Artista plástica argentina Jorgela Argañaras. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Brasília (DF), 29/09/2024 – Artista plástica argentina Jorgela Argañaras. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação


“Mafalda ficaria horrorizada com esse governo argentino. Imagino ela levantando bandeiras acompanhando os aposentados nas marchas, defendendo avós e mães. Imagino-a indignada com o ‘uso da palavra Liberdade’ num governo que não aceita a diferença.”


Agustín Lecchi, secretário-geral do Sindicato de Imprensa de Buenos Aires, considera que a Argentina vive hoje um dos piores momentos para a liberdade de expressão e para o exercício do jornalismo.

Anúncio
Brasília (DF), 29/09/2024 - Agustín Lecchi, secretário-geral do Sindicato de Imprensa de Buenos Aires. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Brasília (DF), 29/09/2024 – Agustín Lecchi, secretário-geral do Sindicato de Imprensa de Buenos Aires. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

“Prova disso são os ataques aos meios comunicação e aos jornalistas, a censura aos meios públicos e o ataque aos meios comunitários, em particular ao seu financiamento”, cita Agustín.


“Não tenho dúvida que presidente Milei atacaria Mafalda e Quino como ataca a expressão popular, artística, jornalística. Recentemente, foi publicado, inclusive, um decreto contra a lei de acesso à informação pública, que afeta diretamente nosso trabalho e o direito da população.”


Inspiração

A personagem de Quino também é referência para artistas e educadoras brasileiras. A quadrinista May Solimar aprendeu com Mafalda que é possível expressar em linguagem simples e lúdica as reflexões mais complexas.

Brasília (DF), 29/09/2024 - Quadrinista May Solimar. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Brasília (DF), 29/09/2024 – Quadrinista May Solimar. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

May lembra da personagem quando produz quadrinhos que tratam do combate ao machismo e do racismo, assim como quando ilustra as  vivências de mulheres pretas, mães solo.


“A Mafalda é uma inspiração incrível. Um símbolo de ativismo. Ela atinge vários públicos e fala como todo mundo entende. Mostra a arte como forma de ligação das pessoas com lutas importante”, destaca May.


professora e agente de turismo Taina Gonçalves também tem Mafalda como referência. Atualmente morando em Buenos Aires, ela trabalha como guia e orientadora, especialmente de brasileiros que vão estudar medicina na Argentina.

“Mafalda é sempre atual com seus questionamentos. Como educadora uso as tirinhas para ensinar meus alunos para além do idioma. Ela me ajuda a incentivá-los como seres humanos”, conta Taina.

Brasília (DF), 29/09/2024 - Taina Gonçalves, professora e guia de turismo. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Brasília (DF), 29/09/2024 – Taina Gonçalves, professora e guia de turismo. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Agência Brasil

Anúncio

Continuar Lendo

Mais vistas