5 episódios serão exibidos em modelo de maratona pelo canal, muito provavelmente dublados
O canal por assinatura Adult Swim finalmente programou a estreia da série Dragon Ball Daimaem sua grade, algo que já era previsto há alguns meses. Apesar de ainda não ter sido feito um pronunciamento oficial nas redes da emissora paga, grades de programação das operadoras já mostram a exibição na próxima sexta, dia 25, a partir das 18h.
De acordo com a grade, será uma maratona de 5 episódios, logo após uma outra maratona de animês, que começa com Naruto às 14h34, seguido por Boruto às 15h22 e Dragon Ball Z às 15h48. Apesar do streaming da Warner, a Max, disponibilizar o animê apenas legendado, espera-se que o Adult Swim transmita os 5 episódios com dublagem em português.
Reprises estão agendadas para meia-noite de sexta pra sábado, sábado às 16h20, domingo 00h15 e 14h50 e na segunda 00h15.
Feita pelo estúdio UniDub (que dubla lançamentos da franquia desde o filme A Batalha dos Deuses), a versão brasileira teve uma pré-estreia nos cinemas em fevereiro, numa curtíssima campanha de uma semana. Úrsula Bezerra (que fez o protagonista em Dragon Ball GT e na redublagem de Dragon Ball) retornou para dublar a versão pequena do Goku, assim como outros nomes ainda em atividade retornaram para as pontas de seus respectivos personagens.
Nas demais versões “mini” principais, João Vitor Mafra interpreta Vegeta, Luiz Henrique Amorim é o Shin, Luiza Porto a Bulma e Bruno Casemiro o Piccolo. A direção de dublagem foi dividida entre a própria Úrsula e Glauco Marques (One Piece).
Estreando em 11 de outubro de 2024, Dragon Ball Daima é uma série produzida em comemoração aos 40 anos da primeira publicação do mangá de Dragon Ball, contando ao todo com 20 episódios — confira nossa crítica aqui.
Na trama, Goku, Vegeta e boa parte da galeria de personagens que conhecemos se tornam crianças, devido ao pedido a Shen-long feito pela dupla de Majins Gomah e Degesu. A turma deve então viajar por novos mundos em busca de resolver essa situação, enquanto descobrimos alguns segredos sobre os personagens do universo de Dragon Ball.
O desenho de personagens é assinado por Akira Toriyama, que também esteve envolvido na produção, ao menos com relação à concepção da série, sendo portanto seu último trabalho em vida com a franquia — ele faleceu no dia 1º de março do ano passado.
Yoshitaka Yashima, diretor de animação de Dragon Ball Super e de diversos Digimon, assina a direção em conjunto com Aya Komaki, que dirigiu os episódios 892-961 de One Piece. Katsuyoshi Nakatsuru (Dragon Ball Z) adaptou o conceito visual de Toriyama, enquanto o roteiro ficou por conta de Yuuko Kakihara, que fez a ambientação e roteiro do remake de Urusei Yatsura.
A série é exibida legendada por aqui via streaming pela Crunchyroll, Claro Vídeo, Max e Netflix.
Sobre Dragon Ball
Dragon Ballsurgiu como mangá em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump. Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.
Publicidade
Os quadrinhos viraram uma série animada em 1986, pela Toei Animation. Após 153 episódios, continuou com o título Dragon BallZ, a partir de 1989. Com os personagens mais velhos, em Dragon Ball Z o foco se consolida na ação, com Goku e outros lutadores enfrentando grandes ameaças contra a Terra.
O mangá original foi publicado no Brasil a partir de 2000, pela Conrad Editora e posteriormente foi republicado pela Panini. O animê Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo, finalizada pela DPN. Uma outra reprise, dessa vez com todos os episódios dublados na Álamo, aconteceu posteriormente no Cartoon Network e Tooncast. Via streaming, foi ao ar pela Crunchyroll, Globoplay e Claro Vídeo.
Dragon Ball Z estreou no Brasil pelo Cartoon Network e Bandeirantes em 1999, sendo exibido também pela Rede Globo a partir de 2001. Mais recentemente, teve exibição em HD pela Rede Brasil. Via streaming, foi ao ar pela Crunchyroll e Prime Video.
Dragon Ball Super, sequência da história da série de TV produzida em 2015, é exibido legendado na Crunchyroll, tendo passagem com dublagem pelo Cartoon Network, Warner Channel e Band. Um mangá derivado é publicado pela Panini.
A Panini publicou também uma Edição Definitiva do mangá original (que saiu parcialmente pela Conrad também).