Por meio da atividade, que estimula a aprendizagem criativa, os alunos produzem óleo essencial e sabão em barra
Do ensino médio à pesquisa científica, quatro estudantes do Centro Educacional (CED) 08 do Gama desenvolveram um experimento de síntese do etanol a partir da fermentação da sacarose, presente na cana-de-açúcar. O projeto conquistou o vice-campeonato na etapa regional do Circuito de Ciências, em 2024, e foi um dos 25 selecionados para compor a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral.
Os estudantes do terceiro ano do ensino médio Emanuel Lacerda, Artur Gontijo, João Pedro Gonçalves e Itallo Victor, todos de 17 anos, uniram-se em um projeto da escola para testar hipóteses, quantidades e matérias-primas diversas até conseguirem produzir o etanol. Com instrumentos de baixo custo, como garrafa PET, panela de pressão, recipiente de alumínio, mangueira e becker, eles alcançaram o sucesso no experimento realizado no laboratório da escola.
“Foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Vimos na prática o que não conseguíamos ver dentro da sala de aula, na teoria”, afirma Artur Gontijo, estudante
Empolgados com o mecanismo de transformação do caldo de cana em etanol, os alunos explicaram o processo, desde o início, envolvendo os agricultores, com o plantio e a colheita da cana-de-açúcar até a fermentação, e a etapa bioquímica, que compreende a separação molecular de cada composto.
Artur Gontijo conta ter gostado da experiência: “Foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o assunto, e não só o professor falando. Vimos na prática o que não conseguíamos ver dentro da sala de aula, na teoria”.
Emanuel Lacerda, por sua vez, se identificou bastante com a área e já está buscando a profissionalização. “Eu já me interessava muito por esse tema; agora, fazendo na prática, gostei ainda mais. Inclusive, eu me inscrevi para ser assistente de laboratório da Embrapa”.
Metodologia ativa