A Songsan Motor, que recria modelos de automóveis icônicos e já consagrados, lançou uma van híbrida chamada Songsan Summer, uma “homenagem” à lendária Volkswagen Kombi. Muitos apelidariam a criação de “Kombi do Shopee”, uma forma bem-humorada de se referir a produtos inspirados em itens originais, mas com acabamento diferente.
Trata-se de uma minivan de sete lugares e oito portas que incorpora um sistema híbrido plug-in que combina um motor turbo 1.5 litro com um motor elétrico, gerando 324 cv de potência. Foi um dos destaques do Salão de Xangai, conforme a Quatro Rodas, embora tenha sido lançado oficialmente em 2021.
A van acelera de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos, uma performance muito distante do que alcançava a velha Kombi. A bateria de 16 kWh promete, ainda, deslocamentos urbanos em modo 100% elétrico, embora o alcance exato não tenha sido divulgado.
Design e interior
O veículo também apresenta elementos de design que remetem à Kombi, como a carroceria bicolor e o estepe traseiro.
Já o interior da Songsan Summer aposta no conforto moderno, com três fileiras de assentos e a possibilidade de converter o banco central em uma mesa com porta-copos — ideal para refeições e pequenas reuniões durante viagens.
Outro destaque é o teto retrátil, que permite aumentar o espaço interno para dormir, aproximando o veículo de um mini motorhome ou trailer compacto.
Com 4,95 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,88 m de altura, a Songsan Summer é maior que a Kombi original, oferecendo mais espaço interno e possibilidades de personalização. Existe, inclusive, uma versão adaptável para camping, transformando a van em uma pequena casa sobre rodas.
Outros clássicos
Segundo o CarNewsChina, a Songsang Motor nasceu do Beijing Motor Club em 1995 como um grupo de entusiastas da cultura automobilística e, em 2000, entraram oficialmente no mercado, comercializando e personalizando motocicletas e carros clássicos.
Outro modelo retrô da marca é o Songsang SS Dolphin 2021, inspirado no Chevrolet Corvette 1958. É um híbrido plug-in e sua fabricação foi terceirizada para a BYD, já que a Songsang não possui licença de produção na China. A versão Summer também utiliza componentes eletrônicos e mecânicos da gigante chinesa.