Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.
Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil impedit quo minus id quod maxime placeat facere possimus, omnis voluptas assumenda est, omnis dolor repellendus.
Nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo.
Anúncio
“Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat”
Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur.
At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non provident, similique sunt in culpa qui officia deserunt mollitia animi, id est laborum et dolorum fuga.
Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat quo voluptas nulla pariatur.
Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet ut et voluptates repudiandae sint et molestiae non recusandae. Itaque earum rerum hic tenetur a sapiente delectus, ut aut reiciendis voluptatibus maiores alias consequatur aut perferendis doloribus asperiores repellat.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Lydia Garcia, do Movimento Negro, é agraciada com o título de Cidadã Honorária de Brasília
Durante a noite da última sexta-feira (1), a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene para outorgar o Título de Cidadã Honorária de Brasília (TCHB) a Lydia Garcia. A honraria é baseada na importante atuação da homenageada para o desenvolvimento do Movimento Negro em Brasília.
A iniciativa para conceder o título partiu do deputado Fábio Felix (Psol). O evento teve início às 19h00 e foi realizado no plenário da CLDF, com transmissão pela TV Câmara Distrital e aqui pelo canal da emissora no YouTube.
Segundo a justificativa apresentada no projeto, o parlamentar lembra que Lydia Garcia fez de sua casa uma sucursal da embaixada africana nos primeiros anos após a inauguração da nova capital. Além disso, registra que a homenageada nasceu no Rio de Janeiro, em 1938, que veio para Brasília em 1960 junto com seu esposo, Willy, e tiveram cinco filhos.
Ainda na justificativa do projeto, Fábio Felix relembra que nos fundos de sua casa, funcionava uma espécie de célula de luta por dignidade, em que eram feitos cartazes à mão para formação de sindicatos. Essas ações claramente eram modos de se fazer política, de lutar por direitos e movimento cultural. Foi assim que nasceram na capital federal as primeiras organizações do Movimento Negro, tendo como protagonista, dona Lydia Garcia, dentre outros nobres personagens.
Anúncio
“Lydia Garcia é uma grande referência na luta antirracista no Brasil. Chegou à Capital nos anos 60, foi ativista e professora da educação básica. O reconhecimento a Lydia Garcia decorre de sua rica atuação cultural no Distrito Federal e no Brasil na defesa do povo e da cultura negra, na luta por políticas públicas, por dignidade, direitos e igualdade. Temos muito orgulho de conceder esse título de Cidadã Honorária a essa mulher de luta”, declara o distrital Fábio Felix.
Convidadas
Além da homenageada e de seus parentes, participam do evento a deputada federal Érika Kokay (PT); a presidente do Instituto Afrolatinas, Jaqueline Fernandes; a diretora-geral do Arquivo Nacional e professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade de Brasília, Ana Flávia Magalhães Pinto; a jornalista Jacira Silva, militante do Coletivo De Mulheres Negras Baobá; e Yalorixá, Mãe Baiana De Oyá.
Trajetória
Ainda na década de 1970, Lydia Garcia ajudou a formar um grupo que, posteriormente, resultou na fundação do Centro Estudos Afro-Brasileiros (CEAB). Também empreendeu ações para as questões irem além de relatos de discriminação, provocando ação para mudar livros didáticos junto ao Ministério da Educação, fazer capas de caderno, dentre outras atuações que dessem maior visibilidade para a pauta de igualdade e de garantia de direitos. Nesse contexto, surgiu a primeira grande ação, intitulada de Ação – Cor – CorAção, no Espaço Cultural da 508 Sul. Em seguida, houve a Primeira semana de Estudos Afro-Brasileiros, que se tornou um marco para o CEAB.
Anúncio
Dona Lydia esteve à frente de ações da Associação de Arte-Educadores do DF, da formação do Conselho de Defesa dos Direitos do Negro no Distrito Federal, do Movimento de Mulheres Negras e das Marchas Nacionais, entre outros. Representou o DF no III Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho, em Bertioga-SP, e participou do I Encontro Nacional de Mulheres Negras.
A homenageada também trabalhou na Escola Parque da 308 sul, assim como no Elefante Branco. Lecionou ainda na Faculdade Dulcina de Morais e na Faculdade Católica e foi assessora do Governo do Distrito Federal na pasta de Assuntos da Cultura Negra.
De autoria do Executivo, a proposta permitirá um aumento em duas parcelas de 5% sobre o vencimento básico dos profissionais, que corresponde a 9 mil servidores da rede pública do Distrito Federal
O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou à Câmara Legislativa do DF (CLDF) um projeto de lei (PL) para reestruturar e conceder reajuste à carreira de técnico em enfermagem. A mensagem foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha com a presença do deputado distrital Jorge Vianna, no Palácio do Buriti, para que a proposta seja apreciada pelos parlamentares em regime de urgência.
Durante a assinatura da proposta, o governador Ibaneis Rocha ressaltou: “A reestruturação da carreira dos técnicos em enfermagem reforça o nosso compromisso com esses servidores, que são essenciais para o atendimento da população” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
“Nosso governo tem uma responsabilidade muito grande com a saúde pública do Distrito Federal”, declarou o governador. “A reestruturação da carreira dos técnicos em enfermagem reforça o nosso compromisso com esses servidores, que são essenciais para o atendimento da população.”
Anúncio
“Pela primeira vez essa carreira poderá ter um reajuste de fato exclusivo, algo que era reivindicado desde 2006. O governador se sensibilizou e concordou em fazer essa alteração da carreira, incluindo os reajustes”
Jorge Vianna, deputado distrital
De autoria do Executivo, a proposta permitirá o primeiro reajuste específico para 9 mil profissionais da categoria, que foi regulamentada por este GDF com a sanção da Lei nº 6.790/2021 – antes, os profissionais integravam a carreira de assistência pública à saúde. A concessão será feita em duas parcelas anuais e sucessivas de 5% em 2025 e 2026, e vale também para servidores aposentados e beneficiários de pensão.
“Pela primeira vez essa carreira poderá ter um reajuste de fato exclusivo, algo que era reivindicado desde 2006”, afirmou Jorge Vianna. “O que esses profissionais tiveram [ao longo dos anos] foram incorporações de gratificações e diminuição de cargas horárias. O governador se sensibilizou e concordou em fazer essa alteração da carreira, incluindo os reajustes. Para nós, é muito importante e mostra que o governo deu prioridade a esses profissionais.”
Atuação na saúde
Anúncio
Representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), o presidente interino Alberto César e o coordenador da Câmara de Atenção Primária, Adriano da Silva, foram recebidos pelo governador Ibaneis Rocha para agradecer a sanção da Lei nº 7.530/2024, que assegurou a enfermeiros a prerrogativa de prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pelas instituições de saúde. Com a nova legislação, as farmácias privadas passam a aceitar as receitas assinadas pelo profissional, o que antes era permitido apenas para farmácias públicas.
“Viemos agradecer o apoio do governador, porque a mudança dessa lei é justamente para que as farmácias privadas obedeçam o que já está pré-estabelecido nos protocolos de aceitar o que o enfermeiro prescreveu na saúde pública e nas unidades de saúde pública”, comentou o presidente interino do Coren-DF.
Desde a publicação da lei, em maio, o Coren-DF estima que em torno de 60% da fila de espera para consultas tenha sido reduzida em função da mudança.
“Quem se beneficia é o cidadão, porque diminui a fila de espera, porque ele não precisa passar por um médico só para mudar o carimbo da receita”, complementou Alberto César. “E o enfermeiro não está inventando nada – esses são protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde”.
Trailer exibido no último domingo revelou novos detalhes da série que estreia em setembro na TV Asahi.
O episódio especial de pré-estreia de Kamen Rider Gavv foi ao ar ontem (11) no Japão, revelando o trailer oficial, além do elenco e mais membros da equipe de produção da nova série.
Confira o trailer (legendado em inglês, graças às boas almas da internet):
Os heróis e a história
O protagonista Shoma (Hidekazu Chinen) é um alienígena que está preso na Terra e, ao comer lanches e doces deliciosos, consegue produzir criaturinhas chamadas Gochizo. É com elas que ele se transforma em Kamen Rider Gavv e luta contra membros de sua raça, os Granute, para impedi-los de devorar a humanidade.
Hanto Karakida (Yusuke Hino) é um jornalista freelancer ousado e ambicioso, que acaba se envolvendo com os Granute enquanto procurava por pessoas desaparecidas na cidade. Após um incidente, ele se torna Kamen Rider Valen. O personagem se transforma usando o ValenBuster.
Anúncio
Divulgação/Toei
Divulgação/Toei
Sachika Amane (Nozomi Miyabe) é uma garota alegre e presidente da loja “Hapipare”. Ela é descrita como “um novo tipo de heroína” que adiciona cor à série, e o público será convidado a conferir suas interações com Shoma.
Sachika. | Divulgação/Toei
Os inimigos
Os principais vilões da série são da família Stomach. Eles são membros da raça Granute, a mesma de Shoma, e usam monstros para atacar e se alimentar dos humanos. Eles também possuem uma empresa chamada Stomach Corporation. Os membros da família são:
Os vilões. | Divulgação/Toei
Rango Stomach (Takashi Tsukamoto – Battle Royale): filho mais velho da família e atual presidente da Stomach Corporation. Um líder nato e grande gestor, ele “domina” o mundo dos doces. Segundo a divulgação, ele será o vilão mais ameaçador da série.
Grotta Stomach (Chitose Machi): filha mais velha da família Stomach. Ela supervisiona a fabricação de doces da Stomach Corporation. Extremamente sedutora, possui uma força avassaladora e uma atitude imponente.
Nierve Stomach (Ryo Takizawa – Yu-Gi-Oh! SEVENS): segundo filho da família Stomach. Ele é um cientista ardiloso que auxilia a empresa com suas habilidades técnicas. Por trás de seu sorriso, há imensa uma frieza que o faz conduzir pesquisas moralmente questionáveis graças à sua curiosidade intelectual.
Anúncio
Theta Stomach (Honoka Kawasaki – Insomniacs After School) e Jeep Stomach (Ruito Koga – Kiznaiver): são gêmeos que se comunicam por telepatia. O trabalho deles é a obter os ingredientes para a produção dos doces.
Roteirista e diretores
A série será escrita por Junko Komura (Kikai Sentai Zenkaiger), fazendo sua estreia como roteirista principal de uma série Kamen Rider. Juntam-se ao diretor Teruaki Sugihara (foto) também Takayuki Shibasaki (Kamen Rider Beyond Generations), Satoshi Morota (Kamen Rider Zi-O NEXT TIME: Geiz, Majesty) e Kazuya Kamihoriuchi (Kamen Rider Build the Movie: Be The One).
O diretor Teruaki Sugihara. | Imagem: Reprodução
Por fim, Yuya Nawata (Kamen Rider Zero-One) será o suit-actor de Kamen Rider Gavv, enquanto Kotaro Kaji (Kamen Rider Dooms Geats) será o dublê do Kamen Rider Valen.
Kamen Rider Gavv estreia dia 1º de setembro na faixa Super Hero Time da TV Asahi, substituindo Kamen Rider Gotchard.