Conecte-se conosco

Mundo

Venezuela e China assinam acordo energético e criticam tarifas

Publicado

em

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, se reuniu nesta sexta-feira (25/04) com o vice presidente da China, Han Zheng, e com Dai Houliang, presidente da Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC), estatal petrolífera chinesa, em evento no qual os dois países assinaram um novo acordo energético.

A parceria visa estabelecer novos programas de cooperação entre a CNPC e a estatal venezuelana Petróleos da Venezuela (PDVSA, por sua sigla em espanhol).

A vice-presidente da Venezuela declarou, durante o evento, que a nova parceria “reforça o caráter estratégico da relação entre os nossos países”.

Vale lembrar que, além de vice do presidente Nicolás Maduro, Delcy também exerce o cargo de ministra de Hidrocarbonetos da Venezuela.

O vice chinês Han Zheng, destacou que “acordos como este são o caminho certo das relações que os países devem promover, de cooperação e de parcerias”.

Contra guerra tarifária

No caso do governo chinês, além de Han, outra autoridade presente foi o presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Zheng Shanjie, que usou seu discurso para criticar a guerra tarifária promovida pelos Estados Unidos.

Publicidade

“Parcerias como as que assinamos hoje devem fazer parte de uma estratégia comum contra as medidas que servem de obstáculo para o comércio entre países, e uma estratégia na qua não só China e Venezuela devem se envolver”, comentou Zheng, sem citar diretamente o governo norte-americano.

Os participantes do evento também destacaram que, atualmente, a Venezuela e a China mantêm mais de 600 acordos bilaterais, em áreas como energia, tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento social.


Com informações de TeleSur.

Fonte: Opera Mundi

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.