Conecte-se conosco

Ciência

1ª vacina brasileira contra gripe aviária em humanos está sendo desenvolvida

Publicado

em

Criada pelo Instituto Butantan, a primeira vacina brasileira para prevenir a gripe aviária em humanos vai entrar na fase de testes clínicos assim que receber a autorização da Anvisa. Essa etapa será liderada por pesquisadores da Fiocruz e do Centro de Pesquisas Clínicas Plátano.

De acordo com a Fiocruz, serão recrutados 700 voluntários divididos em dois grupos etários (entre 18 e 59 anos e 60+). Eles vão receber duas doses da vacina ou do placebo, com intervalo de 21 dias entre as aplicações. Apenas 1 em cada 7 tomará o placebo. Após, os voluntários serão monitorados por sete meses, com a realização de exames que avaliam a segurança e a eficácia do imunizante.

“A vacina em teste se apresenta como uma possível ferramenta para a criação de anticorpos eficazes contra a gripe aviária, funcionando como um pilar preventivo para evitar uma nova crise pandêmica”, diz Rafael Dhalia, profissional da Fiocruz e um dos principais responsáveis pela próxima fase do desenvolvimento da vacina, em um comunicado da instituição.

Os testes irão acontecer em Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Através de um formulário online, é possível se candidatar como voluntário.

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.