Ligue-se a nós

Distrito Federal

Capoeira Adaptada Águia Dourada celebra 25 anos em Taguatinga

Publicado

no

Comemoração homenageia o professor recém-aposentado Fábio Ferreira dos Santos

O Grupo de Capoeira Adaptada Águia Dourada, do Centro de Ensino Especial (CEE) 01 de Taguatinga, está comemorando nesta sexta (8), 25 anos de inclusão de estudantes com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA). A celebração não marca apenas o aniversário do projeto, mas também uma homenagem ao recém-aposentado professor Fábio Ferreira dos Santos, responsável por tornar a capoeira uma ferramenta de transformação para esses estudantes.

Criado em 1998, o projeto surgiu da visão de Fábio, que reconheceu o potencial da capoeira para proporcionar benefícios físicos e psicológicos por meio de uma prática que integra dança, música e movimento. Com uma abordagem inclusiva, o Águia Dourada promove a socialização, a expressão corporal e a interação dos alunos em um espaço cultural enriquecedor.


“Estamos aqui hoje com o grupo de capoeira, toda a equipe de educação física, a direção e a comunidade escolar, comemorando com os alunos especiais, praticando a capoeira de forma enfática, forte, firme, para que a sociedade veja o valor desses alunos”, declarou Fábio. Para ele, a capoeira adaptada oferece aos estudantes uma oportunidade única de inclusão, autoestima e desenvolvimento físico.


Com a aposentadoria, o professor disse sentir-se com o dever cumprido, olhando com gratidão para o apoio da comunidade escolar e para o impacto positivo nas vidas dos alunos: “Sei o quanto a atividade física melhora a condição humana e o quanto a capoeira trouxe benefícios físicos, motores e cognitivos para nossos alunos ao longo desses anos”.

Anúncio
 Inclusão na educação

Hoje, cerca de 60 estudantes participam do projeto nos turnos matutino e vespertino, com o apoio de quatro professores de educação física do CEE 01. Mais de 200 estudantes já foram beneficiados, e o projeto se consolidou como referência em inclusão na educação, inspirando outras escolas e centros de ensino a desenvolverem suas próprias iniciativas de capoeira.

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Mulheres do Paranoá são capacitadas para trabalhar em canteiros de obras

Publicado

no

Por

Curso Rejunte é com Elas incentiva o desenvolvimento econômico feminino e promove a equidade de gênero

As mulheres têm conquistado espaço no setor da construção civil e estão cada vez mais presentes no canteiro de obras do Distrito Federal, literalmente “colocando a mão na massa”. Na última década, a participação feminina neste ambiente cresceu 52,3%, alcançando a marca atual de 17,1% do total de trabalhadores do setor, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). A Secretaria de Justiça e Cidadania do (Sejus-DF), em parceria com o Sinduscon e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), realizou o curso Rejunte é com Elas para as moradoras do Paranoá.

Ao longo do curso, as participantes aprenderam sobre os tipos de rejuntes existentes e suas funções, além de receber dicas de como realizar o preparo e a aplicação desses materiais na obra. Nesta segunda-feira (11), elas receberam os certificados durante cerimônia no Núcleo Direito Delas do Paranoá. Na próxima quarta-feira (13) será a vez das alunas do Recanto das Emas.

Desempregada há um ano, Irene Alves, 58 anos, mãe de dois filhos, destacou a importância deste aprendizado na virada na vida profissional. “Neste período, enfrentei muita dificuldade. Mas, o curso me deu um horizonte e me tirou da depressão. Agora, sei que estou preparada e confiante para uma transformação na minha vida”, celebrou.

Azilene Lopes: “Quando vi essa ação não pensei duas vezes e vi a minha grande chance de ter espaço em outra área de trabalho”

Irene foi uma das participantes a concluir a primeira edição do curso de rejunte. Quem também comemorou a oportunidade de uma nova trajetória profissional foi a assistente de enfermagem Azilene Lopes, 45 anos. “Quando vi essa ação não pensei duas vezes e vi a minha grande chance de ter espaço em outra área de trabalho”, destacou.

“O Rejunte é com Elas é mais uma ação da Sejus para incentivar o desenvolvimento econômico feminino e promover a equidade de gênero em todas as áreas de atuação”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. Também, em parceria com o Sinduscon, Marcela tem visitado alguns canteiros de obras para conversar com trabalhadores civis sobre ações de prevenção e combate à violência contra mulheres.

Anúncio

Marcela Passamani tem visitado canteiros de obras para conversar sobre o combate à violência contra a mulher

Direito Delas

Anúncio
Continuar Lendo

Distrito Federal

Parques administrados pelo Brasília Ambiental abrem normalmente nos próximos feriados

Publicado

no

Por

As unidades de conservação vão funcionar nos dias 15 e 20 de novembro

O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação (UCs) administradas pela autarquia funcionam normalmente na sexta-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República, bem como sábado (16) e domingo (17). As UCs também funcionam, em horário habitual, em 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Segue a lista com os horários de funcionamento dos parques ecológicos:

· Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul – Aberto todos os dias das 6h às 18h
· Parque Ecológico de Águas Claras – Aberto todos os dias das 6h às 22h
· Parque Ecológico Areal – Aberto todos os dias das 6h às 22h
· Parque Ecológico da Asa Sul – Aberto todos os dias das 6h às 20h
· Parque Distrital das Copaíbas – Aberto todos os dias das 6h às 18h
· Parque Ecológico Cortado – Aberto todos os dias das 6h às 20h
· Monumento Natural Dom Bosco – Aberto todos os dias das 6h às 20h
· Parque Ecológico Ezechias Heringer – Aberto todos os dias das 6h às 22h
· Parque Ecológico do Gama – Aberto todos os dias das 6h às 22h
· Parque Ecológico do Lago Norte – Aberto todos os dias das 6h às 20h
· Parque Ecológico Olhos d’água – Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 – 20h. E portões laterais: 6h – 18h
· Parque Ecológico do Paranoá – Aberto todos os dias das 6h às 20h
· Parque Ecológico Península Sul – Aberto todos os dias das 6h às 18h
· Parque Ecológico do Riacho Fundo – Aberto todos os dias das 6h às 18h
· Parque Ecológico Saburo Onoyama – Aberto todos os dias das 6h às 18h
· Parque Ecológico Sucupira – Aberto todos os dias das 6h às 18h
· Parque Ecológico Três Meninas – Aberto todos os dias das 7h às 19h
· Parque Ecológico Veredinha – Aberto todos os dias das 6h às 18h


*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

 

Anúncio

Continuar Lendo

Distrito Federal

Movimento Unidos pelo Combustível Legal assina pacto contra criminalidade do setor na próxima quarta (13.11)

Publicado

no

Por

O 2ª encontro do Movimento Unidos pelo Combustível Legal será marcado pela assinatura do Pacto Nacional Contra a Criminalidade no Setor de Combustíveis

O documento abordará seis tópicos essenciais para ampliar o combate contra os atos ilícitos no segmento: revisão da autorização da bomba branca e maior controle fiscalizatório das formuladoras, entrada do etanol na monofasia, aprovação de lei contra o devedor contumaz, apoio ao novo texto do Operador Nacional do Sistema de Combustíveis e maior robustez para a ANP.

A conferência será realizada na próxima quarta (13 de novembro), entre 10h e 12h, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. Também promoverá debates sobre a prevenção de práticas ilícitas e recorrentes no segmento de combustíveis, aumento de investimentos e combate preventivo nas esferas tributária e regulatória para reduzir fraudes no setor.

Na avaliação do presidente do Instituto Combustível Legal, Emerson Kapaz, é essencial que a integração dos poderes público e privado, com total engajamento da sociedade, possa eliminar fraudes operacionais e tributárias, que custam R$ 30 bi anualmente para o Erário. “Este é um momento de darmos um basta, não aceitarmos mais atos ilícitos como sonegação e adulteração de combustíveis. O pacto é um instrumento essencial para reforçar nosso compromisso com este objetivo”, conclui.

Promovido pelo Instituto Combustível Legal (ICL), pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento conta com o apoio de importantes entidades do setor, como o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom), o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), entre outros.

Anúncio

O primeiro Congresso do Movimento foi realizado em 28 de agosto e reuniu autoridades, parlamentares e representantes do setor. O objetivo foi mobilizar a sociedade para que projetos de lei sejam aprovados e garantam a competitividade e lealdade do mercado. Na ocasião, foi lançado o Observatório Nacional de Combustíveis, que tem como objetivo centralizar informações sobre crimes e fraudes para breve ação contra ilegalidades.

Serviço

Evento: 2ª encontro do Movimento Unidos pelo Combustível Legal

Data: 13/11/2024

Horário: 10h às 12h

Anúncio

Local: sede da CNC/DF

Endereço: SBN Q1 Bloco B, 14 – 18º andar, Brasília/DF


Fonte: Rodrigo Dutra – FSB

Anúncio
Continuar Lendo

Mais vistas