Ligue-se a nós

Educação

Dia do Meio Ambiente ressalta importância da preservação ambiental

Publicado

no

Dia 5 de Junho, celebra-se a Semana do Meio Ambiente, uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados em relação às mudanças climáticas e da necessidade da preservação ambiental para mitigar seus impactos

As mudanças climáticas têm sido amplamente reconhecidas como uma das maiores ameaças globais enfrentadas pela humanidade. A crescente frequência de eventos climáticos extremos, como furacões, secas e ondas de calor, é apenas um dos muitos sintomas evidentes dessas mudanças. O aumento das temperaturas globais, o derretimento das calotas polares e a acidificação dos oceanos são consequências alarmantes que exigem ação imediata.


O professor Alexandre Groth, da Plataforma Professor Ferretto, ressalta a importância de abordar a necessidade de preservação ambiental de maneira integrada e colaborativa: “É fundamental que governos, empresas e sociedade civil atuem de forma coordenada para enfrentar esse desafio complexo. Precisamos adotar medidas tanto de mitigação, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, quanto de adaptação, preparando-nos para os impactos inevitáveis ​​das mudanças climáticas”, avalia o docente.


Para ele, eventos climáticos extremos, como o que ocasionou a situação caótica no Rio Grande do Sul, devem acontecer com cada vez com mais frequência e intensidade, inclusive no Brasil. Entre 26 de abril e 5 de maio, em Santa Maria (RS), precipitou 533 milímetros de chuva, onde a média mensal seria de 151mm. Em Porto Alegre, as chuvas atingiram 418 milímetros, onde a média mensal seria de 114mm. Tivemos recorde também na elevação dos rios como o rio Taquari, que ultrapassou mais de 30 metros.

“As mudanças climáticas são fenômenos complexos que resultam da interação de vários fatores, incluindo atividades humanas e processos naturais. O aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, devido sobretudo à queima de combustíveis fósseis, ao desmatamento e às queimadas, é um dos principais impulsionadores do aquecimento global. Esse aumento da temperatura média do planeta está causando alterações nos padrões de precipitação e na ocorrência de eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e ondas de calor intensas. É fundamental compreender e abordar esses padrões climáticos em evolução para mitigar seus impactos e promover a resiliência das comunidades afetadas”, diz.

A Semana do Meio Ambiente simboliza uma oportunidade para conscientizar e mobilizar a sociedade em torno dessas questões cruciais. “Por meio de campanhas educativas, eventos comunitários e iniciativas de sustentabilidade, podemos promover uma maior conscientização sobre a urgência das mudanças climáticas e inspirar ações concretas em prol de um futuro mais sustentável”, finaliza Groth.

Anúncio

Sobre a Plataforma Professor Ferretto – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 14 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Make Buzz Comunicação

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Inscrições para oficina de combate ao bullying e cyberbullying terminam nesta terça (3)

Publicado

no

Por

Comunidade escolar pública e privada pode participar do encontro para fortalecer a segurança e o bem-estar nos colégios

Estão abertas as inscrições para a 2ª oficina Conexão Segura, focada no combate ao bullying e cyberbullying, iniciativa conjunta do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc/PMDF), da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC/PCDF) e da Assessoria Especial de Cultura da Paz da Secretaria de Educação (SEEDF). O intuito do projeto é fortalecer a segurança e o bem-estar nas escolas.

A oficina será realizada nesta quarta-feira (4), no auditório da coordenação regional de ensino (CRE) do Paranoá nos turnos matutino e vespertino. As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (3) por toda a comunidade escolar pública e privada, preferencialmente, do Paranoá, de Itapoã e de São Sebastião.

O evento faz parte de uma série de encontros que serão realizados em diversas coordenações regionais de ensino até outubro, com o objetivo de capacitar os servidores da SEEDF na identificação, prevenção e combate ao bullying e cyberbullying. Também serão abordados temas como estratégias de prevenção, formas eficazes de lidar com situações de bullying e ferramentas para promover um ambiente seguro, tanto online quanto offline.

Veja o cronograma das oficinas

Continuar Lendo

Distrito Federal

Escolas públicas do DF recebem projeto de incentivo a leitura

Publicado

no

Por

Projeto Histórias na Sua Escola realiza concurso literário entre agosto e novembro para estudantes da rede pública de ensino. Dez escolas de nove regiões administrativas participam da iniciativa

O projeto Histórias na Sua Escola chega à segunda edição com o objetivo de auxiliar a transformação do cenário educacional de 10 escolas públicas do Distrito Federal. Em busca de incentivar a leitura e a produção literária entre crianças e adolescentes, a iniciativa realiza, entre agosto e novembro, uma série de atividades que incluem debates com escritores, contação de histórias e um concurso literário. As ações são direcionadas a estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II.


Ester Braga, idealizadora e coordenadora da iniciativa, revela que a inspiração para o concurso literário surgiu da vontade de deixar uma marca duradoura nas escolas participantes. “Nós já tínhamos um projeto de contação de histórias, mas eu queria deixar algo a mais. Senti a necessidade de criar algo que realmente pudesse germinar e motivar as crianças para além do momento em que estão presentes na escola. A partir daí, nasceu o concurso literário, que tem sido um sucesso absoluto na comunidade escolar,” explica ao Correio.


Pesquisa

O cenário literário entre os jovens brasileiros, no entanto, é preocupante. De acordo com uma análise dos microdados do exame internacional Pisa 2018, publicada pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com a plataforma Árvore, 66,3% dos estudantes de 15 a 16 anos afirmam que o texto mais longo lido durante o ano letivo foi de até 10 páginas.

Para mudar essa realidade por meio da jornada literária, os professores das escolas participantes têm trabalhado durante o mês de agosto com temas específicos em sala de aula para que os alunos produzam textos que concorrerão no concurso. Este ano, o projeto passará por nove regiões administrativas do DF: Sobradinho, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Gama, Cruzeiro, Recanto das Emas e Plano Piloto.

Anúncio

Um dos temas, em Educação Infantil, tem como foco a Educação Ambiental – Animais e Vegetação do Cerrado, onde os alunos farão ilustrações. No Ensino Fundamental I, as crianças desenvolverão narrativas sobre O Planeta e Eu, abordando a conscientização ambiental e o convívio com a natureza. No Ensino Fundamental II, os alunos escreverão textos com o tema O Outro e Eu, explorando questões como convivência com as diferenças e enfrentamento ao preconceito social, religioso, racial, etário e de gênero.

As produções serão avaliadas por escritores renomados, indicados ao Prêmio Jabuti, e os textos vencedores serão transformados em um livro. Além disso, a autora Flávia Ribas contribuirá com poemas para as ilustrações da Educação Infantil, enquanto Romont Willy e Carmen Santhiago ilustrarão as histórias vencedoras do Ensino Fundamental. Cada escola ganhadora receberá 200 exemplares da edição final, com o intuito não apenas de incentivar os estudantes, mas também de enriquecer o acervo das bibliotecas escolares.

Ester Braga acredita que o sucesso do projeto está no sentimento de pertencimento que ele desperta nos alunos. “Precisamos nos sentir inseridos para buscar nossos objetivos. Foi com esse pensamento que estruturamos essa iniciativa, para que as crianças e jovens se sintam parte do universo literário e entendam a necessidade de temas essenciais para a construção de adultos conscientes,” afirma.

A organizadora enfatiza a importância de documentar e transformar essas produções em livro. “Queremos mostrar para essas crianças e jovens que tudo é possível quando a educação é o alvo é fundamental. O concurso abre a possibilidade de um estudante se tornar autor e ver sua história ilustrada e transformada em livro. Imagine o impacto disso na vida de uma criança. Ver seu nome ao lado de um autor renomado, dando autógrafos, é algo que inspira não apenas o aluno, mas toda a comunidade escolar”, acrescenta.

Milena Fernandes, supervisora pedagógica do Centro de Ensino Fundamental Athos Bulcão (CEFAB), no Cruzeiro Novo, compartilhou como o projeto tem impactado positivamente a escola. “Os alunos estão muito engajados e empolgados. Aproveitamos a proposta do concurso para integrá-la em uma das nossas práticas diversificadas” conta. Ela explica que o concurso foi utilizado como uma oportunidade para trabalhar a escrita colaborativa, onde os alunos escreveram parágrafos em conjunto, trocando textos entre si para superar o bloqueio da folha em branco.

Anúncio
Responsabilidade

A supervisora conta que quando contaram para os alunos que um texto representaria toda a escola no concurso, eles sentiram o peso dessa responsabilidade. “Muitos ficaram surpresos e felizes com a possibilidade de ter sua história publicada em um livro ilustrado por profissionais. O brilho nos olhos dos alunos do turno vespertino foi incrível. Eles entenderam a grandiosidade da proposta e se dedicaram de forma surpreendente”, disse Milena.

Fernandes também compartilha suas expectativas em relação aos resultados do concurso. “Acredito que temos grandes chances de vitória. Aqui no CEFAB, temos estudantes que já possuem um forte vínculo com a leitura e a escrita, e estamos confiantes de que alguns deles poderão se destacar,” disse. Ela acrescentou que, independentemente de quem vencer, o projeto já trouxe um impacto positivo ao promover discussões importantes, de forma prazerosa e criativa. “Temos a oportunidade de falar sobre questões como diversidade e preconceito de uma maneira que os alunos possam realmente se engajar e refletir.”

O projeto Histórias na Sua Escola é realizado pelo Instituto Latinoamérica e pela ABÈBÈ Produções, com recursos do Ministério da Cultura. Além dos textos vencedores, cada escola participante receberá livros de todos os autores envolvidos na programação, totalizando 950 exemplares que serão distribuídos.

Após o período de inscrições do concurso literário, que termina amanhã, a programação itinerante nas escolas terá início em novembro. As unidades de ensino vão promover encontros com 10 autores e contadores de história de livros infantojuvenis, que se revezarão para levar a magia da literatura aos estudantes.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.

Anúncio

Fato Novo com informações e imagens: Agência Brasil

Continuar Lendo

Distrito Federal

Pesquisa de satisfação das creches públicas aponta alta aprovação por pais e responsáveis

Publicado

no

Por

Indicadores permitem avaliar os serviços prestados por instituições parceiras; respostas destacaram o fornecimento de refeições, a promoção de momentos de convivência familiar nas unidades e o cumprimento de atividades propostas

A Comissão de Monitoramento e Avaliação das Parcerias (CMAP) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou, entre novembro e dezembro do ano passado, uma Pesquisa de Satisfação com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições parceiras atuantes na Educação Infantil. Foram avaliadas 126 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com a participação de 12.211 pais e responsáveis, abrangendo todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino. Os resultados foram divulgados e estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Educação.

A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário composto por 27 perguntas, com foco no cumprimento das cinco metas estabelecidas nas parcerias: Atendimento Integral, Projeto Político-Pedagógico (PPP), Calendário Escolar, Relação Família-Escola e Alimentação. Além dessas metas principais, outros indicadores, como a qualidade das refeições e o acesso à equipe pedagógica, foram analisados para fornecer uma avaliação abrangente dos serviços.

Os números mostraram uma alta aprovação em índices relacionados ao atendimento integral (92,95%), calendário escolar (95,34%), relação família-escola (85,30%) e alimentação (87,10%). Pais e responsáveis destacaram positivamente o cumprimento das atividades propostas, a garantia de cinco refeições, a promoção de momentos de convivência familiar nas unidades, entre outros.

O indicador de Atendimento Integral examina, na perspectiva dos pais e responsáveis, se a instituição cumpre a jornada diária de 10 horas, conforme estipulado no Plano de Trabalho. Já os indicadores referentes ao Projeto Político-Pedagógico e ao Calendário Escolar avaliam o desenvolvimento do PPP, em alinhamento com o Currículo da Educação Básica, e o cumprimento regular do calendário e suas atividades.

Anúncio

Os indicadores de Relação Família-Escola e Alimentação são essenciais para a Educação Infantil, permitindo à Secretaria de Educação identificar áreas de melhoria, assegurar uma boa relação entre as famílias e as escolas, e promover uma alimentação de qualidade, de acordo com os padrões estabelecidos pela Pasta.

A realização da pesquisa é fundamental para garantir a qualidade dos serviços oferecidos pelas organizações parceiras, mantendo o padrão de excelência na educação e cuidado das crianças no Distrito Federal. Além disso, a divulgação dos resultados reflete o compromisso da Secretaria em assegurar a transparência, permitindo que a sociedade avalie os serviços públicos prestados.

Acesse aqui a pesquisa completa.


Fato Novo com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

 

Anúncio

Continuar Lendo

Mais vistas