Quinta, 25 de Junho de 2026
16°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Brasil pode sair do Mapa da Fome da ONU em menos de três anos

Brasil pode sair do Mapa da Fome da ONU em menos de três anos

Redação
Por: Redação
29/07/2025 às 07h30 Atualizada em 29/07/2025 às 10h30
Brasil pode sair do Mapa da Fome da ONU em menos de três anos
Foto: Reprodução

País reúne indicadores para deixar lista da FAO; em 2014, levou 11 anos para primeira saída

O Brasil está prestes a alcançar um marco histórico no combate à fome. Após sete anos, o país deve sair novamente do Mapa da Fome da ONU, e a conquista pode ser anunciada extraoficialmente na próxima semana, durante evento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) previsto entre os dias 27 e 29 de julho, na Etiópia.
Avanços recentes
O presidente Lula demonstrou confiança ao comentar sobre o assunto durante cerimônia em Minas Novas (MG): "Nós acabamos com a fome em 2014. Quando eu voltei em 2023, tinha 33 milhões de pessoas passando fome outra vez. Depois do golpe na Dilma, não cuidaram mais disso. Mas vocês vão ter uma surpresa: esta [em uma] semana, o Brasil vai sair do Mapa da Fome outra vez". O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, que representará o Brasil no encontro do Comitê de Segurança Alimentar da ONU em Adis Abeba, explicou os resultados recentes: "Mesmo em 2023 e 2024, a gente já estaria fora do Mapa da Fome. Em 2023 a gente reduziu de 4,7%, caiu para 2,8% [porcentagem da população em insegurança alimentar severa]. E em 2024, eu acho que a gente deve ter ficado 2,3%, 2,4% para baixo. Com 2,5% para baixo, já sai do Mapa da Fome".
Comparação histórica
Por novos critérios adotados pela FAO, a entidade divulga o relatório levando em conta a média de redução dos três anos anteriores. Por esse calendário, a divulgação oficial ocorrerá em julho de 2026. No entanto, a expectativa de antecipação se dá pelo fato de o País já ter atingido os patamares exigidos. Dias destacou a velocidade da superação: "Veja que o Brasil já é o país que saiu da fome em menos tempo, 11 anos [em 2014]. Agora vamos alcançar em três anos".
Reconstrução desde 2023
O Brasil já havia saído do Mapa da Fome em 2014, mas retornou entre 2019 e 2022 devido ao crescimento da pobreza e insegurança alimentar. No ano passado, o relatório apontou que a insegurança alimentar severa caiu 85% em 2023, com 14,7 milhões deixando de passar fome. A insegurança alimentar severa, que afligia 17,2 milhões de brasileiros em 2022, caiu para 2,5 milhões. Dias também ressaltou outros indicadores: "Reduzindo a miséria, estava em 9%. O Banco Mundial divulgou agora, caiu para 4%. Reduzindo a pobreza, a pobreza estava em 37% em 2021, caiu agora para 23%. Nós tivemos a maior redução da desigualdade da história do Brasil. Todos esses indicadores são recordes, tanto da miséria como da pobreza**".
Com informações:Revista Fórum
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
17°
Parcialmente nublado
Mín. 16° Máx. 26°
17° Sensação
3.28 km/h Vento
82% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Sexta
25° 15°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 16°
Segunda
25° 15°
Terça
25° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,856,49 +0,55%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias