Quinta, 25 de Junho de 2026
16°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Brasil sai do Mapa da Fome: FAO confirma conquista histórica sob governo Lula

Brasil sai do Mapa da Fome: FAO confirma conquista histórica sob governo Lula

Redação
Por: Redação
29/07/2025 às 16h19 Atualizada em 29/07/2025 às 19h19
Brasil sai do Mapa da Fome: FAO confirma conquista histórica sob governo Lula
Foto: Reprodução

País retorna à lista de nações sem fome após três anos, segundo FAO. Lula comemora resultado como "conquista histórica" de políticas públicas efetivas e compromisso com a população

O Brasil retornou à lista de países sem situação de fome após três anos, conforme anunciado nesta segunda-feira (28) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A informação foi confirmada em telefonema do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Sim! O Brasil saiu do Mapa da Fome novamente. Com sua forte liderança, vocês saíram do Mapa da Fome de novo", declarou Qu Dongyu ao presidente brasileiro. "Isso demonstra como a gente pode mudar as coisas com trabalho árduo. O Brasil é exemplo disso", acrescentou.
O resultado refere-se à média trienal de 2022, 2023 e 2024, mas indica que o país conseguiu reverter a situação em apenas dois anos. O Brasil havia retornado ao Mapa da Fome em 2022, durante o governo anterior. https://youtu.be/O2_aQtqxLIE
Reação do governo brasileiro
Lula respondeu com emoção à notícia: "Eu tenho como profissão de fé a luta contra a fome e a desigualdade. Hoje, dormirei com a consciência tranquila de que estou cumprindo meu dever com o povo brasileiro". O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou que a meta inicial do governo era retirar o país do Mapa da Fome até 2026. "Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato em janeiro de 2023. Mostramos que, com o Plano Brasil Sem Fome, muito trabalho duro e políticas públicas robustas, foi possível alcançar esse objetivo em apenas dois anos", afirmou.
Contexto e significado
Para estar fora do Mapa da Fome, um país precisa ter menos de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente. A FAO considera essa marca como indicador fundamental para determinar a segurança alimentar de uma nação. O Relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), que trouxe os dados, foi lançado durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4), em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Com informações: Agência Brasil / Revista Fórum

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
17°
Parcialmente nublado
Mín. 16° Máx. 26°
17° Sensação
3.28 km/h Vento
82% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Sexta
25° 15°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 16°
Segunda
25° 15°
Terça
25° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,856,49 +0,55%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias