Brasília é a sede da
VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe, que acontece de 2 a 4 de setembro. Organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), pelo Governo do Brasil e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a conferência reúne autoridades, organismos internacionais e a sociedade civil para discutir um desenvolvimento social mais inclusivo e justo na região. O evento terá a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, na abertura, nesta terça-feira, 2 de setembro. Também estão confirmadas as presenças da ministra do Desenvolvimento Social e Família do Chile, Javiera Toro, e do secretário-executivo da Cepal, José Manuel Salazar-Xirinachs.
Programação e temas em debate Durante a conferência, a Cepal apresentará o documento “América Latina e Caribe 30 anos depois da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social: rumo a um pacto mundial pelo desenvolvimento social inclusivo”, que analisa os avanços e desafios da região na redução da pobreza e no fortalecimento da proteção social. A programação inclui cinco mesas de trabalho de alto nível, que abordarão os seguintes temas:
- Pobreza, fome e desigualdade;
- Sistemas de proteção social e de cuidados;
- Direitos à saúde e à educação;
- Resiliência social;
- Desafios emergentes, como mudanças climáticas e o envelhecimento da população.
Antes do início oficial, a sociedade civil se reuniu para uma série de atividades no dia 1 de setembro, que também contaram com a participação de Wellington Dias.
Com informações: Assessoria de Comunicação - MDS, com informações da Cepal