Quinta, 25 de Junho de 2026
16°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Lula afirma que racismo é crime e doença que precisa ser erradicada do país

Lula afirma que racismo é crime e doença que precisa ser erradicada do país

Redação
Por: Redação
16/09/2025 às 22h00 Atualizada em 17/09/2025 às 01h00
Lula afirma que racismo é crime e doença que precisa ser erradicada do país
Foto: Reprodução
O presidente Lula participou da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial em Brasília, ressaltando o combate ao racismo como uma prioridade do governo e apresentando dados sobre a participação de pessoas negras em programas sociais e educacionais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, em Brasília, da abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), evento que retoma o diálogo sobre o tema após um hiato de sete anos. Em seu discurso, Lula ressaltou que, embora o racismo seja crime, é preciso ir além da criminalização e transformar a sociedade para erradicar o preconceito. "Racismo é crime e é também uma doença que precisa ser erradicada do nosso país", declarou. Lula apresentou dados que ilustram a inclusão de pessoas negras em políticas públicas recentes. No programa Bolsa Família, 73% das famílias atendidas são chefiadas por pessoas negras. No programa Pé-de-Meia, quase metade dos 4 milhões de estudantes beneficiados são jovens negros. Na educação superior, o presidente destacou que, em 2024, 57% dos inscritos no ProUni eram negros e no Fies esse número chegava a 59,8%. Ele também lembrou que o percentual de estudantes negros nas universidades públicas já ultrapassa 50%. A participação de pessoas negras em programas sociais e na educação, segundo o presidente, demonstra um avanço na luta por igualdade. Ele citou a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) em 2003, a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e a adoção do sistema de cotas como marcos importantes para a reparação histórica.

Reparação histórica e desafios do presente

O presidente frisou que a promoção da igualdade racial é uma diretriz política e econômica de desenvolvimento do país. Lula também criticou práticas discriminatórias que persistem no país, como a desconfiança contra negros em espaços de consumo e os casos de violência contra jovens em áreas periféricas. "Não podemos naturalizar esses absurdos", afirmou. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também discursou no evento e destacou a importância da justiça racial e da reparação para a construção de uma democracia plena. Ela mencionou a titulação de comunidades quilombolas, os investimentos em saúde para essas comunidades e o programa Juventude Negra Viva como exemplos das ações do governo para enfrentar as desigualdades. A conferência, que reúne 1,7 mil delegados, tem o objetivo de discutir e propor políticas públicas voltadas à população negra, quilombolas, povos de terreiro, ciganos e outras comunidades. A programação de cinco dias inclui grupos de trabalho, plenárias e debates sobre temas como justiça tributária, afroturismo e políticas de equidade racial.
Com informações: Ministério da Igualdade Racial /  PT
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
16°
Tempo nublado
Mín. 16° Máx. 26°
16° Sensação
2.61 km/h Vento
88% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Sexta
25° 15°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 16°
Segunda
25° 15°
Terça
25° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,927,05 +1,47%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias