Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisa da UFMG diz que São Paulo tem quase 100 mil moradores de rua

Publicado

em

Estudo também realizou o levantamento de outras grandes capitais do Brasil; confira o rankig

Um levantamento do programa Polos de Cidadania, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revelou uma grande diferença entre os números oficiais e os dados do Cadastro Único (CadÚnico) sobre a população em situação de rua nas principais capitais do país.

Em São Paulo, por exemplo, o estudo identificou 96.220 pessoas vivendo nas ruas — quase o triplo das 31.884 reconhecidas pela prefeitura com base no censo de 2021. No Rio de Janeiro, o número chega a 21.764, contra os 7.865 considerados pela administração municipal. Já em Belo Horizonte, a diferença também é expressiva: 14 mil pessoas no CadÚnico, frente às 5.344 usadas pela prefeitura.

A prefeitura paulistana afirma que os dados do CadÚnico são “auto-declaratórios e cumulativos” e, por isso, não deveriam ser usados como única fonte. Mas o coordenador do estudo, André Luiz Freitas Dias, rebateu. Segundo ele, os números são atualizados mensalmente pelas próprias prefeituras e servem de base para os repasses do governo federal. “Se os dados informados não refletem a realidade, as políticas públicas saem prejudicadas. Isso afeta desde a oferta de moradia até a segurança alimentar”, destacou em entrevista ao Globo.

A prefeitura do Rio alegou não ter acesso à metodologia da pesquisa. Já Belo Horizonte afirmou que os dados mais altos consideram cadastros antigos. A UFMG, no entanto, reforça que utilizou apenas informações atualizadas, registradas pelas próprias gestões locais no sistema federal.

De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 335.151 pessoas em situação de rua. São Paulo lidera o ranking, com um aumento de 3.664 pessoas desde dezembro de 2023 — média de 732 por mês. Na sequência estão Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza (10.045), Salvador (10.025) e Brasília (8.591).


Fonte: Revista Fórum

Publicidade

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.