O Jornalismo, assim mesmo, com J maiúsculo, está de luto. Morreu na madrugada desta quinta-feira (16) Antero Greco, um dos maiores ícones da história da ESPN e da comunicação no Brasil. Ele tinha 69 anos.

“É com muita tristeza que comunicamos a partida de nosso querido Antero Greco, serenamente, nesta madrugada de 16 de maio de 2024. A despedida será realizada no Cemitério do Redentor, hoje, a partir das 12h, seguida pelo enterro às 16h, na Avenida Dr. Arnaldo. 1.105. Agradecemos todas as manifestações de carinho e apoio que recebemos em seus momentos finais”, informou a família.

Antero lutava contra um tumor no cérebro há quase dois anos. E mesmo com altos e baixos durante o tratamento, fazia questão de continuar – de casa ou do estúdio – fazendo parte do SportsCenter, programa que ajudou a alavancar desde o seu início.

Foi no SC, aliás, que o paulistano filho de João Greco e Ernestina Caterina Ferraro Greco formou uma parceria fortíssima de anos e anos com Paulo Soares, o ‘Amigão da Galera’. Sob o comando dos dois, sempre com um jornalismo informativo e ao mesmo tempo divertido, leve, o programa ganhou ainda mais notoriedade com o passar do tempo. Tornaram-se, sem sombra de dúvidas, a dupla favorita de todas as noites do fã de esportes.

Antero e Amigão, ou Amigão e Antero, protagonizaram diversos momentos históricos na tela da TV. Com alto astral, sorriso no rosto e, claro, seriedade na hora da informação, eles viraram referência no telejornalismo brasileiro. “Anterito, my friend [meu amigo]”, dizia carinhosamente Paulo Soares para chamar o parceiro de bancada para o assunto do momento.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

Quem não conhece a história do Milton Caraglio? Ou do Louis Picamoles? São incontáveis os momentos em que os apresentadores, “irmãos” de SportsCenter, informavam e alegraram a todos que os acompanhavam. Fica a saudade. E o exemplo também.

Antero nasceu em 2 de junho de 1954, logo, completaria 70 anos mês que vem. Ele se formou em Jornalismo pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo) e começou a exercer a profissão em 1974, há 50 anos, como revisor do jornal O Estado de S. Paulo.

No diário, ocupou também as funções de repórter, chefe de reportagem, repórter especial e editor. Foram três passagens, a última encerrada em 2018. Também trabalhou no Diário Popular, no Popular da Tarde e na Folha de S. Paulo. Na TV, teve passagem pelo SBT e também pela Bandeirantes.

A história de Antero Greco com a ESPN vem desde 1994, ainda como TVA Esportes (que virou ESPN em 1995), na qual atuou por décadas como comentarista do SportsCenter, comentarista de partidas internacionais e já há muitos anos escrevia para o ESPN.com.br.

Além do incrível trabalho ao lado de Paulo Soares no SportsCenter, o jornalista também participava esporadicamente de quase todos os outros programas da casa, do Linha de Passe ao antigo Bate-Bola. Também deu enorme contribuição ao Futebol No Mundo.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

O experiente comunicador ainda cobriu, in loco, as Copas do Mundo de 1982, 1986, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

Em maio de 2023, Antero Greco retornou ao estúdio do SportsCenter após longo período de tratamento e um susto ao vivo. Ao lado do apresentador Eduardo Elias, ele se emocionou e falou de coração aberto: “Estar aqui na bancada que eu ocupo há mais de 20 anos é uma emoção. E também uma vitória de ciência e de fé.”

Naquela noite de 15 de maio, ele resumiu no ar e com a leveza de sempre – mesmo tratando de um assunto tão delicado – a luta que vinha travando e como descobrira o tumor, em junho de 2022, quando sentiu dentro de sua casa uma dormência em uma das mãos. “Um corpo estranho aqui, na cuca; sobrou um treco da gororoba; tive um piripaque aqui”, foram algumas das expressões do jornalista.

Algum tempo depois, por orientação médica, ele voltaria a participar mais de casa da programação da ESPN. “Fiz neste tempo todo meu trabalho em casa, não deixei de trabalhar, pra mim, o trabalho foi uma terapia.”

Antero Greco deixa a esposa e companheira de décadas, Leila Maria de Brito Greco, os filhos João Paulo de Brito Greco e Maria Cristina de Brito Greco e os netos Pedro Shellard Greco e Carolina Shellard Greco.

Anúncio
Alle Rede Ads 728x90

E deixa órfão não só o Jornalismo, mas também o fã de esporte que se acostumou a assistir à extraordinária dupla durante tantas e tantas noites de SportsCenter. A TV brasileira perde um dos maiores. E a nós, da família ESPN, ficará a saudade, o exemplo e as grandes memórias proporcionadas por Antero.

Descanse em paz, Anterito!