Ligue-se a nós

Esporte

Revelação da Superliga, brasiliense Júlia Kudiess é a aposta do Brasil

Publicado

no

Central brasiliense de 21 anos estará à disposição do técnico Zé Roberto Guimarães para a primeira semana da Liga das Nações, no Rio de Janeiro

Ginásio Maracanãzinho, Rio de Janeiro. O palco que deveria ter sido o da apoteose brasileira no vôlei feminino dos Jogos Olímpicos de 2016 será o ponto de partida para o reencontro da Seleção com a melhor a versão, desde o ouro conquistado em Londres-2012, com Fabi, Paula Pequeno, Thaisa, Jaqueline, Sheilla e companhia. A partir desta terça-feira (14/5), José Roberto Guimarães orquestra a equipe para a disputa da primeira semana da Liga das Nações, um dos poucos torneios jamais vencidos pelo país e o último antes da jornada na Olimpíada de Paris. Para quebrar o serviço do jejum no torneio criado em 2017 e chegar confiante, o dono da prancheta da equipe há 20 anos aposta na brasiliense Júlia Kudiess.

Júlia é um dos talentos da nova geração. Nasceu no Distrito Federal em 2 de janeiro de 2003. Aos 21 anos, chama a atenção com um voleibol de gente grande atuando como central. Nesta temporada, foi um dos pilares da sexta conquista do Minas na Superliga, a quarta nos últimos cinco anos. A maior colaboração vem dos bloqueios. A atleta made in Brasília fechou a competição com o segundo melhor índice no quesito, com 88 vencidos. Saques também são virtudes dela a serem explorados por Zé Roberto na Seleção. Com 24 pontos, ela foi a sétima mais eficiente no fundamento.

O desempenho durante 2023/24 rendeu a Júlia Kudiess o prêmio de jogadora revelação da elite do voleibol feminino do país. Prova de que a dobradinha entre experiência e juventude pode dar muito certo. A brasiliense credita as oportunidades recebidas no Minas e a chance na Seleção Brasileira às mentorias da atacante Carol Gattaz e da companheira de posição Thaisa. As duas são medalhistas olímpicas. Gattaz obteve a prata em Tóquio-2020, enquanto Thaisa colaborou para colocar o Brasil no topo da modalidade em Pequim-2008 e Londres- 2012.

Zé Roberto Guimarães usará a Liga das Nações para definir as convocadas do país para os Jogos de Paris-2024. A etapa em casa será providencial para sanar as dúvidas do dono da prancheta. Os maiores desafios serão contra Estados Unidos, algoz na final olímpica em Tóquio-2020, e Sérvia, carrasco na decisão do Mundial de 2022.

Anúncio

A Liga das Nações é considerada uma obsessão da Seleção Brasileira. A equipe participou de todas as cinco edições, mas jamais conquistou o título. Os melhores resultados foram os três vices consecutivos, entre 2019 e 2022. No ano passado, caiu nas quartas de final para a China. Hoje, mais uma chance está sendo dada. O torneio é disputado por 16 países na primeira fase. A classificatória é dividida em três semanas. Antalya, na Turquia, e Rio de Janeiro recebem as primeiras partidas até 19 de maio.

De 28 de maio a 2 junho, a bola subirá em Macau, na China, e em Arlington, nos Estados Unidos. A fase inicial será fechada em Hong Kong, na China, e Fukoka, no Japão, entre 11 de 16 de junho. Cada seleção jogará 12 partidas, e as oito melhores seleções avançam para o mata-mata na Tailândia (20/6 a 26/6).

Corrida olímpica

A Liga das Nações é a última disputa por vaga aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Sete das 12 vagas foram preenchidas. Quatro delas por equipes que desfilarão pela quadra do Maracanãzinho: Brasil, Estados Unidos, República Dominicana e Sérvia. As exceções à “regra” são Canadá, China, Coreia do Sul e Tailândia. As demais foram obtidas por Polônia, França e Turquia. Os últimos cinco classificados serão conhecidos ao fim da competição, após o fechamento do ranking da Federação Internacional (Fivb). A prioridade de uma das vagas será dada ao continente africano, sem representantes confirmados até o momento.

Seleções na etapa do Rio

Brasil
A Liga das Nações é o último teste de alto calibre da equipe antes dos Jogos de Paris-2024. Servirá para medir a vibração e o momento técnico da equipe antes do embarque para a França.

China
Em evolução no cenário internacional, chinesas encaram a primeira semana como vital para a confirmação das vagas em Paris-2024 via ranking. Atualmente, ocupam a 6ª colocação. Em 2023, eliminaram o Brasil nas quartas de final da VNL.

Anúncio

Coreia do Sul
Dona da 40ª posição do ranking feminino e sexta força da Ásia, dificilmente disputará a Olimpíada. Campanha sul-coreana em 2023 não contou com nenhuma vitória em 12 jogos.

Canadá
Equipe da treinadora Shannon Winzer é a 11ª do ranking e ainda tem chances de ir a Paris-2024. Porém, como o regulamento beneficia seleções de continentes ainda não classificados, pode ficar fora.

Estados Unidos
Maior campeão da Liga das Nações, com três títulos, o time americano desponta com a Turquia como francos favoritos ao título. No ano passado, bateram o Brasil na primeira fase por 3 sets a 0, mas ficaram fora do pódio, com o quarto lugar.

Tailândia
Anfitriãs da fase final e garantidas no mata-mata, jogam a classificatória sem pressão, mas focadas com a possibilidade de obter uma vaga olímpica. No ano passado, terminou na 14ª colocação, à frente de Croácia e Coreia do Sul.

Sérvia
Quarta seleção mais bem posicionada do ranking feminino, a Sérvia esteve fora do pódio na disputa de 2023. A única medalha conquista por elas no torneio foi o bronze, no ano anterior.

Anúncio

República Dominicana
Uma das referências do vôlei, a República Dominicana joga a etapa no Brasil para obter ritmo olímpico e quebrar a escrita de jamais ter ido ao pódio no torneio.

Agenda

14 de maio
17h30 China x Coreia do Sul
21h Brasil x Canadá

15 de maio
17h30 Estados Unidos x Tailândia
21h Sérvia x República Dominicana

16 de maio
14h Brasil x Coreia do Sul
17h30 China x Estados Unidos
21h República Dominicana x Canadá

17 de maio
14h Sérvia x Tailândia
17h30 China x Canadá
21h Brasil x Estados Unidos

Anúncio

18 de maio
14h Sérvia x China
17h30 Coreia do Sul x República Dominicana
21h Tailândia x Canadá

19 de maio
10h Brasil x Sérvia
14h Estados Unidos x República Dominicana
17h30 Tailândia x Coreia do Sul

Transmissão: SporTV2 e VBTV


Fato Novo com informações e imagens: Correio Braziliense

Anúncio

Esporte

Comitê Olímpico Internacional aprova criação de Olimpíada de eSports

Publicado

no

Por

Evento acontecerá a cada dois anos

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou, nesta terça-feira (23), a criação dos Jogos Olímpicos de eSports.


“Estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de eSports, representada na nossa Comissão de eSports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens.”

“O COI entrou numa nova era com a criação dos Jogos Olímpicos de Esports, com a primeira edição a ser realizada na Arábia Saudita em 2025.”

Segundo uma publicação no site oficial, após a decisão, a instituição deve trabalhar para definir o calendário específico do evento, os títulos a serem incluídos, o processo de qualificação dos jogadores e mais detalhes.

Vale ressaltar, como principal país patrocinador, a Arábia Saudita pode sediar o evento olímpico durante os próximos 12 anos.

Anúncio

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Jovem Nerd

 

 

 

Anúncio

Continuar Lendo

CLDF

Lei reconhece airsoft e paintball como modalidades esportivas no DF

Publicado

no

Por

A Lei 7.545/2024, que reconhece a prática do airsoft e do paintball como modalidade esportiva no DF, foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (23)

A nova lei, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), também regulamenta essas práticas e o uso de seus equipamentos em locais próprios.

Segundo o texto, trata-se de desporto, individual ou coletivo, praticado em ambiente aberto ou fechado, de forma coordenada, utilizando-se arma de pressão, com finalidade exclusivamente esportiva. A medida enquadra na definição de armas de pressão “os lançadores de esferas plásticas maciças de 6 milímetros – airsoft – e os lançadores de esferas plásticas com tinta em seu interior – paintball”. A proposta ainda considera praticante de jogos de ação o atleta, profissional ou não, de airsoft e paintball.

A lei, que será regulamentada pelo Executivo local, declara que é livre a atividade esportiva, porém ressalva que essas práticas devem obedecer à legislação federal quanto ao uso, compra, manuseio e transporte de armas de pressão.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.

Anúncio

Fato Novo com informações e imagens: Agência CLDF

Continuar Lendo

Esporte

Seleção Feminina de futebol estreia contra Nigéria nas Olimpíadas

Publicado

no

Por

Equipe comandada por Arthur Elias inicia caminhada em busca do primeiro ouro olímpico da modalidade na possível despedida de Marta

Representando o futebol brasileiro, a Seleção Feminina estreia sua jornada nas Olimpíadas de Paris 2024 nesta quinta-feira (25/7). A equipe encara a Nigéria em sua estreia, às 14h, no Estádio de Bordeaux. A equipe tenta apagar a marca negativa deixada na útima edição, quando caiu no primeiro jogo de mata-mata.

O Brasil vai à sua oitava participação no futebol feminino em Olimpíadas. Desde que a modalidade passou a fazer parte da programação, nos jogos de Atlanta em 1996, a Seleção Brasileira esteve presente em todas as edições do torneio.

Apesar de sua recorrente presença na disputa, o Brasil possui apenas duas medalhas de prata nessa trajetória. Nos jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, a equipe acabou perdendo para os Estados Unidos, maior vencedor da modalidade com quatro ouros.

Anúncio

Nos jogos de Tóquio, o Brasil acabou caindo na primeira partida de mata-mata diante do Canadá nos pênaltis.

Agora, sob o comando de Arthur Elias, as meninas tentam finalmente chegar ao lugar mais alto do pódio. Além da Nigéria, adversário da estreia, o Brasil ainda terá Espanha e o Japão como adversárias.

A disputa em Paris também pode marcar a despedida de Marta, que chega a sua sexta disputa de Olimpíadas na carreira. Aos 38 anos, a jogadora deve ser uma opção no banco.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Metrópoles

Anúncio

 

Continuar Lendo

Mais vistas