Brasil
71% dos brasileiros mudaram hábitos de compra em um ano, aponta pesquisa da APAS

Estudo revela aumento na frequência a mercados de bairro, busca por praticidade e preferência por produtos saudáveis
Um levantamento realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) , em parceria com a empresa de inteligência de mercado Scanntech , apontou que 71% dos brasileiros alteraram seus hábitos de compra ao longo de 2024 . O estudo destaca tendências como a valorização de produtos saudáveis , a busca por praticidade e o crescimento da preferência por mercados de bairro , impulsionado principalmente pelo acesso facilitado, redução de tempo e maior proximidade com o consumidor .
Mercados de bairro ganham força no varejo alimentar
Segundo Leandro Rosadas , especialista em gestão de supermercados, os pequenos mercados locais estão se beneficiando dessa mudança comportamental:
“Os mercados de bairro estão em ascensão, isso porque muitos brasileiros estão priorizando otimizar o tempo, evitando filas longas, deslocamentos maiores até grandes redes ou atacarejos e, principalmente, não querendo gastar muitos minutos olhando as prateleiras.”
Ele explica que esses estabelecimentos são percebidos como mais confortáveis e adaptáveis à rotina agitada do cotidiano, especialmente para quem tem pouco tempo disponível.
Consumidores buscam conveniência e proximidade
Dados da APAS mostram que 57% dos brasileiros fazem compras emergenciais em mercados de bairro , enquanto um estudo da NielsenIQ indica que os brasileiros visitam esse tipo de estabelecimento 74 vezes por ano , contra apenas 16 visitas anuais a grandes redes de supermercado .
Esse movimento está relacionado ao perfil de consumo atual:
- 48% das vendas correspondem a itens de reposição
- 37% das vendas são de itens emergenciais
“O crescimento dos mercados de bairros acontece também porque os donos dessas lojas conhecem melhor o seu público e têm uma afinidade maior com os fregueses. Com isso, conseguem entender o que o cliente costuma comprar, quais produtos têm boa aceitação e quais não fazem parte dos hábitos de consumo”, afirma Rosadas.
Prioridades do novo consumidor
A pesquisa da APAS identificou três grandes tendências entre os consumidores brasileiros:
- Preferência por mercados próximos de casa
- Busca por alimentos saudáveis : 59% dos entrevistados passaram a dar mais atenção a itens com benefícios nutricionais
- Preço acessível sem abrir mão da qualidade : 35% dos consumidores optam por produtos mais baratos, mas mantêm o foco no equilíbrio entre custo-benefício e bem-estar
Essas mudanças indicam que o consumidor deixou de buscar exclusivamente o menor preço e agora prioriza qualidade, saúde e praticidade .
Produtos saudáveis ganham espaço nas gôndolas
Com base nas novas demandas, Leandro Rosadas ressalta a importância de os mercados se adaptarem às expectativas do consumidor moderno:
“É importante o setor se adapte a esse novo foco vindo de uma grande parcela dos consumidores. Essa mudança deve abrir espaço maior para produtos que se encaixem em diversas dietas, como shakes proteicos, alimentos orgânicos, com baixo teor de gordura saturada e uma maior variedade de frutas e verduras.”
Esses produtos devem estar mais presentes nos pontos de venda, ajudando a alavancar as vendas e reforçar a posição dos mercados independentes no varejo alimentar.
Sobre Leandro Rosadas
Leandro Rosadas é economista, escritor e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, padarias e açougues. Formado pela UFRRJ , já atuou como professor universitário e consultor no setor de varejo. Atualmente, é referência nacional no segmento, responsável pela formação em gestão de mais de 11 mil proprietários de supermercados em todo o Brasil. Autor de 11 livros, incluindo “Luuuucro” e “Dobre o lucro do seu supermercado” , compartilha diariamente dicas e análises sobre o setor no Instagram (@leandrorosadas).
Com informações: Associação Paulista de Supermercados (APAS)
-
Mundo4 dias atrás
Potência do BRICS: Índia pode ultrapassar os EUA e se tornar 2ª maior economia até 2038
-
Nerd7 dias atrás
Oeste Noroeste: Filme retorna ao catálogo da ‘Filmicca’
-
Saúde6 dias atrás
Dor nas costas pode ser sinal de crise renal: urologista explica como identificar
-
Brasil3 dias atrás
Fazenda vai usar IA para rastrear movimentações financeiras de fintechs e combater lavagem de dinheiro
-
Distrito Federal20 horas atrás
“Não há democracia sem controle, mas ele precisa ser repensado”, afirma Gilmar Mendes em fórum no TCDF
-
Brasil6 dias atrás
Entidades podem contratar mais de 21,2 mil moradias pelo Minha Casa, Minha Vida – Entidades
-
Cultura7 dias atrás
Morre Flávio Back, dublador em ‘Death Note’ e ‘Edens Zero’
-
Brasil6 dias atrás
Quaest: 55% dos brasileiros são a favor da prisão domiciliar de Bolsonaro