Conecte-se conosco

Distrito Federal

Epidemiologista Rob Wallace inicia giro no Brasil para debater capitalismo e a origem das grandes gripes

Publicado

em

O epidemiologista crítico estadunidense Rob Wallace está no Brasil para o lançamento do livro Grandes fazendas produzem grandes gripes. O autor, que relaciona a industrialização dos sistemas alimentares corporativos e o agronegócio à emergência de pandemias (como COVID-19, Gripe Suína e Gripe Aviária), participa de eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília entre 23 e 28 de novembro

O epidemiologista estadunidense Rob Wallace, conhecido por mobilizar a biologia, a epidemiologia crítica e a geografia em suas pesquisas, iniciará seu giro pelo Brasil neste domingo, 23 de novembro.

A visita ocorre em celebração à publicação de seu livro, “Grandes fazendas produzem grandes gripes”, pela editora Igrá Kniga. O trabalho de Wallace é instigante por posicionar as origens das grandes epidemias, como Ebola, Gripe Suína e Gripe Aviária (que já causa destruição em massa da vida selvagem), na industrialização globalizada dos sistemas alimentares corporativos e nos rastros ambientais destrutivos do agronegócio.

Celebrado por intelectuais como Noam Chomsky e Mike Davis, seu livro produz uma alteração radical na compreensão da relação entre natureza e doenças sob o capitalismo racializado.

Crédito: Divulgação/Editora Igrá Kniga

Agenda no Brasil

Wallace terá uma agenda intensa, com eventos em três capitais:

  • São Paulo: O giro começa com o lançamento do livro na Livraria Megafauna no domingo (23/11). Na segunda-feira (24/11), o epidemiologista participa de dois eventos na Universidade de São Paulo (USP):

    • O Colóquio Internacional “Biotecnodiversidade face à Era das Homogeneizações”, ao lado de Malcom Ferdinand.

    • Uma atividade na Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP) para debater sistemas alimentares e políticas públicas com a influente nutricionista Marion Nestle.

  • Rio de Janeiro: Nos dias 26 e 27 de novembro, Wallace participa do Seminário Internacional (In)Segurança Alimentar sob o Microscópio no Instituto de Nutrição da UERJ (NUT/UERJ).

  • Brasília: A viagem se encerra na quinta-feira, 28 de novembro, com o lançamento do seu livro no Armazém do Campo de Brasília.

As atividades reforçam o debate sobre a necessidade de uma epidemiologia crítica que atribua responsabilidade aos modelos econômicos na emergência de novas doenças com potencial pandêmico.


Com informações: Editora Igrá Kniga, Livraria Megafauna, USP, UERJ, Diplomatique

Anúncio

Distrito Federal

MPDFT promove I Encontro de Rede das Instituições Parceiras do Sistema Prisional

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) e da Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas (Cema), realizou nesta quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, o I Encontro de Rede das Instituições Parceiras do Sistema Prisional do Distrito Federal.


O evento ocorreu na sede do MPDFT, em Brasília, e teve como foco principal o fortalecimento da articulação entre o Poder Público e a sociedade civil para aprimorar as políticas de reintegração social e garantir os direitos fundamentais das pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema.

Objetivos e Estratégias do Encontro

Para as promotoras Raquel Tiveron (Nupri) e Thaise Dezen (Cema), o encontro marca um passo decisivo para transformar garantias legais em práticas concretas. Os principais pontos discutidos foram:

  • Articulação em Rede: Promoção de um diálogo permanente para enfrentar os desafios da execução penal de forma integrada.

  • Padronização de Fluxos: Alinhamento técnico sobre a execução de projetos financiados por medidas alternativas, buscando mais celeridade e transparência.

  • Escuta Qualificada: Espaço para que as entidades parceiras compartilhassem experiências diretas no apoio psicossocial e na reintegração.


Instituições Participantes

O encontro reuniu um mosaico diverso de organizações que atuam na ponta do sistema prisional e no suporte aos egressos:

  • Sociedade Civil: Instituto Recomeçar, Associação AME (Mulheres Esquecidas) e Associação Edificar.

  • Educação: Centro Educacional nº 01 de Brasília (responsável pelo ensino no sistema prisional).

  • Controle Social: Conselho da Comunidade de Execução Penal.

  • Religiosas: Assembleia de Deus de Sobradinho.

Projetos de Reintegração no DF

Durante o evento, o MPDFT reforçou a importância de projetos voltados à humanização e à transformação de vidas, como a recente revitalização de núcleos de ensino e a destinação de recursos (muitas vezes oriundos de multas e acordos como o TAC) para melhorias estruturais e capacitação profissional dentro das unidades, como a Penitenciária Feminina do DF.


Com informações:  MPDFT

Anúncio

Continue lendo

Distrito Federal

Alerta de Golpe: Caesb avisa sobre sites falsos de 2ª via e negociação de débitos

Publicado

em

Por

Criminosos simulam o portal oficial da companhia para desviar pagamentos; saiba como identificar os canais verdadeiros e o que fazer caso seja vítima.


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) emitiu um alerta urgente para todos os moradores do DF e do Entorno sobre a proliferação de sites fraudulentos. Criminosos estão criando portais com a identidade visual idêntica à da companhia para enganar clientes que buscam a segunda via da conta ou a quitação de débitos, direcionando o dinheiro para contas de golpistas.

Para evitar prejuízos, a Caesb reforça que os cidadãos devem ficar atentos aos endereços digitais e conferir os dados do beneficiário antes de confirmar qualquer transação bancária ou PIX.

Canais Oficiais de Atendimento

Para sua segurança, utilize apenas estes caminhos:

Como funciona o golpe

Ao pesquisar por “2ª via Caesb” em buscadores como o Google, sites patrocinados (anúncios) podem aparecer no topo com endereços falsos. Ao clicar, o usuário é levado a uma página que pede o CPF e gera um boleto ou código PIX. O erro só é percebido após o pagamento, quando o débito continua em aberto no sistema real da Caesb.

O que fazer se você caiu no golpe?

  1. Boletim de Ocorrência: Acesse a Delegacia Eletrônica da PCDF (www.pcdf.df.gov.br) e registre o caso imediatamente.

  2. Contate seu Banco: Tente solicitar a contestação do pagamento ou o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do PIX.


Religação e Débitos Protestados

Se o seu fornecimento de água foi cortado por falta de pagamento:

  • Prazo de Religação: Ocorre em até 16 horas úteis após a confirmação do pagamento no sistema.

  • Protesto em Cartório: Contas com mais de 15 dias de atraso podem ser protestadas. Nesses casos, o boleto de quitação já incluirá as taxas cartoriais.

  • Dica Importante: Ao ter o abastecimento restabelecido, mantenha as torneiras fechadas para evitar desperdício e a entrada de ar na tubulação.

Atenção: A Caesb não reconhece qualquer outro número de telefone, link ou pessoa que ofereça descontos ou negociações fora dos canais citados acima.


Com informações: CAESB

Anúncio

Continue lendo

Distrito Federal

DPDF realiza Dia da Mulher nas primeiras terças-feiras de cada mês

Publicado

em

Por

31ª edição ocorre nesta terça (3/2) no SCN com atendimento jurídico, saúde e serviços sociais gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade

A Defensoria Pública do Distrito Federal realizará a 31ª edição do Dia da Mulher nesta terça-feira (3/2), das 8h às 14h, no Nuclão da instituição, localizado no Setor Comercial Norte. A iniciativa passa a ocorrer nas primeiras terças-feiras de cada mão, alteração de calendário que substitui as segundas-feiras anteriores.

A mudança de data visa ampliar o acesso da população aos serviços e fortalecer a articulação da rede de apoio envolvida na ação, segundo comunicado da DPDF divulgado em 30 de janeiro.

Serviços oferecidos

O evento oferece atendimento jurídico especializado, encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, serviços de saúde, suporte psicossocial, emissão de documentos e oficinas de capacitação. Todas as atividades são gratuitas e contam com participação de órgãos do GDF e parceiros privados.

Histórico da iniciativa

Criado em maio de 2023 para ampliar o acesso à Justiça, o Dia da Mulher já realizou 30 edições com mais de 56 mil atendimentos. A ação integra em um único espaço serviços jurídicos, sociais e de saúde voltados à promoção da autonomia feminina.

O defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, afirmou que a alteração do calendário é “uma medida estratégica que amplia o alcance da iniciativa, ao facilitar o acesso das mulheres aos serviços oferecidos”. A subdefensora pública-geral, Bárbara Nunes Nascimento, destacou que a mudança “fortalecerá a articulação entre os diversos serviços jurídicos, sociais e de saúde disponibilizados”.

Localização

O Nuclão da DPDF fica no SCN, Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, Loja 1, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte.

Anúncio


Fontes: Defensoria Pública do Distrito Federal (comunicado divulgado em 30 de janeiro de 2026), Agência Brasília (matéria publicada em 30 de janeiro de 2026).

Continue lendo
Anúncio


Em alta

Verified by MonsterInsights