Observações do Espaço Solar
-
PUNCH: A missão (Polarímetro para Unificar a Corona e a Heliosfera), composta por pequenos satélites focados no Sol, capturou imagens entre 28 de setembro e 10 de outubro que foram compiladas em um GIF, mostrando o cometa (ponto branco) se movendo próximo a Marte (a bolha brilhante).
-
STEREO-A: O instrumento Heliocentric Imager-1 capturou imagens em luz visível do cometa, posteriormente coloridas em tons de rosa.
-
SOHO (ESA/NASA): O satélite solar mais antigo registrou o cometa entre 15 e 26 de outubro, em seu caminho para seu encontro mais próximo com o Sol.
-

Um GIF do cometa 3I/ATLAS, capturado pela missão PUNCH. (Crédito da imagem: NASA/Southwest Research Institute)
Confirmação de Origem Natural
Desde sua descoberta em julho, houve especulações infundadas de que o 3I/ATLAS poderia ser uma “nave alienígena”. No entanto, a NASA fez questão de enfatizar a origem natural do objeto.
O administrador associado da NASA, Amit Kshatriya, afirmou durante uma transmissão que: “Este objeto é um cometa. Parece e comporta-se como um cometa… e todas as evidências apontam para que seja um cometa. Mas este veio de fora do sistema solar, o que o torna fascinante, excitante e cientificamente muito importante.”

Imagens empilhadas do cometa 3I/ATLAS, capturadas pela STEREO-A. (Crédito da imagem: NASA/Observatório Lowell/Qicheng Zhang)
O cometa 3I/ATLAS está lindo em rosa nesta observação, graças às imagens coloridas da espaçonave Solar Terrestrial Relations Observatory (STEREO-A). O instrumento Heliocentric Imager-1 (H1) a bordo do STEREO-A capturou a imagem em luz visível, que foi posteriormente colorida para diferenciá-la de outras imagens da espaçonave, de acordo com NASA.

Cometa 3I/ATLAS, capturado pela missão SOHO da ESA/NASA. (Crédito da imagem: Observatório Lowell/Qicheng Zhang)

Cometa 3I/ATLAS na perspectiva do rover Perseverance. (Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS)
Outra imagem tirada por um orbitador solar, desta vez do Agência Espacial Europeia e o Observatório Solar e Heliosférico da NASA (SOHO). A missão SOHO foi lançada em 1995 e é o satélite solar mais antigo até agora, de acordo com NASA. SOHO tirou esta imagem do cometa 3I/ATLAS entre 15 e 26 de outubro, enquanto o cometa estava brilhando no caminho para seu encontro mais próximo com o sol.






