Quinta, 25 de Junho de 2026
16°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Diretor de escola afastado pela Prefeitura de SP recebe homenagem dos alunos; veja o vídeo

Diretor de escola afastado pela Prefeitura de SP recebe homenagem dos alunos; veja o vídeo

Redação
Por: Redação
26/05/2025 às 15h00 Atualizada em 26/05/2025 às 18h00
Diretor de escola afastado pela Prefeitura de SP recebe homenagem dos alunos; veja o vídeo
Foto: Reprodução

Estudantes empunhavam cartazes de apoio e gritaram o nome do diretor em coro, na despedida

A reação emocionada dos alunos da escola municipal Caio Sergio Pompeu de Toledo, na Zona Leste de São Paulo, ao afastamento do diretor da unidade pela Prefeitura indica que a avaliação da Secretaria de Educação segue parâmetros questionáveis. Os estudantes fizeram nesta sexta-feira (23) uma homenagem ao diretor Carlos Roberto Medeiros Cardoso, gritando seu nome e empunhando cartazes com solidariedade a ele. “Isso não é justo”, “Volta, Carlos”, “Te amo. Não vai embora, fica com a gente” eram alguns dos dizeres. Nas gaelrias do pátio, o diretor foi aplaudido, enquanto os alunos gritavam; “Carlão!”. O homenageado retribuiu: “Eu amo cada um de vocês!”. Ele é um dos 25 diretores de escolas municipais que foram afastados de suas funções sob alegação de baixo desempenho pedagógico da escola, com base nos índices do IDEB. Na despedida aos alunos, o diretor rebateu esse argumento. “Nosso IDEB não é ruim, é 5.2, melhor que muitas escolas. Pode pesquisar”, afirmou.”Eu estou saindo porque estou aqui há muito tempo e a gente é uma escola de resistência. Ao sair daqui, eu saio grande, apesar do meu tamanho, por vocês”. No Instagram da escola, que postou o vídeo da despedida, os comentários dos funcionários e estudantes eram todos elogiosos ao diretor. “Um dos melhores diretos que já vi! Estamos contigo”; “Nessa escola, com esse diretor eu aprendi o que é gestão democrática, humanidade e resistência”; “Parabéns o Carlos é esse que eu tenho orgulho de ter estudado no Caio Sérgio e a minha filha também”; “Nossa escola aprendeu, em sua gestão atual, o verdadeiro sentido da participação, do respeito, da escuta e da transformação através da educação”. Segundo a Secretaria de Educação, a medida foi motivada pelo desempenho dos alunos em avaliações externas. Os profissionais afastados continuarão recebendo seus salários normalmente e deverão fazer curso de “aperfeiçoamento. A sescolas contarão com um reforço na equipe de direção. Em entrevista ao ICL Notícias, o diretor do Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP), Douglas Eduardo Rosa, criticou o uso do índice pela Prefeitura: “Não faz o menor sentido afastar o diretor só porque a escola não teve avanço na média do IDEB. O IDEB não é para fazer ranking, ele foi criado para fortalecer as políticas públicas de educação básica. Dependendo da situação da escola, um décimo ou dois de crescimento já é um avanço significativo”.
Fonte: ICL Notícias
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
25°
Chuvas esparsas
Mín. 16° Máx. 26°
25° Sensação
3.83 km/h Vento
42% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Sexta
25° 15°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 16°
Segunda
25° 15°
Terça
25° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 -0,47%
Euro
R$ 5,88 -0,16%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,842,29 -1,79%
Ibovespa
173,019,17 pts 1.47%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias