Quinta, 25 de Junho de 2026
16°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo lança programa nacional de educação financeira para estudantes da educação básica

Governo lança programa nacional de educação financeira para estudantes da educação básica

Redação
Por: Redação
10/07/2025 às 22h00 Atualizada em 11/07/2025 às 01h00
Governo lança programa nacional de educação financeira para estudantes da educação básica
Foto: Reprodução

Iniciativa “Na Ponta do Lápis” visa fortalecer habilidades financeiras, previdenciárias e fiscais desde o ensino fundamental

Brasília – O Governo Federal lançou nesta quarta-feira (9/7) o programa Na Ponta do Lápis , uma iniciativa voltada à educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária de estudantes da educação básica. A portaria que institui a medida foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana .

O objetivo principal é promover o aprendizado prático de conceitos financeiros essenciais entre crianças e adolescentes, preparando-os para tomar decisões conscientes sobre consumo, poupança, investimentos e planejamento financeiro pessoal. Além disso, a proposta busca prevenir o endividamento precoce e incentivar o uso responsável dos recursos financeiros.
Estrutura e diretrizes do programa
O programa está alinhado aos temas transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , especialmente na macroárea de Economia , e será desenvolvido com base em três pilares principais:
  1. Formação continuada de professores – Capacitação de docentes, gestores escolares e equipes técnicas das secretarias estaduais e municipais de educação.
  2. Apoio às redes de ensino – Desenvolvimento de estratégias pedagógicas adaptáveis às realidades regionais, socioeconômicas e culturais.
  3. Mobilização de boas práticas – Estímulo ao compartilhamento de experiências bem-sucedidas entre municípios e estados participantes.
Adesão voluntária e compromissos dos entes federados
A adesão ao programa é voluntária para estados, Distrito Federal e municípios. Quem optar por integrar a iniciativa deverá:
  • Elaborar um plano de trabalho focado na implantação e consolidação de ações educativas;
  • Mobilizar profissionais da rede de ensino para participar de formações contínuas;
  • Compartilhar informações e dados relevantes com o Ministério da Educação para acompanhamento e apoio técnico-financeiro.
Foco na equidade e diversidade
O programa também reforça o compromisso com a equidade educacional , considerando diferenças regionais, condições socioeconômicas, características étnico-raciais e de gênero. A valorização do papel dos professores é outro ponto central, reconhecendo sua importância na construção de práticas pedagógicas eficazes nessa área.
“Queremos que as crianças aprendam a lidar com dinheiro não apenas como uma ferramenta, mas como uma responsabilidade. Ensinar economia desde cedo é construir cidadãos mais conscientes e autônomos”, afirmou Camilo Santana durante o lançamento.

Com informações: : Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
21°
Tempo nublado
Mín. 16° Máx. 26°
21° Sensação
3.74 km/h Vento
56% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Sexta
25° 15°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 16°
Segunda
25° 15°
Terça
25° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,06%
Euro
R$ 5,91 +0,18%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 324,252,84 -2,96%
Ibovespa
171,394,02 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias