
Brasília – Em entrevista ao Jornal Nacional , na noite da última quarta-feira (10/07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está pronto para retaliar com tarifas equivalentes caso a Organização Mundial do Comércio (OMC) não resolva o impasse criado pela nova taxa de 50% sobre produtos brasileiros , anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump .
“O Brasil quer negociar, mas é importante que se respeite a soberania brasileira. Se não houver acordo, responderemos com tarifas iguais.”
“É inaceitável a intromissão de um presidente estrangeiro no Judiciário do Brasil. Temos uma Justiça que funciona e respeita o devido processo legal.”O presidente também rebateu as justificativas apresentadas por Trump, considerando-as infundadas:
“Trump chegou a publicar uma carta dizendo que é preciso acabar com as ‘caças às bruxas’ aqui. Isso é inadmissível.”
“Se alguém o informou de que há um déficit, mentiu. Isso não é apenas desinformação, é uma tentativa de sabotar uma relação virtuosa de mais de 200 anos entre os dois países.”
“Não vou tomar decisão com 39 graus de febre. O Brasil não quer briga com ninguém, mas quer respeito.”Lula também mencionou a possibilidade de os BRICS avançarem na criação de uma moeda comum para o comércio internacional , como forma de reduzir a dependência do dólar nas transações globais.
“O Brasil nunca se incomodou com a atuação do G7 ou com o que outros países fazem. Queremos uma política independente e comércio justo.”
Com informações: ICL