Quinta, 25 de Junho de 2026
16°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo anuncia R$ 6 bilhões para fortalecer SUS em todo o país

Governo anuncia R$ 6 bilhões para fortalecer SUS em todo o país

Redação
Por: Redação
24/07/2025 às 10h00 Atualizada em 24/07/2025 às 13h00
Governo anuncia R$ 6 bilhões para fortalecer SUS em todo o país
Foto: Reprodução

Novo PAC Saúde contemplará 95% dos municípios brasileiros com construção de UBSs, policlínicas e ampliação da frota do SAMU

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (22) um investimento de R$ 6 bilhões para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros. Os recursos fazem parte da segunda edição do PAC Seleções 2025 e beneficiarão 5.290 municípios , representando 95% do total nacional .
Ampliação da infraestrutura básica
O programa "Agora Tem Especialistas" contemplará:
  • 800 novas unidades básicas de saúde (UBS)
  • 7 mil salas de teleconsulta em UBS
  • 10 mil UBS já existentes equipadas com modernos aparelhos
  • 400 unidades odontológicas móveis
  • 46 novas policlínicas
  • 130 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
  • 1.533 novas ambulâncias do SAMU
Modernização das UBS existentes
De acordo com o ministério, 10 mil UBS já existentes receberão equipamentos como:
  • Câmaras frias exclusivas para vacinas
  • Ultrassom diagnóstico portátil
  • Retinógrafo para detecção precoce de doenças de retina
  • Espirômetro digital para diagnóstico de doenças respiratórias
Além disso, serão estruturadas salas de teleconsulta assistida , permitindo atendimentos com médicos especialistas à distância, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes.
Expansão do atendimento especializado
O programa viabilizará a construção de 46 policlínicas em 45 municípios com vazios assistenciais, beneficiando cerca de 18 milhões de pessoas . Também serão construídos 130 novos CAPS , atendendo 22 milhões de pessoas em 130 municípios, com foco em saúde mental e tratamento de dependência química.
Ampliação da frota do SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) receberá 1.533 novas ambulâncias :
  • 635 para expandir a frota em 408 municípios
  • 898 para renovar a frota em 475 cidades
Até o final de 2026, o governo entregará 4.280 ambulâncias , o dobro do número registrado entre 2019 e 2022. Atualmente, são mais de 4,3 mil ambulâncias em circulação, atendendo 189,8 milhões de brasileiros em 4.207 municípios.
Anúncio de nova lei
Durante o evento em Juazeiro (BA) , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que assegura cirurgia de reconstrução mamária pelo SUS para todas as mulheres que sofreram mutilação, independentemente da causa.
Investimentos anteriores
Com recursos da primeira edição do PAC Seleções (2023-2024) , o governo federal destinou R$ 11,5 bilhões para obras e equipamentos do SUS, contemplando 1.907 municípios de 26 estados e o Distrito Federal. Das 2.152 obras previstas, 74% já estão em andamento .
Com informações: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
17°
Parcialmente nublado
Mín. 16° Máx. 26°
17° Sensação
3.28 km/h Vento
82% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Sexta
25° 15°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 16°
Segunda
25° 15°
Terça
25° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,856,49 +0,55%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias