Quinta, 25 de Junho de 2026
16°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Mais de 20 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet

Mais de 20 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet

Redação
Por: Redação
28/07/2025 às 16h00 Atualizada em 28/07/2025 às 19h00
Mais de 20 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet
Foto: Reprodução

Pesquisa do IBGE aponta que 10,9% da população com 10 anos ou mais não acessam a internet; falta de educação midiática é principal barreira

Mais de 20 milhões de brasileiros (20,5 milhões) não têm acesso à internet, representando 10,9% da população com 10 anos ou mais de idade em 2024. Esse é o principal dado de um suplemento sobre tecnologia da informação e comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Principal barreira: falta de conhecimento
Quase a metade (45,6%) dos que não acessam a internet aponta como motivo principal não saber como fazer, totalizando 9,3 milhões de pessoas. Entre os idosos, essa proporção é ainda maior, atingindo 66,1%. Apesar dessa barreira, a pesquisa revela que os idosos estão usando cada vez mais a internet. O levantamento estima em 168 milhões o número de pessoas com acesso à internet, representando 89,1% da população-alvo.
Evolução dos motivos
Os motivos de ordem econômica – considerar o serviço ou equipamento caro – estão menos comuns. Em 2024, somaram 10,9%, enquanto eram 16,2% em 2022, quando a pergunta começou a ser feita. Os pesquisadores identificaram que, entre as pessoas sem contato com a internet, três em cada quatro (73,4%) eram sem instrução ou tinham apenas ensino fundamental completo. Mais da metade (52,1%) eram idosos.
Jovens e preocupações com privacidade
Para a população mais jovem (10 a 13 anos), a falta de necessidade foi o principal motivo apontado (33,9%). No entanto, a preocupação com privacidade ou segurança tem aumentado: saltou de 15,6% em 2022 para 22,5% em 2024. Entre os 5 milhões de jovens de 10 a 13 anos que não tinham celular, a preocupação com privacidade ou segurança foi o principal motivo (24,1%), ante 17,2% em 2022. O analista da pesquisa, Gustavo Geaquinto Fontes, destaca que essa preocupação pode refletir a dos pais: "Pode refletir também a preocupação dos próprios pais ou responsáveis. Apesar de ser um equipamento importante para comunicação, é uma preocupação de pais".
Telefone celular
A Pnad mostra que 167,5 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade tinham telefone celular, correspondendo a 88,9% da população dessa faixa etária.
Com informações: Revista Fórum
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
17°
Parcialmente nublado
Mín. 16° Máx. 26°
17° Sensação
3.28 km/h Vento
82% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Sexta
25° 15°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 16°
Segunda
25° 15°
Terça
25° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,856,49 +0,55%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias