Quinta, 25 de Junho de 2026
16°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Semana Nacional do Trânsito 2025 destaca papel da tecnologia para segurança viária

Semana Nacional do Trânsito 2025 destaca papel da tecnologia para segurança viária

Redação
Por: Redação
17/09/2025 às 15h00 Atualizada em 17/09/2025 às 18h00
Semana Nacional do Trânsito 2025 destaca papel da tecnologia para segurança viária
Foto: Reprodução
A campanha, que acontece de 18 a 25 de setembro, foca em atitudes responsáveis no trânsito. A Empresa 1, referência em mobilidade urbana, ressalta como a telemetria em veículos de transporte coletivo ajuda a prevenir acidentes e melhora a eficiência das operações
De 18 a 25 de setembro, o Brasil realiza a Semana Nacional do Trânsito 2025, que tem como tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida". A campanha, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), busca incentivar um comportamento mais humano e responsável nas vias. Nesse contexto, a Empresa 1, que atua com soluções para mobilidade urbana, destaca como a gestão inteligente de dados está transformando as operações de transporte coletivo. A telemetria embarcada é uma das tecnologias que contribuem para a segurança viária. O sistema Sigom Telemetria monitora, em tempo real, o comportamento dos motoristas e as condições dos veículos. A ferramenta coleta dados como excesso de velocidade, frenagens bruscas, tempo ocioso do motor e padrões de condução, que são usados para criar painéis estratégicos para as operadoras de transporte. O objetivo é tomar decisões rápidas e promover uma condução mais responsável e segura. De acordo com João Valle, Gerente Comercial da Empresa 1, a telemetria não visa apenas gerar economia de combustível ou reduzir o desgaste de peças, mas principalmente promover um trânsito mais seguro. A ferramenta organiza indicadores de condução em rankings de desempenho, incentivando a adoção de boas práticas e contribuindo para a valorização e formação contínua dos profissionais.

Case de sucesso em Florianópolis

Em Florianópolis (SC), a implantação do sistema de telemetria se tornou um marco na modernização do transporte coletivo. A tecnologia permite que a empresa identifique falhas na operação antes que elas se tornem riscos, ajudando a prevenir até mesmo problemas mecânicos. O sistema também oferece uma visibilidade por linha de operação, o que facilita o controle padronizado e eficaz da frota, especialmente em cidades com redes complexas de transporte. O sistema de telemetria da Empresa 1 faz parte de um ecossistema mais amplo de soluções de mobilidade que incluem bilhetagem digital e inteligência operacional. O foco é uma mobilidade mais eficiente, humana e adaptada às necessidades das cidades. A Empresa 1 atende mais de 150 cidades no Brasil e é reconhecida por suas inovações no setor de transporte público.
Com informações: Empresa 1  
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
16°
Tempo nublado
Mín. 16° Máx. 26°
16° Sensação
2.61 km/h Vento
88% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Sexta
25° 15°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 16°
Segunda
25° 15°
Terça
25° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,764,78 +1,43%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias