Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a campanha promovida pela Senatran busca reforçar atitudes responsáveis e estimular autoridades a revisarem os limites de velocidade como fator crucial na redução de sinistros e mortes
A
Semana Nacional de Trânsito 2025 foi aberta oficialmente na última quarta-feira (17), na sede do Ministério dos Transportes, com a campanha focada na conscientização sobre a velocidade:
“Desacelere, seu bem maior é a vida”. A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (
Contran) e pela Secretaria Nacional de Trânsito (
Senatran), visa reforçar atitudes mais humanas e responsáveis nas vias públicas. O secretário Nacional de Trânsito,
Adrualdo Catão, explicou que o tema da edição serve para provocar a reflexão das autoridades locais sobre a gestão dos limites de velocidade.
"O tema deste ano, sobre desacelerar, está preocupado com uma questão muito importante, que é um grande fator de risco para sinistros e mortes no trânsito, que é o tema da gestão das velocidades. A gente quer apontar para esse problema para que as autoridades, especialmente as autoridades locais, os gestores das vias, avaliem se a gestão da velocidade daquelas vias está adequada para o uso que a gente faz delas,” destacou Catão.
A Semana Nacional de Trânsito se estende até o dia
25 de setembro. Catão ressaltou que a campanha busca gerar resultados a longo prazo, levando a ações mais concretas relacionadas ao tema definido. Como parte da programação, o
Detran do Distrito Federal e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) realizarão ações educativas e interativas no estacionamento da Funarte, em Brasília, na quinta e sexta-feira.
Fonte: Agência Brasil