O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu 75 estudantes do CEF 519 de Samambaia em uma visita educativa que integra o programa “Conhecendo a Justiça no DF”. A iniciativa visa aproximar o Poder Judiciário dos alunos, promovendo a cidadania e conscientizando sobre direitos e deveres.
Nesta sexta-feira (29), o
TJDFT abriu suas portas para a visita de 75 alunos do
Centro de Ensino Fundamental (CEF) 519 de Samambaia. A ação faz parte do programa
“Conhecendo a Justiça no DF”, uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF) que busca fortalecer o vínculo entre a Justiça e a sociedade, oferecendo uma experiência de aprendizado prático e cidadão.
Aprendizado e Simulações
A recepção dos estudantes ocorreu no Salão
Sepúlveda Pertence, onde assistiram a uma mensagem gravada do presidente do TJDFT, desembargador
Waldir Leôncio Júnior. O presidente deu as boas-vindas, classificando o Tribunal como a "Casa da Justiça, que também é a casa de cada um de vocês", e expressou o desejo de que a visita inspire futuros juízes, advogados ou promotores. Durante a visita, os alunos puderam ver de perto o funcionamento do Judiciário:
- Tribunal do Júri: Os estudantes participaram de uma simulação de audiência de conciliação, orientada pela juíza Lorena Ocampos, do 2º Juizado de Violência Doméstica contra a mulher de Brasília.
- AuroraLab: No laboratório de inovação do Tribunal, tiveram um bate-papo e desenvolveram jogos para combater o cyberbullying.
- Memorial: Visitaram o Memorial do TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, conhecendo a trajetória da magistrada homenageada.
Os estudantes demonstraram grande interesse, com a aluna Gabriela descrevendo a visita como "bem legal" e o aluno Gustavo ressaltando que foi "muito bom e importante pensar melhor sobre as coisas".
Estrutura do Programa
Lançado em abril, o programa
“Conhecendo a Justiça no DF” é estruturado em duas fases:
- Visita ao Tribunal: Os alunos visitam as instalações e participam de atividades práticas.
- Visita à Escola: Magistrados e magistradas vão às escolas para dar continuidade ao aprendizado adquirido no Tribunal.
A iniciativa, coordenada pela Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (
EjuDFT), visa fortalecer a educação e a conscientização sobre o papel do Judiciário na vida dos cidadãos.
Com Informações De: TJDFT