O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a equipe econômica, a pedido do presidente Lula, está realizando um estudo abrangente para avaliar a viabilidade e as formas de financiamento da implementação da tarifa zero no transporte público no Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira (7) que o governo federal está analisando a possibilidade de implementar a
tarifa zero no
transporte público em todo o país. A análise, solicitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolve um estudo aprofundado do setor. Em entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro" (EBC), Haddad reconheceu que a gratuidade é um "tema já antigo no Brasil" e uma questão importante para o trabalhador.
"Nesse momento, estamos fazendo uma radiografia do setor, a pedido do presidente. Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda, para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor," afirmou o ministro.
Pontos Chave da Análise
O estudo abrangente visa levantar dados essenciais sobre o financiamento e a operação do
transporte público no Brasil, que já adota o modelo integralmente em 136 municípios (a maioria de pequeno e médio porte). Entre os diversos pontos a serem analisados pela equipe econômica estão:
- O custo total do setor.
- O volume de subsídios públicos já aportados no sistema.
- O montante de recursos que as empresas contribuem através do vale-transporte.
- A parcela do custo que recai sobre o bolso do trabalhador.
- Os "gargalos tecnológicos e as possibilidades tecnológicas" para otimizar o financiamento.
Pressão de Movimentos Sociais
A discussão do governo ocorre em paralelo à intensa mobilização de
movimentos sociais em Brasília. A
Caravana pela Tarifa Zero, articulada pelo Movimento Passe Livre (MPL), promoveu uma agenda de cinco dias (6 a 10 de outubro) com aulas, audiências públicas e reuniões para pressionar o Congresso e o Poder Executivo pela implantação da gratuidade no
transporte público.
Com informações:Agência Brasil